Fique por dentro

08/09/2023
Nota de Solidariedades ABES-RS

A ABES-RS expressa sua mais profunda solidariedade aos gaúchos que foram severamente afetados pela tragédia decorrente das intensas chuvas desencadeadas por um ciclone extratropical. Este evento devastador já atingiu 70 municípios e afetou quase 2,8 milhões de pessoas em nosso Estado.

Neste momento de grande pesar e tristeza, estamos unidos em solidariedade à nossa comunidade gaúcha, que enfrenta esta grave situação climática com bravura.

 

04/08/2023
Diretoria da ABES-RS para o biênio 2023-2025 é empossada

Entidade atua na construção e defesa de políticas públicas vinculadas à

 engenharia sanitária e ambiental

Na última terça-feira, 1º de agosto, foi empossada a diretoria da seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), para o biênio 2023-2025. O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS), em Porto Alegre e teve a palestra “Gestão ESG no Saneamento Ambiental”, do diretor e consultor da ROCA Gestão Aplicada, Rodolfo Marcelo Candeia.

19/04/2023
Convocação Assembléia Ordinária Estadual Abes-RS

Prezados Sócios, 

A Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/RS, CONVOCA os associados RS para participar da ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA ESTADUAL, de acordo com o Estatuto em vigor.

Dia 26 de abril de 2023 às 12h primeira chamada e às 12h e 30min. segunda e última chamada, no restaurante Via Imperatore (Rua Republica, 515 - ) por adesão.

Com a seguinte pauta:

1º) – Prestação de contas ano de 2022;
2º) – Discutir orçamento para 2023;
3º) – Apresentação da chapa biênio 2023/2025;
4º) – Informes sobre o 32º Congresso;
5º) – Assuntos gerais.


Diretoria Executiva ABES-RS

12/04/2023
17ª Reunião da CT Gestão de Perdas e Eficiência Energética

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) realiza a 17ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-RS, no dia 25 de abril (terça-feira), das 9h às 12h, no auditório da Estação de Tratamento de Esgotos Navegantes, do DMAE, localizado à Av. A. J. Renner, nº 495, Bairro Navegantes, em Porto Alegre.

23/11/2022
Contribuição Abes-RS a consulta pública do PLANESAN

 A ABES-RS integrante do CONESAN ( Conselho Estadual de Saneamento do RS) esteve também participando da audiência pública do PLANESAN ( Plano Estadual do Saneamento do RS) e para as manifestações e contribuições foi encaminhado documento para o referido processo de construção do plano.

Acesse o saiba mais, é conheça as manifestações e contribuiçõs.

26/10/2022
PNQS 2022: saiu a lista das empresas reconhecidas nas categorias AMEGSA e SQFSA

Por  Suely Melo

Na última sexta-feira, 21 de outubro, a Comissão do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES divulgou a lista das empresas reconhecidas nas Categorias AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental) e SQFSA do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2022, que celebra 25 anos.
O anúncio foi feito pela coordenadoras do CNQA, Samanta Tavares de Souza, e Josivan Cardoso, diretor executivo da ABES, durante transmissão online pelo canal da ABES no YouTube. Também participaram do evento de anúncio o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, Ana Malateaux, coordenadora adjunta do CNQA. 
O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento visa estimular a implementação de modelos gerenciais compatíveis com as tendências mundiais, reconhecer experiências bem sucedidas e promover o intercâmbio das melhores práticas, contribuindo com o desenvolvimento do saneamento ambiental.
Confira a lista das reconhecidas:

15/09/2022
Câmara de Resíduos e JPS se reúnem

Os integrantes da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos e do núcleo de Jovens Profissionais do Saneamento da ABES/RS estiveram reunidos para discutir a realidade do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu de forma virtual no dia 14/09/22 e foi motivado pelo interesse em responder levantamento nacional da ABES sobre a realidade dos lixões no Brasil.

15/09/2022
Utilização de membranas para tratamento de águas é tema de intercâmbio dos BRICS

Ocorreu em 14/09/22, o Encontro Temático “Processos de separação por membranas: de resíduos a recursos: a experiência dos BRICS”, com o patrocínio do DMAE e a parceria institucional da CORSAN. O evento foi mais uma edição da parceria da ABES/RS com a rede do projeto BRICS4Water, integrada por universidades e centros de pesquisa do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

02/09/2022
Darci Campani recebe o Prêmio DIRSA/AIDIS

No último dia 31 de agosto, o Eng. Agrônomo Darci Campani recebeu o Prêmio DIRSA/AIDIS. O Prêmio é uma homenagem aos sócios da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) que se destacam na área de resíduos sólidos.

02/09/2022
Brasil ganha Prêmio de Excelência em Estocolmo

As alunas Laura Drebes e Camily Pereira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, receberam o Prêmio de Excelência da etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, correspondendo ao segundo lugar na competição. A cerimônia de premiação aconteceu na terça feira, 30 de agosto em Estocolmo/Suécia, com a presença da Princesa Herdeira Vitória, Patrona do Prêmio.

12/08/2022
AIDIS convida todos a plantar uma árvore e semear oxigênio

No Dia Interamericano da Qualidade do Ar a Divisão de Ambientes Saudáveis da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS (da qual a ABES é o capítulo brasileiro) convida todos a aderir à campanha “Semeie Oxigênio. Semeie uma árvore”.

12/08/2022
ABES assina Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito

Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!

Em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos cursos jurídicos no país, o professor Goffredo da Silva Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Francisco, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos. Conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

11/08/2022
NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE GAUCHA QUANTO ÀS CITAÇÕES SOBRE A FEPAM NO DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Considerando as citações à FEPAM durante Debate entre os candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na emissora Band/RS, ocorrido no dia 07/08/2022, e em face ao desconhecimento demonstrado em relação ao meio ambiente e ao processo de licenciamento ambiental, a ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA FEPAM (ASFEPAM) vem esclarecer à população gaúcha o trabalho de sua Fundação e algumas questões abordadas no debate:

20/06/2022
Nota de Pesar

A ABES lamenta a perda do sócio e amigo Eng. Percy Antônio Soares. Percy foi Diretor da ABES/RS e Conselheiro Nacional da ABES. Sua trajetória profissional foi dedicada inteiramente ao saneamento básico, com ênfase em água e esgoto.

07/06/2022
Estudantes gaúchas são as vencedoras do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

A noite de 6 de junho de 2022, foi de grande emoção para o Rio Grande do Sul, as estudantes Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, foram as grandes vencedoras deste ano do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.
Foram premiadas com o projeto “SustainPads: absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”

06/06/2022
Abes-RS no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo - Etapa Brasil.

A Abes-RS, está presente no Prêmio Stockholm Junior Water Prize (SJWP) - Prêmio Jovem da Água de Estocolmo - Etapa Brasil.
A nossa Diretora Renata Oliveira está na mentoria do evento  e a Diretora JPS-RS  Kely Boscato na organização. 
Cerimônia de premiação do Stockholm Junior Water Prize (SJWP) - Prêmio Jovem da Água de Estocolmo - Etapa Brasil e programação cultural - 6 de junho, das 9h às 21h.

25/05/2022
ABES/RS na Brazil Water Week

A ABES realiza a terceira edição da Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água Brasil - de 23 a 27 de maio de 2022. Diversos sócios da seção Rio Grande do Sul integram a comissão organizadora e participam de painéis. A BWW acontece de forma online e além da programação oficial conta com sessões especiais pré-evento e oficinas de educação ambiental abertas ao público em geral.

19/05/2022
Planejamento Estratégico ABES/RS

A Diretoria da ABES RS vem construindo o planejamento estratégico da seção.

O trabalho está sendo conduzido pelo sócio Rafael Pazinato e conta com a participação dos Diretores e de Coordenadores de Câmaras Técnicas. O grupo, que vem se reunindo virtualmente, partiu das definições da Diretoria Nacional para estabelecer Visão, Missão e Valores da Seção Rio Grande do Sul.

28/04/2022
REGULAÇÃO DE RESÍDUOS

Aconteceu dia 05/04/22 o webnar “A regulação de resíduos sólidos e a Norma de Referência da ANA”. O evento marcou o início das atividades de 2022 da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES/RS e foi moderado por sua coordenadora Jussara Pires. Participaram como palestrantes o Diretor Geral da AGESAN/RS, Demétrius Gonzales, da Analista de Fiscalização e Regulação da Agência Reguladora ARES/PCJ, Débora Francato e da Especialista em Fiscalização e Regulação de Serviços Públicos da ARSESP/SP, Daniele Lodi.

28/04/2022
SIQA

Está em franca organização a 12ª edição do Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. O evento, que é uma parceria da ABES/RS com a PUC/RS, conta com a participação em sua Comissão Organizadora, de representantes da Diretoria da ABES/RS, das Escolas de Engenharia e de Negócios da PUC/RS e da escola de Engenharia/Departamento de Materiais - LACOR- Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais -  UFRGS.  

 

28/04/2022
Semana da Água

ABES/RS e parceiros iniciaram em fevereiro as reuniões da Comissão Temática para a organização da 29ª Semana Interamericana e 22ª Semana Estadual da Água. Já foram realizados três encontros virtuais e definidos o período de realização das atividades e o tema norteador da Semana. Em função do período eleitoral, o evento ocorrerá de 07 a 15 de outubro de 2022. O tema “Água em movimento: a vida em ciclos” deverá nortear as discussões e o planejamento de atividades. Pretende-se que os parceiros destaquem a água como elemento fundamental dos mais diferentes sistemas que influencia e é influenciada por todas as atividades humanas.

08/12/2021
ABES-RS participou da Audiência publica na Assembleia Legislativa

A ABES-RS participou da Audiência publica na Assembleia Legislativa sobre a Aplicat do Marco Regulatorio do Saneamento, Regionalização e Aditivos dos municy com a CORSAN, com a participação e manifestação da presidente Ana Elizabeth Carara. 

30/11/2021
NOTA DE PESAR

A ABES lamenta profundamente o falecimento de seu sócio e ex-Conselheiro Prof. Luiz Olinto Monteggia. Engenheiro Mecânico de formação, era Mestre em Recursos Hídricos e Doutor em Engenharia do Meio Ambiente.

19/11/2021
JPS-RS e a ABES-RS promoveram o webinar:

No dia 18 de novembro o JPS-RS e a ABES-RS promoveram o webinar: "Políticas Públicas de Saneamento: qual o papel de cada um?". O webinar foi ministrado pela professora e participante do JPS-RS Anelise Huffner e pelo coordenador do JPS-Bahia Henrique Junqueira.  As coordenadoras do JPS-RS, Kely Boscato e Roberta Arlêu Teixeira atuaram como moderadoras.

17/11/2021
A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES/RS

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES/RS se reuniu em 17/11/21, retomando suas atividades. Foram apresentados os projetos em desenvolvimento pela Direção Nacional, a exemplo da Campanha "Brasil te quero livre de lixões" e discutidas as preocupações dos sócios  em relação à situação do gerenciamento de resíduos sólidos no Estado.

16/11/2021
Agesan-RS recebe menção honrosa por projeto de redução de perdas

O projeto "Implementação do Programa de Redução de Perdas nos Municípios Consorciados à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS)" foi selecionado para receber menção honrosa no "Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação". A iniciativa da agência usa como base o nível econômico de perdas de água das cidades.

03/11/2021
Carta de Curitiba

Ao realizarmos o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental em Curitiba, infelizmente ultrapassamos os seiscentos mil óbitos decorrentes da Covid 19, estando o Brasil como o segundo país do mundo com mais mortes causadas pela pandemia. O progressivo avanço da vacinação coloca perspectivas de uma certa normalização do cotidiano. Permanecem, no entanto, os nefastos efeitos da pandemia sobre a saúde, o emprego e a renda da população brasileira, sobretudo da parcela mais pobre e mais vulnerável, trazendo ameaças à sobrevivência de milhares de famílias. 

29/09/2021
ABES e parceiros fazem propostas para regionalização do saneamento no RGS

Na qualidade de representante do Fórum Gaúcho de Comitês, a ABES integra o GT da Assembleia Legislativa que discute os PLs 210/2021 e 234/2021 que propõem a regionalização do saneamento no Estado para atender exigências do novo marco regulatório. A ABES/RS promoveu debate sobre o tema entre seus associados e discutiu com entidades parceiras. Fruto deste processo, se delineou uma série de propostas de melhorias.

08/09/2021
Curso Introdutório de “Produção mais Limpa (P+L) para uma Economia Circular”

Faça sua inscrição no IX Seminário sobre Tecnologias Limpas, e participe do Curso Pre Seminário.

16/07/2021
Diretoria Biênio 2021/2022

Tomou posse em 16 de julho de 2021, a nova Diretoria e Consellheiros para o Biênio 2021/2023 de forma on line.

09/06/2021
Eleições biênio 2021/2023

Nominata da chapa para eleição dos dias 16, 17 e 18 de junho de 2021.

09/06/2021
Eleições 2021

Associado ABES, nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2021, acontecerá as Eleições das Seções Estaduais da ABES. A votação ocorrerá exclusivamente online através de computador conectado à internet com browser atualizado.
O acesso está disponível a partir das 00:00 horas do dia 15/6/2021, no site da Abes - abes-rs.org.br

28/04/2021
CARTA ABERTA MURO DA MAUÁ: OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO COM A CIDADE Reunidas

Reunidas no Workshop Muro da Mauá: Os Desafios da Integração com a Cidade (*), realizado de
maneira virtual na data de 14 de abril de 2021, as Entidades a seguir elencadas vêm se manifestar e
conclamar às autoridades o que segue.

15/04/2021
Posicionamento ABES: Marco Legal do Saneamento

Posicionamento ABES: Marco Legal do Saneamento – o critério para as mudanças deve ser o atendimento à população

15/04/2021
MANIFESTO SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA CORSAN

Diretoria da Abes-RS, manifesta suas preocupações com a proposta de privatização da Corsan.

29/03/2021
Entidades de representação profissional e de planejamento urbano e regional afirmam a importância do CENSO 2021 e questionam o Governo sobre orçamento

É inaceitável a descontinuidade de investimentos em políticas públicas que garantam a justa utilização da riqueza produzida no Brasil e a redução de desigualdades.
 

29/03/2021
Como fazer doações e ajudar quem mais precisa na pandemia de coronavírus

Doação de sangue, alimentos, materiais de higiene e outros podem ajudar na pandemia

JOSSOEL SOARES/DIVULGAÇÃO/JC

 

03/03/2021
Manifestação Abes-RS

19/01/2021
Nota de pesar: Profº. Eurico Trindade de Andrade Neves, sócio-fundador da ABES

19/01/2021 Suely Melo

A ABES lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, do professor Eurico Trindade de Andrade Neves, sócio fundador da entidade (associados desde 15 de dezembro de 1966).

26/11/2020
Premiação PNQS.

 

A Comissão do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES divulgou nesta quarta, 25 de novembro, as empresas reconhecidas nas Categorias AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental) e SQFSA do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2020.

 

 

28/10/2020
Parceria Abes-RS x Sindienergia-RS

No dia 23 de outubro reuniram-se, a Abes-RS representada pelo Ricardo Roüver Machado e Maria Lucia Coelho e Silva e o Sindienergia (Sindicato das Indústrias de Energia Renováveis do Rio Grande do Sul) representado pela Diretora Daniela Cardeal e o Coordenador  Alexandre Bugin, a fim de, firmar convênio de ações de convergências sobre energias renováveis no saneamento.

 

21/09/2020
Parceria Abes-RS x FSPSP

No dia 8 de setembro de 2020, a Diretoria da Abes seção RS, reuniu-se com  Carlos Alexandre Nascimento, Cooordenador Geral do MBA PPP e Concessões e Diretor de Programas da LSE Custom Programmes e o  Rafael CastilhoCoordenador Administrativo do MBA Saneamento Ambiental e do MBA PPP e Concessões, para tratar de parceria Abes-RS x SFPS. Estão sendo tratados descontos aos sócios na realização dos  cursos MBA Saneamento Ambiental e MBA PPP e Concessões.

09/09/2020
4º Seminário Estadual Água e Saúde

Evento realizado pela Abes-Rs em parceria com Emater - RS e CEVS/RS, parceiro institucional CORSAN.

25/08/2020
Novos desafios no saneamento
Novos desafios no saneamento
24/08/2020
Comunicado da ABES sobre a consulta pública do marco do saneamento

 Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES enviou ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti carta sobre contribuições à consulta pública referente ao novo marco do setor de saneamento.

Acesse aqui o documento ou leia, na íntegra

https://www.abes-rs.org.br/site/upload/ckeditor/1302471415.pdf

19/08/2020
Iniciativa inédita faz parte do Programa Lixão Zero e eleva a reciclagem de latinhas a novo patamar

Ministério do Meio Ambiente abre consulta pública sobre Termo de Compromisso para o aperfeiçoamento do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas. A Consulta Pública ficará aberta do dia 19/08/2020 ao dia 18/09/2020.

18/08/2020
Participa + Brasil - Coleta de contribuições para a regulamentação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico - Art. 10-B

Ministério do Desenvolvimento Regional - SNIS
    
Consulta pública colherá contribuições para regulamentação do Marco do Saneamento

Sugestões podem ser enviadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional até 21 de agosto, por meio do portal Participa + Brasil.
 

17/08/2020
9º Diálogos do Saneamento discutiu os blocos regionais

A formação de blocos regionais prevista no novo marco regulatório do saneamento foi o tema do 9º Diálogos do Saneamento. O evento, realizado pela ABES/RS com a parceria institucional da CORSAN.

03/08/2020
Novo marco do saneamento: entidades promovem mobilização online pela derrubada dos vetos. Inscreva-se para assistir

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae ...

03/08/2020
Semana da Água RS 2020: Cuide da Água. Compartilhe Saúde

Com o foco na importância da água como elemento fundamental para o enfrentamento à atual crise sanitária global, a Semana da Água 2020 priorizará este ano eventos à distância e atividades que não provoquem aglomerações.

22/05/2020
Organização da Semana da Água RS 2020 Acelera Trabalhos

Já são cerca de dois meses de muito trabalho, troca de experiências e esforço colaborativo no processo de organização e planejamento da 27ª Semana Interamericana da Água e 20ª Semana Estadual da Água. E os avanços já são bem evidentes.

12/11/2019
Alunos de escolas da RMPA aprendem sobre educação ambiental na fazenda Quinta da Estância no encerramento da Semana da Água do RS-2019

Nesta segunda-feira, mais de 450 crianças de 13 escolas públicas da RMPA se divertiram intensamente vivenciando experiências fora da rotina diária da sala de aula, ...

11/11/2019
Semana da Água do RS encerra a Campanha de 2019 com a visitação de mais de 450 crianças à Quinta da Estância

Nesta segunda, dia 11, mais de 450 crianças de 13 escolas públicas da RMPA terão a oportunidade de participar de atividades de Educação Ambiental em visita à Quinta da Estância ... 

21/10/2019
Semana da Água do RS encerra com a participação de mais de 1,4 mil crianças

Os 3 melhores Projetos das escolas de Farroupilha, participantes da COM-VIDA, recebem Prêmio ofertado pela TRAMONTINA. Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS – ABES RS, com o apoio da Corsan e a Prefeitura de Farroupilha ...

16/10/2019
6º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética acontece em Belo Horizonte nesta terça e quarta-feira

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES está promovendo, em Belo Horizonte/MG, hoje, 15 de outubro, e amanhã, o 6º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética.
Foto: DINO / DINO
saiba mais

Saneamento: eficiência é a principal premissa para revisão do marco legal, e não a questão do serviço ser público...

11/10/2019
FARROUPILHA SERÁ PALCO PARA O EVENTO DE ENCERRAMENTO DA SEMANA INTERAMERICANA E ESTADUAL DA ÁGUA

FARROUPILHA SERÁ PALCO PARA O EVENTO DE ENCERRAMENTO DA SEMANA INTERAMERICANA E ESTADUAL DA ÁGUA
O evento, que contará com a participação de 1.400 alunos das escolas de Farroupilha, ocorre no dia 11 de outubro, no Centro Municipal de Eventos Mario Bianchi.
Numa realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção RS (Abes-RS), com o apoio da Companhia...

09/10/2019
Nota Pública da ABES/RS sobre o Código Ambiental Estadual

Nota Pública da ABES/RS sobre o Código Ambiental Estadual


A ABES/RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul) reconhece a necessidade de ajustes do Código Ambiental Estadual para adequá-lo a mudanças na legislação nacional e à evolução do pensamento técnico.
O PL 431/2019, no entanto, faz muitas e significativas...

08/10/2019
Nota Conjunta de apoio à construção do novo Marco Regulatório do Saneamento

Nota Conjunta de apoio à construção do novo Marco Regulatório do Saneamento
07/10/2019 Suely Melo


As principais entidades nacionais de municípios e do setor de saneamento do Brasil manifestam publicamente apoio à construção do novo marco regulatório do saneamento.

O debate e a construção de um texto de consenso no setor de saneamento são fundamentais...

02/10/2019
ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA

ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA
O evento, que conta com ação educativa nas escolas, ocorre em dois dias, 4 e 5 de outubro, no Parque Assis Brasil e na Rua Coberta.
Com patrocínio da Corsan e realização Abes-RS, Esteio recebe dias 4 e 5 de outubro uma edição especial do Festival Boas Ideias. O evento terá abertura oficial e espetáculos...

30/09/2019
ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA

ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA
O evento, que conta com ação educativa nas escolas, ocorre em dois dias, 4 e 5 de outubro, no Parque Assis Brasil e na Rua Coberta.
Com patrocínio da Corsan e realização Abes-RS, Esteio recebe dias 4 e 5 de outubro uma edição especial do Festival Boas Ideias. O evento terá abertura oficial e espetáculos...

05/09/2019
ABES-RS reúne-se com Secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre

Nesta quarta, 4 de setembro, a Presidente da ABES Rio Grande do Sul (ABES-RS), Jussara Kalil Pires, acompanhada de Darci Campani, membro do Conselho Consultivo da entidade, recebeu na sede da entidade, em Porto Alegre, o Secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, e a Diretora Geral de Planejamento Urbano Sustentável, Patrícia Tschoepke. Na pauta, a revisão do Plano...

05/09/2019
ABES-RS promove em Porto Alegre 10ª edição do projeto Harmonia Consciente

A ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) realiza este ano, durante o mês de setembro, a 10ª edição do Projeto Harmonia Consciente, que ao longo deste tempo coletou 94 toneladas de resíduos. Com o patrocínio da BRASKEM desde as primeiras edições, a iniciativa marca o Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania -DIADESOL e valoriza as ações de responsabilidade na gestão de resíduos sólidos...

16/08/2019
ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética Realiza 16ª Reunião

ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética Realiza 16ª Reunião

Com a presença de 74 profissionais, realizou-se na Câmara de Vereadores de São Leopoldo importante reunião da CT Gestão de perdas e Eficiência Energética da ABES-RS.
Nesta reunião tratou-se de dois assuntos muito atuais e de grande interesse às empresas e técnicos que atuam...

12/08/2019
CAMPANHA DA SEMANA DA AGUA 2019 FOI LANÇADA NESTA QUINTA EM FARROUPILHA

CAMPANHA DA SEMANA DA AGUA 2019 FOI LANÇADA NESTA QUINTA EM FARROUPILHA

Nesta quinta-feira Farroupilha foi palco do lançamento da Campanha da Semana da Água do RS de 2019, dentro I FORUM ESTADUAL DE GESTÃO AMBIENTAL, com o tema “Água Segura = Vida Saudável: Para onde vai o seu esgoto?”. A XXVI Semana Interamericana da Água e XIX Semana Estadual da Água acontecerá de 04 a...

03/06/2019
Eleições 2019

Associado ABES, nesta segunda e terça-feira, 3 e 4 de junho, acontecem as Eleições das Seç?es Estaduais da ABES. A votação ocorrerá exclusivamente online através de computador conectado à internet com browser atualizado.
O acesso está disponível a partir das 8h horas da manhã desta segunda-feira, no site da Abes http://abes-dn.org.br/?p=26116 mais

22/05/2019
ABES-RS Lança a primeira Câmara Temática de Indicadores Estadual

ABES-RS Lança a primeira Câmara Temática de Indicadores Estadual

No dia 30 de maio de 2019, juntamente com a Reunião Almoço que contará com
a presença do Engº Marcelo Spilki, Diretor-Geral da Secretaria de Meio
Ambiente e Infraestrutura, haverá o lançamento da Câmara Temática Estadual
de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental.

15/04/2019
15º Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-RS: Foco nas Perdas Aparentes

15º Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-RS:
Foco nas Perdas Aparentes.

As perdas comerciais ou aparentes representam uma parte muito significativa dos índices de perdas e, mais do que isso, prejuízos financeiros às empresas de saneamento, visto que estas águas não contabilizadas como consumidas são utilizadas efetivamente por...

11/03/2019
Edição Especial Exposição ÁGUA: ESSÊNCIA DA VIDA – 25 ANOS Semana da Água do RS

Edição Especial Exposição
ÁGUA: ESSÊNCIA DA VIDA – 25 ANOS Semana da Água do RS
Visitação: de 13 a 28 de março na Sede da Corsan - Porto Alegre

A exposição itinerante ÁGUA: ESSÊNCIA DA VIDA, cujas obras vêm sendo expostas, desde julho de 2018, em locais de destaque cultural dos municípios de Canoas, Montenegro e Farroupilha e, em Porto Alegre, no Palácio...

29/01/2019
Aos estimados amigos, parceiros, apoiadores e patrocinadores da Semana da Água do RS

Aos estimados amigos, parceiros, apoiadores e patrocinadores da Semana da Água do RS,

que estiveram ao nosso lado durante mais de duas décadas de participação, conscientização e mobilização dos gaúchos em defesa da água, permitindo que nossas campanhas anuais pudessem chegar, de forma ininterrupta, a todos os municípios do Rio Grande do Sul, mobilizando mais de 2,5 milhões...

05/10/2018
Catedral de Santo Ângelo

Estimados amigos e parceiros da Semana da Água do RS,

Ao longo de todo o sábado, 29 de setembro, defronte à Catedral de Santo Ângelo, aconteceu o Festival Boas Ideias, com uma programação que iniciou pela manhã e se estendeu até a noite com muita diversidade: ioga na praça, exposição, seminário com o tema “As águas e a plataforma 2030 da ONU – Os Objetivos de Desenvolvimento...

03/09/2018
ABES-RS LANÇA CAMPANHA DOS 25 ANOS DA SEMANA DA ÁGUA

Foi lançada nesta quinta-feira (30/8), na sede do Sindicato dos Engenheiros, em Porto Alegre, a campanha comemorativa aos 25 anos de realização da Semana da Água no Rio Grande do Sul, promovida pela Abes-RS (seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), com o apoio da Corsan e com a parceria de diversas instituições municipais e estaduais, além de empresas... 

03/04/2018
Corsan anuncia investimentos de R$ 154 milhões para obras e combate às perdas

Corsan anuncia investimentos de R$ 154 milhões para obras e combate às perdas


Em ato realizado nesta segunda-feira (2), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador José Ivo Sartori assinou ordens de início de obras, contratos de performance e anunciou a publicação de edital de obras da Corsan. No total, os investimentos somam R$ 154 milhões. Os...

29/03/2018
Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética - RS realiza sua 13ª Reunião

Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética - RS realiza sua 13ª Reunião

Na busca de disseminar conhecimentos das tecnologias disponíveis na área de gestão de perdas e eficiência energética, bem como conhecer as melhores práticas aplicadas nas empresas de saneamento para a redução de custos operacionais e melhorias no atendimento, aconteceu dia 27 de março,...

22/03/2018
SEMANA DA ÁGUA DO RS - Edição 2018 25 ANOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM DEFESA DA ÁGUA

SEMANA DA ÁGUA DO RS - Edição 2018
25 ANOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM DEFESA DA ÁGUA

Na manhã desta quinta-feira (22/03), DIA MUNDIAL DA ÁGUA, foi lançado o tema que vai nortear as discussões da XXV Semana Interamericana e XVIII Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul:
ÁGUA SEGURA = VIDA SAUDÁVEL
Esgoto Tratado, Água Protegida
O evento foi realizado...

18/12/2017
ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética - RS realiza sua 12ª Reunião

Reunião ocorreu nas dependências da CORSAN, em Porto Alegre.

Com o tema "A Gestão de Perdas como Fator de Sustentabilidade Financeira", no dia 14 de dezembro de 2017 realizou-se no auditório da CORSAN a 12ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, órgão da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária que tem por objetivo promover debates e...

09/10/2017
Semana da Água 2017 encerrou-se nesta sexta-feira em Porto Alegre

Semana da Água 2017 encerrou-se nesta sexta-feira em Porto Alegre


A 24a edição da Semana Interamericana da Água - realizada juntamente com a 17a edição da Semana Estadual da Água e com a 7ª edição da Semana da Água de Porto Alegre - encerrou-se nesta sexta-feira (6 de outubro) nos jardins da Hidráulica dos Moinhos de Vento, sede do Dmae.
A Semana da Água é promovida...

04/10/2017
Visita de 350 crianças, de 11 escolas, à Quinta da Estância

Visita de 350 crianças, de 11 escolas, à Quinta da Estância
Dentro da diversificada Programação de Eventos que celebram a 24ª Semana Interamericana, a 17ª Semana Estadual e a 7ª Semana Municipal da Água de Porto Alegre, e que estão acontecendo de 30 de setembro à 07 de outubro de 2017, em todo o estado do RS, a ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção...

26/09/2017
Festival Boas Ideias marca Semana Interamericana e Estadual da Água em Gramado

Festival Boas Ideias marca Semana Interamericana e Estadual da Água em Gramado

O Festival Boas Ideias acontece em Gramado no dia 30 de setembro, próximo sábado, na Praça Silvia Zorzanello, junto ao Centro Municipal de Cultura, no Lago Joaquina Rita Bier. Com apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente, Cultura e Esporte e Lazer, trará atividades durante todo o dia.

14/09/2017
Campanha da Semana da Água 2017 foi lançada nesta quinta-feira em Porto Alegre

Campanha da Semana da Água 2017 foi lançada nesta quinta-feira em Porto Alegre

A campanha da 24a edição da Semana Interamericana da Água e 17a edição da Semana Estadual da Água, foi lançada nesta quinta-feira (14/9), na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre, com a apresentação das peças que serão usadas durante o evento que, neste...

13/09/2017
Campanha da Semana da Água será lançada nesta quinta-feira em Porto Alegre

Campanha da Semana da Água será lançada nesta quinta-feira em Porto Alegre


A campanha da Semana da Água 2017 será lançada nesta quinta-feira, 14 de setembro, às 10h30min, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre.

De 30 de setembro a 7 de outubro, o Rio Grande do Sul realizará a 24a edição da Semana Interamericana...

31/07/2017
Lançamento Semana da Água

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (31), em Porto Alegre, o tema que vai guiar as discussões da 24ª Semana Interamericana e 17ª Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento vai girar em torno dos cuidados com armazenamento do líquido em prédios, condomínios e residências.
Conforme a vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental...

30/07/2017
Evento de lançamento da temática da SEMANA DA ÁGUA – Edição 2017

Dia 17 de julho de 2017, a ABES-RS, através da Coordenação da Semana da Água do RS, deu início ao ciclo de reuniões preparatórias para a realização da XXIV Semana Interamericana da Água e XVII Semana Estadual da Água – Edição 2017, que acontecerá de 30 de setembro a 7 de outubro de 2017, esperando contar sempre com a participação dos parceiros para cumprir o cronograma de reuniões...

13/07/2017
Reunião preparatória - XXIV Semana Interamericana da Água e XVII Semana Estadual da Água 30 de setembro a 7 de outubro de 2017

XXIV Semana Interamericana da Água e XVII Semana Estadual da Água
30 de setembro a 7 de outubro de 2017

Dando início às reuniões preparatórias da Semana da Água –Edição 2017, CONVIDAMOS OS PARCEIROS para que no próximo dia 17 de julho, segunda-feira, às 14h estejam conosco na sala de reuniões 2, da Diretoria Geral do Dmae, 2o andar do prédio histórico da Hidráulica...

07/07/2017
ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética - RS realiza sua 11ª Reunião

No dia 7 de Julho de 2017 realizou-se nas dependências da Associação dos Funcionários do SEMAE, em São Leopoldo, a 11ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, órgão da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária que tem por objetivo promover debates e aprofundar questões relacionadas ao assunto com empresas e profissionais que atuam no saneamento do...

30/06/2017
Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética promove reunião dia 4 de julho, por videoconferência. Veja como participar

A Câmara Temática de Gestão de Perdas inicia uma nova etapa e passara a ser denominada Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. Esta nova fase será marcada por reunião que ocorrerá no próximo dia 4 de julho às 15h, por videoconferência.

A Coordenação Executiva da Câmara Temática é formada pelos seguintes profissionais: Ricardo Röver Machado, CORSAN/RS,...

14/06/2017
ABES, 51 anos: uma história de conquistas e muitos desafios pela frente, por Roberval Tavares de Souza

ABES, 51 anos: uma história de conquistas e muitos desafios pela frente, por Roberval Tavares de Souza

14/06/2017 Sueli Melo

Neste 15 de junho, nossa Associação Brasileira de Engenharia Ambiental completa 51 anos. Mais de meio século de atuação que muito nos orgulha. Ao longo de sua história, a ABES vem reunindo os mais qualificados profissionais e estudiosos relacionados...

14/06/2017
ABES 51 anos: leia depoimentos de quem acompanha a trajetória da Associação desde sua fundação

ABES 51 anos: leia depoimentos de quem acompanha a trajetória da Associação desde sua fundação

14/06/2017 Sueli Melo

Neste dia 15 de junho de 2017, a ABES completa 51 anos de existência. Nesta data especial, a entidade, a principal do setor de saneamento no Brasil, sente-se orgulhosa por reunir profissionais de diversas áreas e gerações trabalhando pelo setor e pela...

14/06/2017
ABES 51 anos: o olhar dos jovens profissionais

ABES 51 anos: o olhar dos jovens profissionais

14/06/2017 Sueli Melo

Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, a ABES completa seu quinquagésimo primeiro aniversário. Ao longo desta trajetória, alcançou o patamar de principal entidade do setor de saneamento no Brasil. Congregando profissionais das mais diferentes áreas, além de estudantes e acadêmicos, a entidade conta cada...

05/06/2017
Leia o artigo do diretor nacional da ABES

Leia o artigo do diretor nacional da ABES.

Por Álvaro José Menezes da Costa

A lei 11.445/2007 e o decreto 7.217/2010 que a regulamentou, não deixam dúvidas quanto ao reconhecimento dos serviços de saneamento como essenciais. Segundo o dicionário Aurélio, essencial é algo que detém condição principal, indispensável. Ou seja, o saneamento de acordo com a lei é essencial...

05/06/2017
Artigo: Dia Mundial do Meio Ambiente – data para refletir sobre os muitos desafios no saneamento e em outras frentes, de Dante Ragazzi Pauli

Artigo: Dia Mundial do Meio Ambiente – data para refletir sobre os muitos desafios no saneamento e em outras frentes, de Dante Ragazzi Pauli

05/06/2017 Sueli Melo

Leia a análise do coordenador da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES.

Por Dante Ragazzi Pauli

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão...

01/06/2017
Parabenizamos o sócio Geraldo Reichert, por ser o ganhador do sorteio de uma vaga para participar do “Curso de Pericias Judiciais edição Porto Alegre -RS”

Parabenizamos o sócio Geraldo Reichert, por ser o ganhador do sorteio de uma vaga para participar do “Curso de Pericias Judiciais edição Porto Alegre -RS”.
O sorteio foi realizado dia 31/05/2017 em reunião de Diretoria da Abes-RS, conforme divulgação.
Cinco sócios enviaram o e-mail solicitando participarem do sorteio, são: Ivan Cesar Tremarin, Gisele Rosa dos Santos, Jade...

23/05/2017
Sanep assina convênio com a Cooperciclaço

Esta é a sétima cooperativa de reciclagem vinculada à autarquia.

Na quarta-feira, 17 de maio, o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), Alexandre Garcia, assinou convênio com a Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (Cooperciclaço), que agora se integra a outras seis cooperativas de reciclagem do município vinculadas à autarquia....

22/05/2017
Nota de falecimento: Engº e Prof. Cícero Onofre de Andrade Neto

É com grande pesar que a ABES informa o falecimento nesta segunda-feira, 22 de maio, do Engº e Prof. Cícero Onofre de Andrade Neto, grande colaborador da Seção Rio Grande do Norte da entidade (ABES-RN).

Professor do Departamento de Eng. Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Cícero...

17/05/2017
ABES lança Selo Qualidade da Prestação de Serviços, que reconhece e estimula a excelência em gestão nas empresas

ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental


ABES lança Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental para reconhecer e estimular a excelência em gestão nas empresas

Iniciativa é uma das novidades da edição deste ano do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). As inscrições estão abertas.

16/05/2017
Alunos de Gastronomia e Turismo promovem o evento “Econoite” para apresentar o Ambientur

A vice Presidente da Abes-RS Jussara Kalil Pires estará presente na atividade, promovida na disciplina de Gestão de Eventos, que se realizará nesta terça-feira, dia 16 de maio.

O III Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur), que ocorre no próximo mês em Antônio Prado, terá uma apresentação especial nesta terça-feira, dia 16 de maio,...

09/05/2017
REUNIÃO CTRS/ABES-RS 05/05/2017

REUNIÃO CTRS/ABES-RS 05/05/2017
A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES/RS reuniu-se na última sexta-feira, dia 05/05/2017, na sede da Associação. Preocupada em auxiliar na efetivação das propostas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, garantindo avanços constantes e evitando retrocessos, a CTRS definiu por duas frentes de ação: a) realização de uma oficina de trabalho...

02/05/2017
ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas realiza sua 10ª Reunião

ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas realiza sua 10ª Reunião
Reunião ocorreu nas dependências do DMAE, em Porto Alegre.


Diretor-Geral Adjunto do DMAE foi palestrante na reunião da CT.

No último dia 26 de abril realizou-se nas dependências da Diretoria de Operações do DMAE a 10ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas-RS, órgão...

11/04/2017
AMBIENTUR: trabalhos aprovados terão seus resumos publicados em uma edição especial da Revista Brasileira de Ecoturismo

O AMBIENTUR - Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos, é um evento realizado pela Universidade de Caxias do Sul e Associação Brasileira e Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), com o objetivo de proporcionar uma discussão sobre a gestão ambiental de empreendimentos turísticos e saneamento ambiental, a consolidação do turismo de aventura, ecoturismo e turismo...

03/04/2017
Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente – Cosmam - emissões de gás efeito estufa ( GEE) Data – 21/03/2017

Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente – Cosmam - emissões de gás efeito estufa ( GEE)
Data – 21/03/2017

A ABES participou como convidada da reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente – Cosmam presidida pelo seu Presidente Vereador André Caruzo
A reunião tratou da retomadas das questões de emissões de gás efeito estufa ( GEE) e mudanças...

21/03/2017
Vencer a resistência dos usuários, particularmente de baixa renda, em se ligar às redes de coleta disponíveis é um dos desafios apontados pelo estudo da ABES e do BID sobre a Regulação do Setor de Saneamento no Brasil

Vencer a resistência dos usuários, particularmente de baixa renda, em se ligar às redes de coleta disponíveis é um dos desafios apontados pelo estudo da ABES e do BID sobre a Regulação do Setor de Saneamento no Brasil

Levantamento, fruto da parceria de Cooperação Técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a ABES, aponta desafios e propostas de ações em...

21/03/2017
Áreas irregulares nas 27 capitais brasileiras perdem um volume de água suficiente para abastecer mais de 2,7 milhões de pessoas durante 1 ano

Áreas irregulares nas 27 capitais brasileiras perdem um volume de água suficiente para abastecer mais de 2,7 milhões de pessoas durante 1 ano

Estudo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental para marcar a Semana da Água aponta que as perdas de água em áreas irregulares correspondem a 27% do volume de água perdido nas capitais brasileiras. “É urgente regularizar... 

16/03/2017
Prefeitura comemora os 10 anos da Unidmae

Prefeitura comemora os 10 anos da Unidmae
14/03/2017 19:34:00
Foto: Divulgação/PMPA
Trabalho da Unidmae é referência em educação corporativa

Trabalho da Unidmae é referência em educação corporativa

Como parte das comemorações dos 10 anos da Universidade Corporativa do Dmae (Unidmae), completados no dia 8 de fevereiro deste ano, a Prefeitura Municipal...

16/03/2017
ABES-RS presente em reunião sobre potabilidade da água em Porto Alegre

ABES-RS presente em reunião sobre potabilidade da água em Porto Alegre
A ABES-RS, representada por Sidnei Agra, participou na última terça-feira, 14 de março, de reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre na qual foi discutida a qualidade da água fornecida pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto...

07/03/2017
Leiam artigos dos sócios da Abes:

Leiam artigos dos sócios da Abes:

Luiz Antônio Timm Grassi, sobre saneamento básico e privatização
http://www.sul21.com.br/jornal/agua-para-as-privadas/

Antônio Benetti, o abastecimento de água potável no Brasil
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2017/03/antonio-d-benetti-o-abastecimento-de-agua-potavel-no-brasil-9742038.html...

13/12/2016
Moção de apoio. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS) manifesta-se contrária à extinção da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN

Moção de apoio


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS) manifesta-se contrária à extinção da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN. Reconhecemos seu longo histórico de atuação no planejamento e gestão dos grandes aglomerados urbanos do Rio Grande do Sul. Destacamos sua participação...

04/11/2016
Duas regionais da Corsan são reconhecidas com o Prêmio Bronze do PNQS

A Corsan recebeu comunicado do Comitê Nacional de Qualidade da ABES informando que as superintendências regionais dos Sinos e Metropolitana - Sursin e Surmet foram reconhecidas com o "Prêmio Troféu Bronze Nível I do PNQS 2016". As duas superintendências foram selecionadas para representar a companhia e participaram do processo do PNQS este ano, submetendo as suas práticas de gestão e seus resultados...

26/10/2016
CARTA ABERTA DOS PARTICIPANTES DO 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL À SOCIEDADE E AO ESTADO BRASILEIRO

CARTA ABERTA DOS PARTICIPANTES DO
10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL
À SOCIEDADE E AO ESTADO BRASILEIRO

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio da Faculdade de Engenharia (PUCRS/FENG) realizaram em Porto Alegre/RS, de 19 a...

24/10/2016
ABES-RS: mais uma edição de sucesso do Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental

ABES-RS: mais uma edição de sucesso do Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental

Com presença de especialistas internacionais e brasileiros – entre eles, muitos associados da ABES e coordenadores das Câmaras Temáticas – a Seção Rio Grande do Sul promoveu o 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, entre os dias 19 e 21 de outubro. O evento foi mais uma vez sucesso...

13/10/2016
Encontro em Campinas (SP) discute compostagem em escala industrial

Encontro em Campinas (SP) discute compostagem em escala industrial

A lei 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo Decreto 7.404/10, e com a nova legislação anseia-se avanços a diversas questões ligadas à gestão de resíduos. Nos últimos anos muito se tem falado no tratamento e destinação de recicláveis, porém, a questão do resíduo...

30/09/2016
SEMANA DA ÁGUA ENCERRA-SE NESTA SEXTA-FEIRA EM VIAMÃO

SEMANA DA ÁGUA ENCERRA-SE NESTA SEXTA-FEIRA EM VIAMÃO

Encerra-se oficialmente nesta sexta-feira (30), às 11h, a 23a Semana Interamericana da Água e 16a Semana Estadual da Água, promovida pela Abes-RS (seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com a parceria de instituições, tanto governamentais das três esferas quanto organizações sociais...

27/09/2016
Semana da Água foi aberta nesta sexta-feira (23) em Tramandaí

Semana da Água foi aberta nesta sexta-feira (23) em Tramandaí


A abertura oficial da 23ª Semana Interamericana da Água e 16ª Semana Estadual da Água promovida pela Abes-RS (seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) ocorreu nesta sexta-feira (23), no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí, com a participação de autoridades e de habitantes... 

13/09/2016
CÂMARA TÉCNICA DE GESTÃO DE PERDAS REALIZA SUA 9º REUNIÃO

CÂMARA TÉCNICA DE GESTÃO DE PERDAS REALIZA SUA 9º REUNIÃO

Na última terça-feira (13/09) realizou-se no auditório da sede da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) a 9ª reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS).

Foi bastante significativa a presença de representantes da CORSAN,...

31/08/2016
ABES-RS: CT Resíduos Sólidos promove a VII edição do Projeto Harmonia Consciente

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, realizará, entre os dias 1º e 17 de setembro, a sétima edição do Projeto Harmonia Consciente. O evento, que integra as atividades comemorativas do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania – DIADESOL 2016, tem a parceria com o Departamento Municipal... 

31/08/2016
ABES-RS: reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas

A Câmara Técnica de Gestão de Perdas da ABES-RS, coordenada pelo Engº Ricardo Röver Machado, promoverá reunião no dia 13 de setembro (terça-feira), das 9h às 12h, no Auditório da CORSAN em Porto Alegre. O encontro será uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e trocar experiências sobre o tema “Gestão de Pressões em Redes de Distribuição”.

Confira a pauta:

11/08/2016
MANIFESTAÇÃO PÚBLICA SOBRE CONDIÇÕES DA ÁGUA EM PORTO ALEGRE

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA SOBRE CONDIÇÕES DA ÁGUA DE PORTO ALEGRE


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Rio Grande do Sul, organização não-governamental que há 50 anos congrega profissionais e empresas atuantes no setor manifesta seu posicionamento quanto às condições atuais da qualidade da água de Porto Alegre:
1. Temos confiança...

01/08/2016
METROPLAN anuncia parceria com a ABES/RS

METROPLAN anuncia parceria com a ABES/RS

O Superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, foi o palestrante da reunião-almoço da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - seção RS, realizada na sexta-feira 29/07/16.

Durante o evento foram discutidos os desafios da gestão do saneamento básico em regiões metropolitanas: o caso da drenagem na RMPA....

15/07/2016
Prazo para inscrição no Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental encerra no dia 15 de agosto

Prazo para inscrição no Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental encerra no dia 15 de agosto
Podem participar trabalhos sobre iniciativas na área de meio ambiente

Profissionais e estudantes de Jornalismo do Rio Grande do Sul que ainda não inscreveram seus trabalhos na 3ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental têm até o dia 15 de agosto para...

13/07/2016
1º Encontro Ciclo de Debates 2016 - Repensando o desenvolvimento Sustentável

Aconteceu no dia 12/07/16, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, o 1º Encontro do Ciclo de Debates 2016 – Repensando o desenvolvimento sustentável, com o tema “Os desafios da relação economia e ambiente.”
Foram palestrantes o Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia , Doutor em Economia Aplicada . Mestre em Desenvolvimento Econômico e Bacharel em Ciências... 

08/07/2016
Participação da Abes- RS no I Seminário Internacional de Controle de Perdas e Enfrentamento da Escassez Hídrica

Ricardo Röver Machado, Diretor Abes-RS e Coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas da ABES Nacional, participou da comissão organizadora do I Seminário Internacional de Controle de Perdas e Enfrentamento da Escassez Hídrica, que ocorreu de 05 a 07 de julho em São Paulo.
Assista a entrevista do Sr Ricardo Röver Machado, sobre o assunto a Revista Brasil.

05/07/2016
PARTICIPAÇÂO DA ABES-RS NA 6ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES – ETAPA PORTO ALEGRE

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção RS se fez presente na 6ª Conferência das Cidades etapa Porto Alegre, que aconteceu no dia 02 de julho, na Casa do Gaúcho – Parque Harmonia.
Esta participação resultou na eleição de 5 (cinco) delegados titulares e 6 ( seis) suplentes para a etapa Estadual....

04/07/2016
Faculdades de Comunicação Social recebem trabalhos vencedores do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

Faculdades de Comunicação Social recebem trabalhos vencedores do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

Buscando aproximar os acadêmicos do curso de Jornalismo das universidades de Porto Alegre e região metropolitana, a ABES – seção RS, juntamente com a ARI e a Braskem, realizadoras da terceira edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, disponibilizam...

04/07/2016
Inscrições abertas para Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

Inscrições abertas para Prêmio José Lutzenberger de
Jornalismo Ambiental
Serão aceitos trabalhos publicados entre 1º de agosto de 2015 e 30 de junho de 2016

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Realizado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em parceria com a Associação Brasileira...

04/07/2016
Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário

Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário

A 3ª edição do Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental busca incentivar o trabalho acadêmico. A categoria Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário é voltada a universitários de todas as fases do Curso de Comunicação Social Jornalismo e premiará com R$ 1.000,00 o primeiro lugar, R$ 500,00 o segundo lugar e certificado de menção...

04/07/2016
Prêmio de Jornalismo Ambiental esclarece dúvidas sobre processo de inscrições

Prêmio de Jornalismo Ambiental esclarece dúvidas
sobre processo de inscrições

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, voltado para acadêmicos e jornalistas do Rio Grande do Sul. E para que não haja dúvidas durante as inscrições, a organização do Prêmio listou algumas possíveis perguntas e respostas...

31/05/2016
Reuniões Preparatórias XXIII Semana Interamerica da Água e XVI Semana Estadual da Água

Abes-RS promove reunião preparatória
para a Semana da Água de 2016

Com a participação de diversas instituições do âmbito municipal e estadual,
foi realizada nesta segunda-feira (30) a primeira reunião preparatória da
XXIII Semana Interamericana da Água e XVI Semana Estadual da Água do Rio
Grande do Sul. A Semana da Água vem sendo promovida há 23 anos... 

06/05/2016
Câmara Técnica de Gestão de Perdas realiza sua 8ª Reunião

ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas realiza sua 8ª Reunião
Reunião ocorreu nas dependências do DMAE, em Porto Alegre.

No dia 5 de maio de 2016 realizou-se nas dependências da Diretoria de Operações do DMAE a 8ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas, órgão da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental que tem por objetivo promover...

04/05/2016
A crise hídrica e a redução dos índices de perdas

Participe do webinar gratuito sobre o I Seminário Internacional de Controle de Perdas e Enfrentamento da Escassez Hídrica
O coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas da ABES, Ricardo Röver Machado, ministrará, no dia 26 de maio, às 10h, o webinar gratuito sobre o I Seminário Internacional de Controle de Perdas e Enfrentamento da Escassez Hídrica, que será promovido pela ABES...

11/04/2016
Inscrições para o 10o Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental já estão abertas

Interessados em participar do evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS), contam com valores promocionais para se inscrever até 18/07

Os interessados em participar do 10o Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS), Pontifícia... 

04/04/2016
Abes-RS alerta para importância do descarte correto de resíduos no combate ao mosquito Aedes aegypti

Falta de saneamento básico é um dos principais causadores dos focos do mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya

Entre as diversas medidas preventivas ao combate de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o descarte de resíduos tem merecido destaque, por maus exemplos flagrados pela imprensa e pela sociedade. Para a Associação Brasileira de Engenharia... 

28/03/2016
Expansão do saneamento básico no RS: a marca dos 50 anos da Corsan

Companhia amplia investimentos na manutenção do acesso à água tratada e elevação do atendimento ao esgoto coletado e tratado

No início da década de 60 do século passado, o saneamento básico era atendido, no Brasil, exclusivamente pelos municípios, com apoio dos estados. As cidades brasileiras tinham cerca de 50% dos seus habitantes com água tratada. Em 1965, o Rio Grande do...

28/03/2016
SITEL é exemplo no tratamento de resíduos originários de grande indústrias

Surgida em 1983, unidade atendendo as rigorosas exigências ambientais das empresas instaladas no Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo

Uma das grandes conquistas obtidas pela Corsan ao longo de seus 50 anos de atuação é a Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos (SITEL), cujo objetivo é gerenciar e executar a prestação de serviços de tratamento... 

28/03/2016
ABES e BID promovem webinar sobre o Curso EAD – Regulação dos Serviços de Saneamento

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID promovem na quinta-feira, (31/03), às 19h, o webinar gratuito “Curso EAD ABES/BID – Regulação dos Serviços de Saneamento”.

O objetivo da atividade, que integra o convênio de Cooperação Técnica para Regulação do Setor de Água e Saneamento no Brasil...

28/03/2016
Abes-RS parabeniza Corsan pela passagem de seus 50 anos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) parabeniza a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pelos seus 50 anos de fundação. Confira a publicação especial que a entidade preparou para celebrar esta data: https://issuu.com/playpress/docs/revista_especial_50_anos_corsan....

27/03/2016
Corsan é responsável pela revolução no saneamento básico do RS

Com proposta de gestão diferenciada, Companhia desenvolveu os serviços públicos de abastecimento de esgotos sanitários e água potável

O saneamento básico do Rio Grande do Sul pode ser dividido entre antes e depois do surgimento da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A afirmação é do químico e ex-sócio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental... 

24/03/2016
Inscrições abertas para o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

Iniciativa da Abes-RS, ARI e Braskem reconhece trabalhos que divulguem iniciativas positivas na área do meio ambiente e sustentabilidade. Interessados podem se inscrever até 15 de agosto

O lançamento oficial da terceira edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, realizado nesta quinta-feira (24/03), no Jardim Lutzenberger, da Casa de Cultura Mário Quintana, em... 

22/03/2016
Prêmio valoriza reportagens sobre preservação ambiental

Lançamento ocorre na quinta-feira (24/03), na Casa de Cultura Mário Quintana

A fim de incentivar e valorizar a produção de reportagens sobre a preservação do meio ambiente, será lançada, na quinta-feira (24/03), a 3ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental... 

21/03/2016
Engenheiro gaúcho assume comando da Câmara Temática de Gestão de Perdas da Abes Nacional

Ricardo Röver Machado, diretor da Abes-RS, destaca os desafios para 2016 e 2017, buscando fomentar a discussão de políticas, normas e procedimentos relativos ao controle e redução das perdas de água

O engenheiro gaúcho Ricardo Röver Machado, assumiu no início de março a coordenação da Câmara Temática de Gestão de Perdas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária... 

18/03/2016
Porto Alegre reduz focos de concentração de descarte irregular de resíduos

Tema foi abordado durante a primeira edição da Reunião Almoço Saneamento Ambiental em Foco, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS)

A diminuição de pontos de descarte irregular na cidade de Porto Alegre foi um dos temas destaques na Reunião Almoço Saneamento Ambiental em Foco. Segundo dados apresentados pelo... 

17/03/2016
Gestão de resíduos oriundos do temporal em Porto Alegre integra evento da Abes-RS

A gestão dos resíduos oriundos do temporal que atingiu Porto Alegre no final do mês de janeiro trouxe um desafio para as entidades ligadas ao setor ambiental do município. Além do recolhimento, é necessário o devido encaminhamento destes materiais. Este é um dos aspectos que será abordado durante a Reunião Almoço "Saneamento Ambiental em Foco" da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária...

15/03/2016
Plano Nacional de Recursos Hídricos é objeto de consulta pública até 1º de maio

No último dia 19, foi aberta consulta pública para a segunda revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que objetiva orientar a implementação da política nacional e do gerenciamento dos recursos hídricos nas esferas federal e estadual no período de 2016 a 2020. Até o dia 1º de maio, por meio do portal Participa.br —http://www.participa.br/recursoshidricos... 

14/03/2016
Reunião Almoço da Abes-RS aborda avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos na capital

Evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS na sexta-feira (18/03) terá como palestrante o diretor geral do DMLU de Porto Alegre, André Carús

A primeira edição de 2016 da Reunião Almoço "Saneamento Ambiental em Foco", promovida Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), terá... 

09/03/2016
Divulgadas normas para trabalhos científicos do 10° Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental

Estudos devem ser enviados até o dia 18/05 e podem contar com até cinco autores

Foram divulgadas as normas para interessados em apresentar trabalhos científicos no 10° Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS). O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Eventos...

24/02/2016
Planos de saneamento básico ainda não são prioridade de prefeitos

Representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) no Conselho Diretor, Darci Barnech Campani, afirma que a população quer a universalização dos serviços de saneamento

Quase dez anos após a aprovação da Lei 11.445, que definiu que todos os municípios deveriam formular o seu Plano de Saneamento Básico, pelo menos metade das cidades...

19/02/2016
Abes-RS saúda escolha do saneamento básico como tema da Campanha da Fraternidade 2016

Tratamento de água e esgoto, controle de pragas e drenagem de águas pluviais devem pautar as discussões pelas próximas semanas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) recebeu com entusiasmo a temática da Campanha da Fraternidade 2016, que tem como abordagem "Casa comum, nossa responsabilidade", destacando a importância do saneamento básico.

15/02/2016
Medicamentos descartados de maneira incorreta provocam impactos ambientais

De acordo com coordenadora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS), população deve receber orientação constante sobre o assunto

Medicamentos são substâncias químicas que quando descartados de maneira inadequada, provocam impactos ambientais tanto no solo quanto na água, prejudicando a saúde da população. Devido a isto, a Associação... 

01/02/2016
ABES e outras entidades divulgam manifesto em apoio às vítimas da tragédia provocada pela Samarco

Na semana em que a tragédia ocorrida em Mariana (MG) - provocada pelo rompimento da barragem de Fundão da Mineradora Samarco - completa três meses, entidades acadêmicas, associações profissionais e movimentos sociais de diversas áreas de atuação vêm a público chamar a atenção da sociedade brasileira para a importância de se acompanhar, com muita cautela e cuidado, todo e qualquer projeto...

29/01/2016
Reciclar os princípios e as ações é fundamental para enfrentar o zika vírus

Problemas de infraestrutura, como abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos, são ainda aspectos que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti nas cidades


O cenário epidemiológico de expansão de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya, além da já conhecida dengue, demonstram que persiste a necessidade de investimentos...

19/01/2016
Combate à Dengue é responsabilidade do poder público e da população

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) reforça a necessidade de hábitos cotidianos para prevenir a proliferação do mosquito aedes aegypti


A cada ano, são renovadas as campanhas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. A bióloga e membro da Associação... 

18/01/2016
Pontos impróprios para banho refletem problema histórico de tratamento de esgoto

Representante da entidade acredita que não há problemas de laboratórios da Corsan realizar análise das águas, desde que definida metodologia e controle na amostragem e análise e a Fepam siga com a fiscalização

Pontos impróprios para banho têm demonstrado, ano a ano, problemas históricos de tratamento de esgoto. A conclusão é da diretora da região sul da Associação Brasileira...

23/12/2015
ABES-RS é reeleita para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA)

Conselho municipal tem atuação em projetos importantes para a cidade de Porto Alegre

Pela terceira vez a ABES-RS foi eleita para participar do CMDUA de Porto Alegre, conhecido como o Conselho do Plano Diretor. Com a participação do Presidente da ABES-RS, Alexandre Bugin, na reunião das entidades candidatas às vagas de entidade representativas de profissionais, em 17 de dezembro,... 

21/12/2015
Abes-RS elogia realização de obras de esgotamento sanitário na Região Metropolitana

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS destaca ação do governo gaúcho e Corsan que irá beneficiar 150 mil pessoas em Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Viamão e Sapucaia do Sul

A assinatura da ordem de serviço para realização de três obras de esgotamento sanitário que irão beneficiar seis municípios da Região Metropolitana de Porto...

16/12/2015
Programa BRDE PCS alia fomento à economia com ações de preservação ambiental

Iniciativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul foi apresentada durante reunião-almoço promovida pela Abes-RS, em Porto Alegre


A última edição em 2015 da Reunião Almoço "Saneamento Ambiental em Foco", promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), na quarta-feira (16/12), no Hotel Continental,... 

14/12/2015
Programa do BRDE para ações sustentáveis é pauta de reunião almoço da Abes-RS

Evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS será realizado na quarta-feira (16/12), em Porto Alegre (RS), trazendo novidades em relação à produção e consumo sustentáveis



A edição do mês de dezembro da Reunião Almoço "Saneamento Ambiental em Foco", promovida Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental...

09/12/2015
Óleo de fritura jogado no ralo entope encanamentos, polui recursos hídricos e afeta a vida marinha

Destinação correta de óleo de fritura minimiza impacto ambiental nos recursos hídricos



Ao cozinhar utilizando óleo, o resíduo restante em panelas e frigideiras não deve ser jogado pelo ralo da pia ou no vaso sanitário. O óleo acaba se prendendo na tubulação e causa entupimento do encanamento, polui recursos hídricos e afeta a vida marinha. Por isto, a Associação... 

03/12/2015
Especialistas cobram que Plano de Segurança da Água seja tratado como prioridade em saúde pública

IV Diálogos do Saneamento reuniu especialistas na área em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (02/12)

Em tom de alerta, especialistas debateram o Plano de Segurança da Água ressaltando que as medidas cumprem importante papel ambiental e social, mas devem ser também priorizadas como ações de saúde pública. O representante do Ministério da Saúde, Daniel Cobucci, falou sobre mudança...

27/11/2015
Quarta edição do Diálogos do Saneamento coloca em pauta o Plano de Segurança da Água

Evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS, em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), debaterá questões relacionadas aos perigos e riscos em sistemas de abastecimento de água

Debater as questões relacionadas aos perigos e riscos em sistemas de abastecimento de água, a metodologia para elaboração de Planos... 

27/11/2015
Logística reversa é um grande desafio na gestão de resíduos sólidos

Ciclo de debates promovido pela Abes-RS mostrou as dificuldades de implementação do processo entre os entes público e privado

Com o tema "Logística Reversa: Um desafio para a Gestão de Resíduos Sólidos", a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promoveu na quinta-feira (26/11), mais uma edição do Ciclo de Debates Repensando...

26/11/2015
ABES e BID realizam pesquisa nacional inédita com consumidores, empresas e profissionais do saneamento

Uma pesquisa inédita em saneamento está sendo promovida em todo o território nacional pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O levantamento integra um projeto de parceria entre as duas instituições para, entre outros objetivos, elaborar o Plano Estratégico de Capacitação em Regulação e Implantação de Módulo de Ensino... 

24/11/2015
Logística reversa é tema de ciclo de debates da Abes-RS

Encontro promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RS será realizado na quinta-feira (26/11), em Porto Alegre (RS)

A próxima edição do Ciclo de Debates "Repensando o Desenvolvimento Sustentável" promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com a Fundação... 

23/11/2015
Abes-RS e Ministério Público gaúcho ampliam parceria na busca da melhoria do saneamento

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul e MP formalizam convênio para viabilizar ações ambientais conjuntas

A reunião almoço "Saneamento Ambiental em Foco", promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), na sexta-feira (20/11), com palestra do promotor de Justiça e... 

16/11/2015
Projeto RESsanear é destaque da reunião almoço Saneamento Ambiental em Foco

Evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS será realizado no dia 20 de novembro, em Porto Alegre, apresentando alerta sobre planos de saneamento e resíduos


Promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Projeto RESsanear oferta aos municípios um alerta da necessidade de elaborar planos de saneamento e resíduos....

13/11/2015
A boa gestão de áreas contaminadas é fundamental para preservar o ambiente

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promoveu seminário para debater rumos e novas tecnologias ligados ao tema

Profissionais, entidades e empresas ligados ao meio ambiente estiveram reunidos, durante dois dias, no Hotel Continental, em Porto Alegre, discutindo a gestão de áreas contaminadas no Brasil. Promovido pela Associação...

13/11/2015
Novas práticas e tecnologias auxiliam no gerenciamento de áreas contaminadas

Seminário promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) trouxe especialistas na área e casos de sucesso

Considerado como um marco na discussão do tema o III Seminário Sul-Brasileiro de Gerenciamento de Áreas Contaminadas reuniu poder público, empresas, profissionais e entidades ambientais. A pauta central dos debates... 

09/11/2015
Seminário sobre gerenciamento de áreas contaminadas busca dar maturidade ao tema no Brasil

O gerenciamento de áreas contaminadas pode ser definido basicamente com um conjunto de procedimentos e ações que permitam avaliar a existência de problemas de contaminação ambiental, sua magnitude e relevância, e definir as ações de remediação necessárias para garantir a disponibilidade de informações para os órgãos ambientais e usuários envolvidos. Apesar de ser um tema de interesse...

03/11/2015
Controle de resíduos e proteção ao solo são desafios para postos de combustíveis

Tema será abordado durante III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas, em Porto Alegre (RS)

Os postos de combustíveis são considerados, muitas vezes, grandes vilões quando o assunto é contaminação do solo. Entre os desafios estão o controle do descarte de resíduo nas lavagens e na manutenção dos carros. Além disso, a localização dos tanques de combustíveis...

03/11/2015
Falta de gerenciamento de áreas contaminadas prejudica o solo e a água para esta e futuras gerações

Cuidado com terreno garante preservação ambiental, além de crescimento e desenvolvimento das cidades

Quando se fala em gerenciamento de áreas contaminadas, o objetivo é o estudo de áreas que possuem grande potencial de apresentarem contaminação de solo e água subterrânea, pela atividade que é exercida no terreno. Um local em que uma empresa trabalhe com produtos químicos tem...

29/10/2015
Gerenciamento de áreas contaminadas será debatido em seminário promovido pela Abes-RS

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promoverá a discussão do tema nos dias 11 e 12 de novembro, em Porto Alegre

Avaliar os rumos e a evolução da gestão de áreas contaminadas no Brasil, em nível federal, estadual e municipal. Esse é o objetivo principal do III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas... 

29/10/2015
Contaminação de solos é uma das causas mais comuns na inviabilização ou atrasos em construções

Tema será abordado durante III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas, em Porto Alegre (RS)

A construção de prédios sobre terrenos contaminados tem causado enorme dor de cabeça para empreiteiras e para os usuários. A queixa comum é o atraso na entrega dos imóveis, principalmente quando os futuros proprietários não são avisados de que o imóvel está nessa... 

29/10/2015
Contaminação de solos: um alerta para indústria

Tema será abordado durante III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas, em Porto Alegre (RS)

Solventes, metais pesados e outras substâncias químicas tóxicas indevidamente manipuladas por indústrias podem atingir solos e águas subterrâneas, ocasionando sérios problemas de contaminação. Um dos compostos mais preocupantes é o benzeno, substância cancerígena...

28/10/2015
Inscrições abertas para seminário de gerenciamento de áreas contaminadas

Evento organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) ocorre nos dias 11 e 12 de novembro

As inscrições estão abertas para participar do III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas, organizado pela a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS).... 

28/10/2015
Conhecidos os vencedores do 2º Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem premiaram jornalistas que contribuem para promoção da sustentabilidade


O Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, foi palco, na noite de terça-feira (27/10) da solenidade de entrega do 2º Prêmio José Lutzemberger...

23/10/2015
Matérias de jornalismo ambiental serão premiadas na terça-feira

2° Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Braskem

As melhores matérias produzidas, no último ano, sobre o meio ambiente serão premiadas na terça-feira (27/10), em Porto Alegre (RS). A... 

15/10/2015
Crianças ganham cartilha sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Ferramenta online lançada pela Abes-SP será disseminada no Rio Grande do Sul pela seção gaúcha da entidade

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo (Abes-SP) será disseminada no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Trata-se da Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, ferramenta online que pretende...

07/10/2015
Abes-RS participa do maior evento de saneamento da América Latina

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (Abes-Rs) está presente no 28º CBESA, no Rio de Janeiro, participando efetivamente das discussões


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (Abes-Rs) está presente na 28º edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA).... 

05/10/2015
Abes-RS alerta que valorizar e usar a água de forma sustentável é proteger a vida no planeta

Presidente da entidade, Alexandre Bugin, falou, na solenidade de encerramento da Semana da Água, sobre a importância de preservar os recursos hídricos da Terra

Solenidade, teatro e gincana foram as atividades que marcaram, na tarde de sexta-feira (02/10) o encerramento da 22ª Semana Interamericana da Água, 15ª Semana Estadual da Água e 5ª Semana Municipal da Água de Porto Alegre,... 

25/09/2015
Conselho das Cidades aprova calendário da 6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades
Inclusivas e Socialmente Justas”, o Conselho das Cidades aprovou e deu
início ao calendário que se concluirá com a realização da 6ª Conferência
Nacional das Cidades.

Como o mandato do Conselho é de 3 anos, foi aprovado o calendário que irá
resultar na posse das novas entidades... 

25/09/2015
Semana da Água é lançada oficialmente em Porto Alegre (RS)

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) organizou o início da programação, que ocorre a partir de sábado (26/09)

Os lançamentos oficiais da XXII Semana Interamericana da Água e da XV Semana Estadual da Água ocorreram na quarta-feira (23/09), em Porto Alegre (RS). O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia...

23/09/2015
Série de eventos no estado marcam a celebração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul e parceiros promovem ações de mobilização da sociedade a respeito da preservação do ambiente

A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) consagraram o terceiro sábado do mês de setembro para celebrar a limpeza e a...

21/09/2015
Piquetes sustentáveis são premiados pelo projeto Harmonia Consciente

Iniciativa desenvolvida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, reconheceu destaques em ações de preservação ambiental

Os piquetes que se destacaram nos cuidados com os resíduos sólidos durante o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, foram homenageados...

17/09/2015
Acampamento gaudério e sustentável

Projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove a conscientização da importância da separação de resíduos

O Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirostky Sobrinho ou Parque Harmonia, em Porto Alegre, tem churrasco, chimarrão, música tradicionalista e também tem coleta seletiva. Através...

16/09/2015
Crise Hidrica em debate no Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

O Rio de Janeiro será palco para o encontro de saneamento mais importante da América Latina, entre 4 e 8 de outubro: o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) reunirá os nomes mais importantes do setor no Brasil e convidados internacionais para debater a crise hídrica no país e no mundo, as alterações climáticas e a gestão do saneamento.
Promovido pela...

15/09/2015
A energia do plástico para a vida sustentável

O Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos – Energiplast, promovido pelo Comitê Sinplast de Reciclagem, tem o objetivo de apresentar alternativas de valorização de RSU ( Resíduos Sólidos Urbanos) para geração de energia em todas as suas formas. O Energiplast é uma oportunidade de debate entre profissionais e sociedade sobre temas específicos... 

14/09/2015
Prêmio de Jornalismo Ambiental tem aumento de 148% no número de inscritos

Premiação visa reconhecer os melhores trabalhos de jornalismo ambiental é uma realização da Abes-RS em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Braskem


A 2° edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental encerrou o período de inscrições no final de agosto e apresentou uma grande procura de profissionais. De acordo com a Associação...

10/09/2015
Curso em Porto Alegre orienta sobre licenciamento ambiental

Iniciativa da Abes-RS trará visão prática sobre o licenciamento ambiental e sobre as condições para seu bom funcionamento


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), promove, nos dias 14 e 15 de setembro o curso Licenciamento Ambiental, com o objetivo de apresentar o licenciamento no contexto geral da gestão ambiental... 

04/09/2015
Projeto visa a consciência ambiental no Acampamento Farroupilha

Harmonia Consciente ocorre de 5 a 19 de setembro, no Acampamento Farroupilha, buscando chamar atenção de acampados e visitantes para a importância da coleta seletiva de resíduos

Entre os dias 5 e 19 de setembro a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) estará promovendo a 6ª edição do Projeto Harmonia Consciente. A iniciativa... 

03/09/2015
Abes-RS defende manutenção da Fundação Zoobotânica

Presidente da entidade, Alexandre Bugin, lembra que a FZB desenvolve um trabalho fundamental na defesa da biodiversidade do Rio Grande do Sul


A retirada, pelo governo do Estado, do regime de urgência do projeto de lei que prevê a extinção da Fundação Zoobotânica (FZB) é vista com bons olhos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande...

03/09/2015
Evento final de divulgação do PERS e apresentação das primeiras ações decorrentes do plano

A audiência final do PERS e apresentação das ações no âmbito municipal será realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari - CAFF, dia 10 de setembro, a partir das 08h30min.

A versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul (PERS-RS) será apresentada à comunidade na quinta-feira (10/09), das 8h30min. às 17h30min. no auditório...

26/08/2015
Curso debate o desafio do reúso de águas

O conceito de reúso da água é o aproveitamento de uma água que iria ser jogada fora e será reutilizada para diversos fins, economizando e evitando o desperdício deste bem essencial. Na teoria, esse reúso é simples. Porém, muitos aspectos devem ser observados e valorizados para que o processo seja benéfico para o planeta e para a população. O assunto está sendo tratado pelo curso "Reúso... 

24/08/2015
Curso mostra a importância do reúso de águas servidas

Iniciativa da Abes-RS busca capacitar profissionais da área de saneamento e afins.


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), promove, entre os dias 25 e 27 de agosto o curso Reúso de Águas Servidas, com o objetivo de capacitar profissionais da área de saneamento e afins, disponibilizando informações e tecnologias...

19/08/2015
Palestras abordam a necessidade de preservação da qualidade do ar

Iniciativa da Abes-RS e SENGE trará especialista para debater alternativas de melhoria para o ar que respiramos

Para marcar a celebração do Dia Interamericano da Qualidade do Ar, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE), promove, na quinta-feira (20/08),... 

12/08/2015
Estruturas contra cheias precisam ser melhoradas para amenizar efeitos da chuva

Engenheiro da Abes-RS, Sidnei Agra, destaca a importância de evitar a repetição dos fatos lamentáveis que marcaram a Região Metropolitana em julho

As fortes chuvas que assolaram municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, como Esteio, Alvorada e a própria capital, na segunda quinzena de julho, trouxeram sérios problemas que podem se repetir no caso de nova incidência... 

10/08/2015
A temática ambiental no jornalismo: Mesa Redonda integra estudantes e profissionais das áreas ambiental e da comunicação

"A temática ambiental no jornalismo atual: a interface entre a academia e o mercado" esta foi a pauta da Mesa Redonda promovida na manhã de hoje, 8 de agosto, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem, por meio do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. O evento educativo, realizado na sede da ARI,...

07/08/2015
Prorrogado prazo para publicação de matérias para o Prêmio de Jornalismo Ambiental

O prazo para a divulgação das matérias para concorrer ao Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental foi prorrogado até o dia 30 de agosto. O período de inscrição do prêmio permanece o mesmo, que é dia 31 de agosto. A premiação busca valorizar reportagens sobre preservação e saneamento ambiental desenvolvidas no Rio Grande do Sul.

A iniciativa, voltada aos profissionais... 

07/08/2015
Jornalistas e estudantes debatem neste sábado \"A Temática Ambiental no Jornalismo\"

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem, por meio do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, promovem, no dia 08 de agosto, uma Mesa Redonda para debater "A temática ambiental no jornalismo atual: a interface entre a academia e o mercado". O evento educativo ocorre nas dependências da ARI (localizada... 

07/08/2015
Empossada nova diretoria da Abes-RS

A diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) para o biênio 2015-2017 foi empossada nesta quinta-feira (06/08), em evento realizado no Hotel Continental, em Porto Alegre. O engenheiro agrônomo especialista em Gestão Ambiental Alexandre Bugin foi empossado como presidente da entidade, tendo a socióloga Jussara Kalil Pires como vice-presidente. 

03/08/2015
Nova diretoria assume o comando da Abes-RS

A diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) para a gestão 2015-2017 será empossada na quinta-feira (06/08), em evento que ocorrerá no Restaurante Minuano, do Hotel Continental, localizado no Largo Vespasiano Júlio Veppo, n° 77, em Porto Alegre, a partir das 11h30min.

O engenheiro agrônomo especialista em Gestão... 

21/07/2015
Temas ambientais e empreendedorismo ajudam a formar os profissionais do futuro

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), promove, entre os dias 27 e 31 de julho, o curso Construindo Profissionais do Futuro 2015. A iniciativa oferecerá palestras de diversos temas ambientais e de empreendedorismo, além de promover visitas técnicas a diferentes instituições públicas e privadas que atuam no mercado gaúcho. O evento... 

15/07/2015
Preocupação com o futuro da água no Brasil norteia evento da Abes-RS

A importância de investimentos em controles de perdas e vazamentos de água foi apresentada e destacada por diversos profissionais da área do saneamento brasileiro no fechamento do 1º Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas de Água. Diferentes equipamentos, sistemas e projetos foram apresentados na terça-feira (14/07), segundo dia do evento, que foi organizado pela Associação Brasileira... 

14/07/2015
Especialistas de diversas partes do Brasil trocam experiências na redução das perdas de água

O 1º Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas de Água, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), debateu ao decorrer do dia as causas e soluções para os problemas ocasionados com as perdas de água. O evento acontece no Salão Piratini do Hotel Continental, em Porto Alegre (RS) nos dias 13 e 14 de julho. Os debates...

13/07/2015
Arlindo Philippi Jr é o novo diretor de Avaliação da Capes

O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Philippi Jr, é o novo diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 19. Na Capes, Arlindo já foi membro do Conselho Superior e também atuou como coordenador da Área Interdisciplinar e da área de Ciências Ambientais,... 

10/07/2015
Mestre brasileiro do budismo fará palestra de abertura do VIII Congresso de Meio Ambiente

Mestre brasileiro do budismo tibetano e presidente do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, o Lama Padma Samten irá proferir a palestra de abertura do VIII Congresso de Meio Ambiente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo. Com o tema "Bem Viver, Biodiversidade e Sustentabilidade", ele falará no dia 15 de julho, às 18h30min, no Salão de Atos da UFRGS, Rua Paulo Gama, 110, em Porto Alegre.... 

09/07/2015
Pesquisa de Comunicação Abes-RS

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) convida você, associado ou parceiro, a participar de nossa Pesquisa de Comunicação.

Clique no link abaixo e responda o questionário. O tempo previsto para preenchimento é estimado em 1 minuto.

http://bit.ly/1NP4gJK...

07/07/2015
Gestão e controle de perdas de água é tema de seminário em Porto Alegre

A perda de água se tornou tema recorrente, principalmente após os problemas enfrentado em São Paulo com a Crise Cantareira. Para tratar sobre o assunto, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) traz especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil para discutir o cenário atual e soluções para o problema das Perdas de Água no... 

03/07/2015
Atuação do biólogo na gestão ambiental é regulamentada

O primeiro curso de biologia no Brasil foi fundado na Universidade de São Paulo (USP) na década de 1930 e, desde lá, o profissional é capacitado para trabalhar com o meio ambiente em geral. Ao passar dos anos, os currículos das universidades foram aprimorados e hoje o tema gestão ambiental é debatido e apresenta aos alunos a aproximação da academia com o mercado de trabalho.

01/07/2015
Falta um mês para o fim do prazo de publicação de matérias para o Prêmio de Jornalismo Ambiental

O Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental busca valorizar reportagens sobre preservação e saneamento ambiental desenvolvidas no Rio Grande do Sul. Em sua segunda edição, o prêmio já atraiu diversos jornalistas e estudantes de Jornalismo que já efetuaram suas inscrições pelo site. Apesar do prazo para se inscrever no prêmio se encerrar no dia 31 de agosto de 2015, a Associação... 

26/06/2015
Gerenciar resíduos do saneamento é necessário

Um amplo debate em torno do gerenciamento dos resíduos do saneamento - água e esgoto, foi o tema central do encontro "Repensando o Desenvolvimento Sustentável", promovido pela a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RS (ABES-RS) na quinta-feira (25/06), na Fundação Getúlio Vargas, em Porto Alegre.

Representantes da Secretaria Estadual do Ambiente... 

22/06/2015
Um alerta sobre a relação entre animais e humanos nos ambientes urbanos

Com aproximadamente 80% da população brasileira vivendo em cidades, o conflito entre homens e meio ambiente cresce a cada dia. O desafio é harmonizar a necessidade de desenvolvimento com a qualidade ambiental. O tema foi abordado no 1º Ciclo Saúde Ambiental, realizado no final da tarde de quinta-feira (18/06) na Factum - Escola Técnica Superior, em Porto Alegre.

A bióloga e diretora...

16/06/2015
Estação Ambiental Braskem apresenta livro

Representantes da Fundação Zoobotânica (FZB), da Fepam e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e das prefeituras das cidades do entorno do polo petroquímico participaram na manhã de hoje (02/06), na Estação Ambiental Braskem, da apresentação do livro Habitantes da Estação Ambiental Braskem – 25 anos de pesquisa, que sintetiza os resultados obtidos no decorrer desse período na região,...

15/06/2015
Prêmio Jornalismo Ambiental: Jornalistas e estudantes engajados na causa

Com o objetivo de valorizar reportagens de iniciativas bem-sucedidas sobre preservação e saneamento ambiental desenvolvidas no Rio Grande do Sul, a 2ª edição do Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental está conquistando o engajamento do público, diversos jornalistas e estudantes de Jornalismo já efetuaram suas inscrições pelo site. O prazo para participar do prêmio encerra no dia 31... 

11/06/2015
Especialistas apontam desafios para crescimento do uso de tecnologias limpas

Mesmo com tecnologia avançada já existente muitas técnicas que ajudariam o meio ambiente não são colocadas em prática ou carecem de um uso mais intenso. O principal problema é a falta de recursos financeiros, mas ainda há uma grave falta de conscientização no Brasil. A constatação pôde ser feita a partir dos relatos feitos durante o VI Seminário sobre Tecnologias Limpas que iniciou na...

10/06/2015
Lixo: de problema a oportunidade

A conscientização de que o investimento em coleta e destinação adequada de resíduos deve ser prioridade foi um dos temas centrais do segundo dia de atividades VI Seminário sobre Tecnologias Limpas, que acontece em Porto Alegre. As palestras iniciaram na segunda-feira e seguem até quarta-feira (10/06), no Hotel Continental. A iniciativa é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e...

09/06/2015
Uso de tecnologias mais limpas garante a redução dos impactos ambientais

A utilização de tecnologias mais limpas é uma ação fundamental para garantir a preservação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, permitir que as empresas possam produzir mais com redução de gastos, sendo, portanto, mais eficientes. Este é um dos focos do VI Seminário sobre Tecnologias Limpas, iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do... 

08/06/2015
Abes-RS convoca associados para eleição da nova diretoria

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) convoca os associados para participar do pleito que definirá a nova diretoria da entidade. A eleição ocorre na quarta (10/06) e na quinta-feira (11/06) com votos pela internet. Os novos diretores terão mandato de 2015 até 2017. O voto do associado será através do site ABES nacional, no endereço...

05/06/2015
Falta de proteção aos rios no estado preocupa a Abes-RS

A falta de proteção aos rios no estado causa muita preocupação para a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS). O presidente da entidade, Darci Campani, reforça a necessidade, cada vez maior, de se implementar ações que tragam nova vida para os combalidos e poluídos cursos d’água que abastecem os gaúchos. Hoje, por exemplo, os rios...

02/06/2015
Abes-RS participa da discussão promovida na Assembleia Legislativa sobre o plano plurianual

Com a presença do ministro da Secretária-geral da Presidência, Miguel Rossetto, ocorreu na quinta-feira (28/06), o Fórum Dialoga Brasil - Sul, que visa uma discussão pública do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, para o período de 2016 a 2019. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) esteve presente no evento.

01/06/2015
Seminário discutirá reaproveitamento de materiais e desempenhos que minimizem impactos ambientais

Ser mais eficiente gastando menos e produzindo mais. A missão não é uma tarefa fácil. Porém, pode estar sendo desperdiçada involuntariamente. Com o objetivo de demonstrar uma relação ganha-ganha, o VI Seminário sobre Tecnologias Limpas pretende demonstrar a forma correta e eficiente de usar materiais, energia e insumos entre empresas. O encontro é organizado pela Associação Brasileira de... 

28/05/2015
Abes-RS participa de evento em El Salvador sobre resíduos sólidos

Sócios da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) participaram do VI Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos, organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. O presidente da Abes-RS e diretor de Resíduos Sólidos da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, Darci Campani, destacou... 

22/05/2015
Empresas de saneamento debatem gestão de perdas de água

Com o intuito de compartilhar experiências das melhores técnicas desenvolvidas na gestão de perdas de água, representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (SEMAE), e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do... 

21/05/2015
Abes-RS promove curso de Elaboração de Balanço Hídrico

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), promove, nos dias 21 e 22 de maio, o curso Elaboração de Balanço Hídrico. O evento terá lugar no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado (SENGE-RS), na Avenida Érico Veríssimo, 960, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, das 8h30min às 17h30min, nos dois dias.

A capacitação... 

15/05/2015
Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário

A 2ª edição do Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental trará como novidade maior notoriedade para a categoria Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário. A categoria, voltada para acadêmicos de todas as fases do Curso de Comunicação Social Jornalismo, premiará com R$ 1.000,00 o primeiro lugar, R$ 500,00 o segundo lugar e certificado de menção honrosa para o terceiro colocado. Em 2014,... 

14/05/2015
Evento em Canela alerta para importância da conscientização ambiental de empreendedores e turistas

Alternativas tecnológicas e criativas para preservação do meio ambiente nos empreendimentos turísticos foram destaque ao longo da programação de três dias do Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos - Ambientur, que encerrou nesta quarta-feira (13/05), em Canela. Especialistas abordaram o tema sob diversos aspectos e ficou evidente que o papel de conscientização... 

13/05/2015
Ideias sustentáveis no turismo surpreendem mas ainda precisam crescer no Brasil

Muito mais do que atender bem o cliente, redes hoteleiras e estabelecimentos voltados ao turismo estão demonstrando que é possível surpreender em ações sustentáveis. Os projetos contemplam entre outras ações aproveitamento de água da chuva, geração de energia solar, uso de materiais reciclados e destinação adequada de resíduos. Os cases fizeram parte da programação do II Simpósio Nacional...

12/05/2015
Evento discute o bem maior para o turismo: o meio ambiente

O primeiro dia de atividades do II Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur) destacou aspectos legais e oportunidades de negócios para quem investe na sustentabilidade. São três dias de cursos e palestras dedicadas ao assunto, em evento organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS). As...

11/05/2015
Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas é assunto de reunião em Porto Alegre

Nos dias 13 e 14 de julho de 2015 a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove, em Porto Alegre, o 1º Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas, no qual especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil discutirão o cenário atual e soluções para o problema das perdas de água no país. A organização do evento foi... 

08/05/2015
Abes-RS amplia sua estrutura de atuação e inaugura novo espaço administrativo

A diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), liderada pelo presidente Darci Campani, recepcionou no final da tarde desta quinta-feira (07/05), em Porto Alegre, convidados para a inauguração de suas novas instalações, no Edifício Continental, na Avenida Júlio de Castilhos, 440, sala 131, no centro da Capital.

O...

06/05/2015
Gestão Ambiental voltada ao turismo é tema de evento em Canela em maio

Com o tema Turismo, Desenvolvimento e Sustentabilidade - Mitos e Realidade, acontece em Canela (RS), o II Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur). O evento busca promover a discussão de aspectos institucionais, técnicos e científicos sobre a gestão ambiental de empreendimentos turísticos oportunizando a troca de experiências, divulgação e ampliação... 

22/04/2015
Abertas inscrições para 1ª edição de Seminário Nacional sobre Controle de Perdas de Água

Especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil discutem durante dois dias o cenário atual e soluções para o problema das Perdas de Água no país. O 1º Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas de Água acontece nos dias 13 e 14 de julho no Salão Piratini do Hotel Continental, em Porto Alegre.

No primeiro dia, os temas serão direcionados as perdas aparentes (perdas...

16/04/2015
Grande volume de chuvas não representa ausência de crise hídrica no Rio Grande do Sul

Apesar do grande volume de precipitações anuais e mesmo com densidades e corpos d’água suficientes para suprir as demandas, o Rio Grande do Sul vive em constante crise hídrica em algumas regiões. Por que estes problemas acontecem? Quais são as soluções? A situação hídrica do estado foi tema de ciclo de debates que ocorreu na quinta-feira (16.04). O evento, promovido pela Associação Brasileira... 

15/04/2015
Abes-RS apoia desenvolvimento de carreiras na área do saneamento ambiental

Com objetivo de desenvolver carreiras e fortalecer relacionamento entre jovens e sêniores, o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), oferece um programa de visitas técnicas a diferentes unidades industriais e de gestão ambiental. Nesta quarta-feira (15/04), acontece visita à Central...

13/04/2015
Crise hídrica no Rio Grande do Sul é assunto de ciclo de debates

Com o intuito de debater os problemas hídricos no Rio Grande do Sul, em virtude dos últimos acontecimentos relacionados à falta d’água em outros estados brasileiros, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) realiza o primeiro encontro do "Ciclo de debates 2015: Repensando o desenvolvimento sustentável". O evento acontece na quinta-feira...

09/04/2015
Prazo de entrega dos trabalhos científicos para o Ambientur é prorrogado

As inscrições dos trabalhos científicos para o II Simpósio Nacional Sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur) foram prorrogadas. Interessados em apresentar suas teses em meio ao evento podem enviar seus estudos até quarta-feira (15/04). O Ambientur ocorre entre os dias 11 e 13 de maio no Campus da Região das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Canela.... 

06/04/2015
Cem cidades brasileiras que vão pular por cima da crise

Segundo seis fontes diferentes, “o capital vai para o interior”. O IN-PACT levantou as cem cidades que apresentam o maior potencial de aproveitamento de oportunidades para os próximos cinco anos, baseado em alguns indicadores, tais como energia, hotelaria, tecnologia, energia, super-produção e logística de transportes.

O que faz com que estas cidades sejam consideradas os "botes...

30/03/2015
Defesa de Plano de Dissertação

O Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) convida para a defesa da qualificação de doutorado do aluno Gean Paulo Michel. A defesa acontece no dia 1º de abril às 09h no Auditório Marc P. Bordas no IPH.... 

27/03/2015
Evento debate a relação entre a crise hídrica com a saúde nas cidades

As consequências da crise hídrica para a saúde da população brasileira são temas de mesa redonda que ocorre na terça-feira (31/03) em Porto Alegre. O evento contará com a participação do coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos e diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Sidnei Agra. O encontro é promovido... 

25/03/2015
Abes-RS promove visita para Jovens Profissionais do Saneamento

A Abes-RS promove uma visita à Usina Termelétrica (UTE) da Tractebel em Charqueadas, voltada para o programa Jovens Profissionais do Saneamento. O passeio ocorrerá no dia 1º de abril (01/04), com saída da frente do Theatro São Pedro às 13h30min. A orientação é para que os participantes usem um calçado fechado, para maior segurança. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas... 

23/03/2015
Organização do Ambientur foi tema de encontro em Canela

O Conselho do Fundo de Turismo da Associação Comercial Industrial de Canela (ACIC) realizou reunião almoço, na terça-feira (17/03), para tratar de assuntos do II Simpósio Nacional Sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur), que ocorre em Canela entre os dias 11 e 13 de maio. O encontro marcou a primeira agenda do ano, e pautou os principais assuntos relacionados ao turismo,...

20/03/2015
Cerimônia de fundação do Museu das Águas de Porto Alegre ocorre no domingo

A comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre - MUSA convida a comunidade para a cerimônia de fundação do Museu das Águas de Porto Alegre, que ocorrerá no domingo (22/03). O evento começa às 10h no andar térreo da Usina do Gasômetro que fica na Avenida João Goulart, 551 no centro da cidade.... 

20/03/2015
Tribuna Popular dos Amigos do Museu das Água de Porto Alegre ocorre na segunda-feira

A Associação dos Amigos do Museu das Água de Porto Alegre - AMUSA convida para uma Tribuna Popular. A realização será na segunda-feira (23/03) 14h, na Câmara Municipal de Porto Alegre que fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.... 

19/03/2015
ABES passa a publicar a Revista Brasileira de Ciências Ambientais – RBCiamb e adota o formato digital também na ESA

Seguindo uma tendência mundial e uma diretriz do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Goiânia em 2013, a ABES está intensificando iniciativas para promover a comunicação sustentável. Além de realizar mais videoconferências para reuniões e promover mais ações de interatividade nas redes sociais, a entidade realizará mudanças em suas mídias, entre... 

19/03/2015
Encontro discute parâmetros para adoção de indicadores que medem as perdas de água

Não basta medir, é preciso medir bem para que se tenha o melhor resultado. Com esse fundamento, foi realizada, em Porto Alegre, a 4ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas da ABES-RS no Auditório da Corsan. O encontro, promovido ao longo desta quinta-feira (19/03), trouxe o tema "Indicadores", abordando os cálculos dos Volumes Especiais (Favelas), Operacionais e Recuperados. A abertura... 

18/03/2015
Uma nova realidade no cuidado com a água

Um cenário complexo que precisa contar não só com recursos financeiros, mas adoção de novas tecnologias, criatividade e conscientização da população. O conceito principal é dividido em duas grandes áreas que passam por poder público e população: abastecimento e consumo consciente.

- O Marco Regulatório do Saneamento obrigou as empresas de saneamento e prefeituras a viverem... 

13/03/2015
Prêmio de Jornalismo destacará trabalhos voltados à proteção ao meio ambiente

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (12/03) na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, foi lançada a 2ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. A iniciativa é da ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do RS), ARI (Associação Riograndense de Imprensa), e Braskem. O objetivo é estimular a produção de reportagens...

11/03/2015
Debate sobre Dez anos da Lei Nacional de Biossegurança

Movimentos ambientalistas gaúchos debatem, no dia 24 de março, os 10 anos da Lei Nacional de Biossegurança, responsável por regulamentar a produção e comercialização de transgênicos no Brasil.

O encontro vai abordar os critérios utilizados pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio) na liberação destes organismos – apesar do nome, não faltam questionamentos... 

09/03/2015
Projeto Caronetas terá lançamento na quarta-feira (11/03)

Como solução de mobilidade urbana, o Tribunal de Justiça do RS fará parte do projeto Caronetas, comunidade que oferece a carona como meio de transporte e que busca diminuir o número de carros na rua.

O lançamento acontecerá na quarta-feira (11/03), no Plenário Pedro Soares Muñoz, no Tribunal de Justiça do RS, na avenida Borges de Medeiros, nº 1565, 12º andar.

O...

06/03/2015
I Encontro Técnico Brasil - Alemanha: Tratamento de Resíduos

O encontro é um espaço para reunir profissionais que atuam com gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e/ou interessados na temática. Tendo como intuito a apresentação de tecnologias e soluções, tais como: o reaproveitamento energético, técnicas de remediação, destinação final.
Objective:
The meeting is a space to unite professionals that act in management and the administration...

03/03/2015
Defesa de dissertação

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas convida para a defesa de dissertação de mestrado da aluna Juliana Kaiber da Silva....

02/03/2015
Prêmio de Jornalismo Ambiental será lançado no dia 12

O lançamento da 2° edição Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental ocorre na quinta-feira (12/03) no Espaço Lutzenberger da Casa de Cultura Mário Quintana, a partir das 10h. A escolha das matérias que valorizam a proteção ambiental é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) em parceria com a Braskem e... 

02/03/2015
Defesa de Plano de Dissertação

O Instituto de Pesquisa Hidráulicas convida para a defesa do Plano de Dissertação do aluno Nestor Leonel Muñoz Hoyos.... 

27/02/2015
Norma da Fepam exige novo local para transbordo do lixo em Ijuí

O poder executivo de Ijuí procura uma área para realização do transbordo do lixo. O secretário municipal de Meio Ambiente, Valmir de Quadros, explica que o processo consiste em passar os resíduos recolhidos pelos caminhões para outros os veículos que fazem o transporte até o aterro sanitário de Giruá. Frisou que esta atividade é feita no antigo lixão de Ijuí, mas devido as norma da Fepam... 

27/02/2015
Turismo sustentável pode proteger meio ambiente

O setor turístico movimenta cerca de US$ 1 trilhão por ano, segundo a Organização Mundial do Turismo, OMT. Somente no ano passado, 1,1 bilhão de pessoas viajaram pelo mundo, um aumento de quase 5% em relação a 2013.
Para a agência da ONU, este é um bom resultado, por isso, o setor tem um papel importante na promoção da sustentabilidade. Há dois meses, a Assembleia Geral da ONU aprovou...

25/02/2015
Nova edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental terá evento de lançamento no dia 12 de março

A ARI (Associação Riograndense de Imprensa), ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do RS) e Braskem programaram para o próximo dia 12 de março o lançamento da segunda edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. A promoção conjunta tem o objetivo de incentivar a produção de reportagens que apresentem como foco central a preocupação com o... 

23/02/2015
Preparação para encontro da ONU ocorre no Brasil entre 23 e 25 de fevereiro

Com o objetivo de pensar cidades e países mais sustentáveis, a 3° edição do Habitat ocorre em 2016 em Quito, no Equador. Enquanto o encontro, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), não ocorre, os brasileiros podem iniciar e adiantar alguns pontos do debate durante o Seminário Nacional Habitat. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de fevereiro em Brasília, mas terá transmissão... 

23/02/2015
Ligação residencial é essencial para evitar problemas nas redes de esgoto

O grande público que permanece nas praias gaúchas durante o verão faz com que as redes de esgoto pareçam insuficientes. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), uma das principais ações da população para evitar os problemas nas redes de esgoto é a ligação residencial com as tubulações dos órgãos de saneamento. 

20/02/2015
Defesa de Tese

O Instituto de Pesquisa Hidráulicas convida para a defesa de tese de doutorado do aluno Rafael Batista Zortea....

13/02/2015
BID vai apoiar ações de abastecimento de água no Brasil

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deverá oferecer apoio técnico a questões relacionadas ao abastecimento de água, promovendo intercâmbio de experiências junto a países que passaram por situações de seca similares à que o Brasil vem enfrentando.
O assunto foi tratado na segunda-feira (2) em reunião entre o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e a presidente Dilma Rousseff....

13/02/2015
Hábitos reforçados pela crise hídrica para armazenamento de água podem contribuir para a proliferação da dengue

Atitudes diárias adotadas por conta da crise hídrica podem contribuir para a disseminação da dengue. O alerta é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

O abastecimento intermitente de água leva a população a armazenar água em casa sem o devido cuidado, o que pode ocasionar focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Além disso, utilizar água... 

13/02/2015
Brasil joga fora 37% da água tratada; veja flagrantes do desperdício

A primeira edição do Jornal Nacional, nesta semana, vai começar com o diagnóstico de um mal nacional: o desperdício de água, num momento em que as maiores regiões metropolitanas brasileiras passam por uma crise no abastecimento. Desperdício com vazamentos, desperdício com mau uso.
O pinga-pinga é o sintoma de uma doença que atinge todo o Brasil: o desperdício. Jatos d'água jorram... 

06/02/2015
Encontro debate a importância do meio ambiente para alavancar o turismo

Com o objetivo de demonstrar a importância de preservar o meio ambiente para alavancar o turismo, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) teve audiência com o Secretário de Turismo do RS, Juvir Costella, na manhã de quarta-feira (04/02). A pauta do encontro foi a divulgação do II Simpósio Nacional Sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos... 

05/02/2015
Defesa de Dissertação

O Instituto de Pesquisa Hidráulicas convida para a defesa de dissertação de mestrado da aluna Ruth Angelic Reyes Carvajal.... 

03/02/2015
Excesso de chuvas afasta risco de racionamento de água no verão gaúcho

Acostumados com períodos de falta d’água no verão, os gaúchos podem ficar menos preocupados neste início de ano, pois o excesso de chuvas nas primeiras semanas de 2015 praticamente afasta o risco de racionamento de água. Porém, de acordo com a Associação Brasileira de Engenhar ia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), a garantia da água saindo das torneiras da população... 

30/01/2015
Braskem entrega bicicletários produzidos com plásticos reciclados

A Braskem investe em inovação e sustentabilidade e vê nos ciclistas e nas bicicletas, um caminho para a melhoria da vida de todos.

Para estimular o uso das bicicletas e contribuir com um ambiente melhor, a Braskem entrega bicicletários sustentáveis, em conjunto com a Secretaria da Cultura de Prefeitura de Porto Alegre. Os inovadores bicicletários são produzidos com plásticos reciclados....

29/01/2015
Gestão de Perdas de Água é pauta de reunião com empresas de saneamento do RS

A escassez de chuva, especialmente na região sudeste do Brasil, tem trazido à tona a pauta da falta d’água. Pensando em melhorias para combater as perdas e qualificar a gestão da distribuição e a medição da água, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) promoveu a 3ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas, na manhã dessa terça-feira (27/01),... 

22/01/2015
Pontos impróprios para banho no estado demonstram que planejamento tem que ser aprofundado

O crescimento e a densificação dos balneários, o estágio inicial da aplicação dos instrumentos de planejamento, os despejos de esgotos sem tratamento e a disposição inadequada de resíduos sólidos fazem com que muitos pontos no Rio Grande do Sul estejam impróprios para banho. A consideração é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS),...

18/12/2014
Reunião Almoço faz balanço de ações em 2014 e projeta ano de 2015 no Saneamento

Uma Reunião Almoço promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) com apoio da CORSAN e do DMAE, na Federasul, em Porto Alegre, fez o balanço do ano de 2014 e perspectivas para o ano de 2015. Uma das conquistas mais importantes é que após muitos anos, o país voltou a pensar estrategicamente o saneamento e conta com um plano nacional...

17/12/2014
Expectativas para 2015 do saneamento básico são temas de reunião-almoço na quarta-feira

O panorama atual e as perspectivas para 2015 do saneamento básico no Brasil são temas de reunião-almoço que ocorre na quarta-feira (17/12) no Salão Nobre da Federasul, localizado no Largo Visconde do Cairu, n° 17, 7° andar, Centro de Porto Alegre, às 12h. O encontro é o terceiro realizado do projeto "Saneamento Ambiental em Foco". A palestra será ministrada pelo presidente nacional da Abes,...

17/12/2014
Encontro debate tecnologias limpas e impactos ambientais

A segunda discussão preparatória para o VI Seminário sobre Tecnologias Limpas debateu a importância de tecnologias limpas na minimização dos impactos ambientais. O evento ocorreu na sexta-feira (12/12) em Bento Gonçalves e contou com a presença de profissionais do setor ambiental.

A palestra com a Engenheira Química Rosele de Felippe Wittee Neetzow, do Centro Nacional de Tecnologias... 

17/12/2014
Abes-RS lança livro sobre os 20 anos da Semana da Água

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) lança na quinta-feira (18), às 17h, no Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, Avenida Érico Veríssimo, 960, Menino Deus, em Porto Alegre - o livro "Semana da Água: 20 anos dedicados à proteção das águas no Rio Grande do Sul".

A publicação registra o desenrolar da Semana...

15/12/2014
Especialistas discutem ações para recuperar a condição ambiental do Rio Gravataí

Especialistas discutem ações para recuperar a condição ambiental do Rio Gravataí


O objetivo do encontro foi fortalecer a educação ambiental no âmbito da Bacia Hidrográfica do Comitê Gravathay através de experiências desenvolvidas nas universidades e escolas e em comitês específicos. A intenção foi promover a integração entre professores e gestores municipais e... 

15/12/2014
Água de beber, por Antônio D. Benetti

Todo ser humano necessita de dois litros diários de água de beber. Água limpa, livre de microrganismos patogênicos e compostos químicos que causem doenças. Água agradável de beber, sem gosto e odor que provoquem repulsa no onsumidor. É um direito fundamental de cada ser humano e seu acesso deve ser política pública prioritária e todo governo preocupado com a saúde da população. Mesmo... 

10/12/2014
Redes virtuais e conceitos ambientais foram tema de ciclo de palestras em Porto Alegre

O papel das redes sociais e outras formas de comunicação virtual na transmissão de conhecimentos, formação de redes de relacionamento e mobilização social foi tema de evento nesta quinta-feira (04/12). A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) reuniu jornalistas e usuários de redes sociais da plataforma online para a troca de experiências... 

09/12/2014
Os efluentes de serviços de saúde foram tema de palestra promovida pela Abes-RS

O tratamento dos efluentes de serviços de saúde foi tema de palestra promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS). O encontro que debateu a saúde ambiental ocorreu nesta sexta-feira (05/12) no Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa).

Um dos elementos básicos de suporte à vida, a água, está...

09/12/2014
Convite - Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí

A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, localizada em grande parte na Região Metropolitana de Porto Alegre, é constituída por 9 municípios, total ou parcialmente: Porto Alegre (Zona Norte), Canoas (Zona Sul), Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Glorinha, Taquara e Santo Antônio da Patrulha. Caracteriza-se por terras planas e baixas, com destaque para os banhados. O principal corpo hídrico... 

08/12/2014
Sustentabilidade na Política Industrial

Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento - AGDI convida para a apresentação de ações dentro do tema ambiental.

Programa:
- Resultados da Avaliação do Mercado de Bens de Serviços Ambientais
- Produção Mais Limpa (P+L) - Instrumento do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, para o aumento de eficiência nas empresas
- Gestão de resultados... 

02/12/2014
Saneamento é tema de Reunião-almoço na Federasul

A qualidade do saneamento foi tratada durante a Reunião-almoço "Saneamento Ambiental Em Foco", realizada pela Abes-RS. O encontro trouxe o diretor geral do DMAE, Flávio Ferreira Presser, para apresentar a participação da empresa no PQNS e o coordenador de Obras de Saneamento do Pisa, Valdir Flores, para apresentar o andamento do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) da Prefeitura de Porto Alegre. 

28/11/2014
Evento apresenta ações do Projeto Integrado Sócio Ambiental na capital gaúcha

A 2ª Reunião-almoço promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) acontece na segunda-feira (01/12), em Porto Alegre. O almoço em conjunto com a reunião ocorre no Salão Nobre da Federasul (Palácio do Comércio, Largo Visconde do Cairu, 17 - 7° andar, Centro) às 12h.

O encontro tem como objetivo a apresentação...

28/11/2014
Estação das Águas ocorre no final de semana

A Estação das Águas ocorre neste sábado (29/11) e domingo (30/11) no jardim do DMAE, no bairro Moinhos de Vento. O evento promovido pela Associação Amigos do Museu das Águas de Porto Alegre (AMUSA) possui o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS). A atividade vai disponibilizar a venda de camisetas e obras de arte produzidas por...

26/11/2014
Tecnologias limpas ajudam empresas e protegem o meio ambiente

A importância de tecnologias limpas na minimização dos impactos ambientais foi o assunto principal da 1° Discussão Preparatória para o VI Seminário Sobre Tecnologias Limpas. O evento ocorreu na quarta-feira (19/11) na Ulbra, em Canoas, e contou com a palestra da Engenheira Química Mestre em Ecologia, Rosele de Felippe Wittee Neetzow. O encontro de estudantes, professores e profissionais do... 

24/11/2014
Turismo rural é tema de evento em Canela

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul (ABES-RS) em parceria com a Corsan promove o 4º encontro preparatório para o Ambientur 2015. A atividade voltada ao turismo rural e a sustentabilidade ocorre na terça-feira (25/11) às 18h, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Canela. O evento faz parte da programação do Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental... 

24/11/2014
Gerenciamento de áreas com potencial de contaminação ambiental é tema de evento em Bento Gonçalves

Questões envolvendo o gerenciamento de áreas com potencial de contaminação ambiental serão abordadas no evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Uma palestra sobre o tema e a 2ª discussão preparatória do III Seminário Sul Brasileiro de Gerenciamento...

21/11/2014
Perdas de água é tema de encontro na capital gaúcha

A gestão de perdas de água é essencial para a economia e preservação de recursos hídricos. O caso Cantareira, em São Paulo, ilustra a fragilidade das reservas de água: a possibilidade de chegarem ao fim, que era vista como improvável pela sociedade, até pouco tempo, agora faz parte de uma dura realidade.

No sentido de discutir e melhorar os processos desta gestão, a Abes-RS... 

19/11/2014
Concursos Nº 01/2014 - FEPAM/RS

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul o Edital de Concursos Nº 01/2014, referente ao concurso para provimento de cargos na FEPAM/RS - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler.

O Edital pode ser consultado em http://www.corag.rs.gov.br/, na folha nº 027.... 

17/11/2014
Entidade ambiental estuda abrir sede em Santa Maria para fortalecer conhecimento do tema

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) realiza reuniões com profissionais da região central do estado para desenvolver projeto


Com o objetivo de desenvolver e fortalecer o conhecimento sobre engenharia sanitária e ambiental na região de Santa Maria, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção... 

11/11/2014
Educação ambiental ganha um novo aliado

Uma normativa da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) vai destinar os valores das multas às concessionárias de saneamento também para a educação ambiental. A indicação foi feita pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS). A resolução normativa 68/2014, de 8 de outubro, prevê a aplicação... 

07/11/2014
Ciclo de palestras discute descarte de medicamentos e responsabilidade ambiental

O debate sobre o descarte de medicamentos e a responsabilidade ambiental foi tema de evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) na terça-feira (04/11). Os palestrantes abordaram pontos como os riscos ambientais e à saúde pelo descarte na rede de esgotos ou no solo, a necessidade dos custos do sistema de logística reversa... 

03/11/2014
Iniciativas do saneamento gaúcho serão apresentadas no México

A Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul – que há duas décadas vem sendo promovida pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) – será apresentada durante o 34º Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), em Monterrey, Nuevo...

31/10/2014
Gestão Ambiental é essencial ao desenvolvimento do Turismo

O melhor aproveitamento de espaços turísticos não passa somente pela questão estética do local. A saúde e a segurança são ingredientes essenciais para o desenvolvimento do espaço como atração e estes itens estão intimamente ligados ao cuidado com o meio ambiente e com saneamento. Com isto em mente, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul... 

29/10/2014
Programa incentiva jovens a estudar e buscar especialização no setor ambiental

Com o objetivo de motivar jovens profissionais para atuar no saneamento e qualificar estas pessoas para buscar o protagonismo no setor ambiental, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) realiza o Programa Jovens Profissionais do Saneamento. O JPS desenvolve diferentes atividades, entre as quais se destacam o curso de imersão "Construindo Profissionais... 

24/10/2014
Desenvolvimento do turismo sustentável é tema de debate em Osório

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove o terceiro encontro preparatório para o Ambientur 2015 na tarde de segunda-feira (27/10), em Osório. Os temas dos debates serão os grandes empreendimentos e o desenvolvimento do turismo.

- No mundo inteiro a indústria do turismo é apontada como uma das maiores geradoras de emprego,...

20/10/2014
Fundação Proamb lança campanha para destinação de resíduos à Central em Pinto Bandeira

A Fundação Proamb promove neste mês a campanha para a destinação dos
resíduos sólidos industriais à Central de Disposição de Resíduos, localizada
em Pinto Bandeira.

O aumento da consciência dos efeitos nocivos da destinação inadequada dos
resíduos sólidos, somada à legislação cada vez mais exigente e à
fiscalização eficiente, tem feito aumentar,... 

14/10/2014
Entidades avaliam resultados do programa de conscientização ambiental no Acampamento Farroupilha

Com o objetivo de conscientizar a população e demonstrar a importância da coleta seletiva, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) realizou a 5° edição do "Harmonia Consciente" durante o Acampamento Farroupilha. Coordenadora do projeto da Abes-RS, Alba Ferreira da Rosa faz um balanço sobre o programa e destaca a melhoria na qualidade... 

10/10/2014
Caxias do Sul recebe capacitação de gerenciamento de áreas contaminadas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove curso de capacitação sobre o gerenciamento de áreas potencialmente contaminadas entre os dias 14 e 15 de outubro. O curso visa a conscientização e conhecimentos básicos sobre o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por substâncias químicas decorrentes da atividade antrópica.... 

09/10/2014
Anunciados vencedores do Prêmio de Jornalismo Ambiental

A noite de quinta-feira (09/10) foi de reconhecimento para profissionais da mídia que melhor trouxeram para sociedade a discussão de temas ambientais. O Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental no Rio Grande do Sul agraciou os vencedores nas categorias Jornalismo impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo, além do Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário.... 

03/10/2014
Carta para candidatos ao Governo do RS questiona propostas na engenharia sanitária e ambiental

A Carta Aberta aos candidatos ao cargo de governador do Rio Grande do Sul tem como objetivo promover uma análise da gestão dos recursos hídricos e sua interligação com outros temas vinculados ao saneamento ambiental. O documento lembra que o estado vem sofrendo problemas relativos à disponibilidade de água com frequentes períodos de estiagem que comprometem a safra no Noroeste ou na Metade... 

03/10/2014
RS é pioneiro na criação de Câmara Temática Estadual que vai trabalhar na redução de perdas de água

Com o objetivo de unir forças no combate ao desperdício de água através de perdas, foi criado na tarde desta sexta-feira (03/10) a primeira Câmara Temática Estadual no Brasil. A atividade, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) seção Rio Grande do Sul, em reunião almoço na Federasul, trouxe especialistas no assunto para mostrar a importância da...

02/10/2014
Reunião-almoço debate impactos das perdas de água nas redes de abastecimento público

Com o objetivo de discutir os impactos das perdas de água nas redes de abastecimento público e as alternativas de enfrentamento do problema, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove reunião-almoço na sexta-feira (03/10). O evento ocorre no Salão Nobre da Federasul, localizado no Largo Visconde de Cairú, n° 17, 7° andar, às 12h.... 

01/10/2014
Monitoramento remoto é aliado na promoção do desenvolvimento sustentável

A contribuição das tecnologias de monitoramento remoto para a promoção da Qualidade ambiental foi o tema central do 2º encontro do Ciclo de Debates "Repensando o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul frente às ferramentas de trabalho do Século XXI". A atividade foi realizada na última quarta-feira (24/09) através de uma parceria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária...

12/08/2014
Parceria promove ciclo de palestras sobre saneamento e meio ambiente

SENGE-RS e ABES-RS realizam eventos nos meses de agosto, setembro e outubro sobre inspeção veicular e a qualidade do ar em regiões metropolitanas; aproveitamento energético de resíduos e eficiência energética no saneamento; e a importância da manutenção dos serviços
Parceiros desde 2009, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) e o Sindicato... 

12/08/2014
Quase 40% da água tratada no Brasil não chega à torneira da população

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (ABES-RS), promove curso sobre "Diagnóstico de Perdas de Sistemas de Abastecimento de Água" com o intuito de debater as principais soluções para o problema.

A falta de medição adequada e o alto índice de perdas de água no Brasil são os principais motivos para os números de desperdício de água potável apresentados... 

08/08/2014
CARTA DE BRASÍLIA

Os participantes do XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos,
promovido em Brasília, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária
e Ambiental, entre os dias 06 e 08 de agosto de 2014, tendo como tema
central: “Os desafios para implantação da Política Nacional”,
Considerando que:
- Já são decorridos quatro anos da entrada em vigor da Lei 

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30