JPS

O que é ?

O programa Jovens Profissionais de Saneamento - JPS da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) tem como missão "ser um programa de desenvolvimento contínuo para jovens profissionais do setor saneamento ambiental, buscando satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor" e como visão "tornar-se um programa de referência e apoio à carreira dos jovens profissionais do setor saneamento ambiental". São objetivos estratégicos do JPS:

I - Promover o relacionamento contínuo entre os jovens profissionais e os seniores.

II - Apoiar o desenvolvimento da carreira dos jovens profissionais.

Quem participa e como participar

O programa é aberto aos jovens estudantes e profissionais até 35 anos. Se você tem interesse em participar e quer saber mais informações, pode entrar em contato com as coordenadoras da seção Rio Grande do Sul:  Roberta Arlêu Teixeira pelo e-mail: jpsabesrs@gmail.com.

Ou faça sua inscrição prévia pelo link abaixo que entramos em contato contigo!  https://forms.gle/CBJCPMb1Rs3GQEfu8

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS Jovens Profissionais do Saneamento

Dentro do programa são desenvolvidas diversas atividades como:

- Programa de mentoria junto com membros da ABES-RS;

- Discussões técnicas sobre temas nas áreas de saneamento e meio ambiente por meio de palestras e reuniões;

- Realização de visitas técnicas em empresas;

- Participação em congressos e organização de eventos;

- Realização de cursos;

- Organização da revista Afluente, dentre outras.

Programa Construindo Profissionais do Futuro

Desde 2010 a Seção Rio Grande do Sul organiza o curso de imersão com 40 horas de duração. Concentradas em uma semana estrategicamente, durante as férias universitárias (normalmente na última semana do mês de julho). O evento é realizado nas férias, para propiciar a oportunidade do aluno poder participar sem comprometer suas atividades escolares, além de permitir que estudantes de outras cidades também participem. O público-alvo é composto de estudantes universitários e de cursos técnicos dos últimos semestres. Já participaram da atividade estudantes de Direito, Contabilidade e outros cursos não diretamente relacionados com a temática ambiental, demonstrando a interdisciplinaridade do programa. Cada edição tem turma única, com uma média de 30 participantes. Já as visitas técnicas, são divididas em grupos, conforme a necessidade. O programa é planejado da seguinte forma, durante a semana: palestras, intervalo para o almoço, visitas técnicas, mesa-redonda e happy hour de confraternização.

A edição de 2021 será realizada de forma online. A programação do evento será divulgada em breve.

- Publicação da Revista Afluente: a revista do JPS

O JPS-RS é responsável pela publicação da revista Afluente, que tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos por profissionais da área de saneamento e meio ambiente no Rio Grande do Sul. A revista vem sendo publicada desde 2017 e é veiculada nos sites da ABES e do JPS (nacional e RS), além de ser divulgada por e-mail para os sócios.

A submissão de artigos para a 10ª edição da revista está aberta! Para mais informações acesse este link: Edital de chamamento Revista Afluente 10ª edição 2021.pdf - Google Drive

ONDE NOS ENCONTRAR?

Instagram: @jpsabesrs

e-mail: jpsabesrs@gmail.com

SITE JPS NACIONAL

http://abes-dn.org.br/?page_id=5410

Vem ser JPS-RS!

 

EQUIPE JPS-RS

Coordenadora:

 Roberta Arlêu Teixeira

Engenheira Sanitarista e Ambiental (IFES-2016). Mestra em Tecnologias Sustentáveis (IFES-2019). Mestra em Engenharia Civil (UFES-2019). Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS-2023). Fez pós-doutorado no Departamento de Engenharia Civil da UFRGS (2023). Possui experiência nas áreas de valorização de resíduos sólidos e tratamento de água e efluentes, atuando em projetos com universidades, instituições públicas e privadas. Membra fundadora do NESA – Núcleo de Estudos em Saneamento Ambiental do IPH/UFRGS. Coordenadora  do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como Engenheira Ambiental, responsável pela gestão de resíduos sólidos em uma indústria da área de papel e celulose.

 

 

Coordenadora Adjunta:

 Anelise Nardi Hüffner

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (2010) e Mestra em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2013) pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS). Esteve como professora de graduação no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da ULBRA (2013 a 2019) e Uniritter (2020 a 2022), onde ministrou disciplinas nas áreas de resíduos sólidos urbanos e drenagem urbana integradas a tópicos do saneamento ambiental. Desde 2015 atua como assessora do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, lotada no Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (CAOUrb). Está como Engenheira Ambiental responsável pela análise técnica dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) no âmbito do programa ReSsanear - Resíduos Sólidos e Saneamento e integra vários grupos de trabalho interinstitucionais, atuando em diferentes temáticas, tais como: soluções individuais de esgotamento sanitário; ocupação em áreas de risco; solução mista de esgotamento sanitário; esgotamento sanitário do Litoral Norte do RS e abastecimento de água em área rural.

Mentora JPS-RS

- Renata Farias Oliveira

Engenheira Química formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2009, Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013 e doutoranda pela mesma universidade. Sócia da R&B Soluções Ambientais Ltda. desde 2011 onde atua como responsável técnica em indústrias químicas, alimentos e áreas ambientais, projetos ambientais para tratamento de água e efluentes, licenciamento ambiental, entre outros. Professora adjunta dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Biomedicina e Pós-Graduação em Gerenciamento Ambiental na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Membro da coordenação colegiada do Centro de Pesquisa em Produto e Desenvolvimento (CEPPED). Pesquisadora atuante na área de desenvolvimento de biossorventes como alternativa ao tratamento de efluentes e projetos de monitoramento de águas superficiais. Coordenadora do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no Rio Grande do Sul.  

 

Revista Afluente edições anteriores:

1ª edição -  https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/754834553.pdf

2ª edição -  https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/1929299584.pdf

3ª edição -  https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/2142386213.pdf

4ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/2117482820.pdf

5ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/1029579997.pdf

6ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/1759282928.pdf

7ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/867378959.pdf

8ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/1342811853.pdf

9ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/1139914145.pdf

10ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/323916058.pdf

11ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/763459647.pdf

12ª edição - https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/123434239.pdf

 

Relatório de Atividades:

2022- https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/815738205.pdf

 

Materiais desenvolvidos pelo JPS RS

Cartilha: Ligação domiciliar de esgoto: Conhecer para se ligar!

Uma cartilha elaborada pelo JPS ABES-RS para promoção de conceitos relacionados ao Saneamento Básico.

https://abes-rs.org.br/abeseduca/Cartilha-ABES-Ligacao-de-Esgoto.pdf

 

Cartilha: "Lixo" doméstico somos nós que geramos!

Uma cartilha elaborada pelo JPS ABES-RS para promoção de conceitos relacionados ao Saneamento Básico.

https://abes-rs.org.br/abeseduca/Cartilha-ABES-Residuos-Solidos.pdf

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30