Fique por dentro

Abes-RS elogia realização de obras de esgotamento sanitário na Região Metropolitana

21/12/2015 | ABES-RS

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS destaca ação do governo gaúcho e Corsan que irá beneficiar 150 mil pessoas em Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Viamão e Sapucaia do Sul

A assinatura da ordem de serviço para realização de três obras de esgotamento sanitário que irão beneficiar seis municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, realizada pelo governador José Ivo Sartori e pelo presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Presser, na sexta-feira (18/12), é vista como uma ação positiva pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS).

Com um investimento de R$ 53,7 milhões, a Corsan vai desenvolver o trabalho que prevê a implantação de redes coletoras de esgoto em Alvorada e Esteio e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Cachoeirinha. As obras ainda trarão benefícios para os municípios de Viamão, Sapucaia do Sul e Gravataí, atingindo, diretamente, 150 mil pessoas.

Para o presidente da Abes-RS, Alexandre Bugin, trata-se de uma obra extremamente necessária, pois representa um ganho substancial na capacidade de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de Porto Alegre, além de potencializar um avanço na despoluição dos rios dos Sinos e Gravataí.

- São dois rios que estão entre os mais poluídos do Brasil, de acordo com dados do IBGE. E boa parte da inutilização das águas destes rios é causada pelo baixo índice de tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul, que chega a apenas 12%. Investir em saneamento sempre vai representar um acréscimo na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da população. Então, essa ação do Governo do Estado e da Corsan merece elogio - aponta Bugin.

No evento realizado no Palácio Piratini, em Porto Algre, também foi assinada a delegação de competência entre a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação e a administração de Viamão para definir formas de atuações nas questões de saneamento básico.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30