Fique por dentro

Gerenciamento de áreas contaminadas será debatido em seminário promovido pela Abes-RS

29/10/2015 | ABES-RS

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promoverá a discussão do tema nos dias 11 e 12 de novembro, em Porto Alegre

Avaliar os rumos e a evolução da gestão de áreas contaminadas no Brasil, em nível federal, estadual e municipal. Esse é o objetivo principal do III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promoverá nos dias 11 e 12 de novembro, em Porto Alegre, em parceria com a Fepam. O evento ainda contará com a apresentação de cases de sucesso e novas tecnologias e tendências do mercado de prevenção, avaliação, monitoramento e remediação ambiental de solos e água subterrâneas.

Coordenador geral do seminário, o geólogo Fernando Zorzi destaca a importância do tema em debate, especialmente por viabilizar a promoção da integração dos estados do Sul do Brasil na busca pela padronização de ações dos órgãos ambientais.

- O evento nos permite trazer novos olhares para uma questão tão fundamental que envolve o gerenciamento ambiental das áreas contaminadas ou com potencial de contaminação, bem como a saúde da população envolvida. Reunimos profissionais de diversas áreas que possibilitarão um debate aprofundando sobre a mudança de paradigmas em relação ao controle dos problemas ambientais, já que, atualmente, os estados brasileiros contam com ferramentas mais sólidas para o gerenciamento de áreas contaminadas - avalia.

A programação do seminário prevê a discussão de temas como os rumos do gerenciamento de áreas contaminadas no âmbito dos estados e nacional, ferramentas técnicas para tomada de decisão no gerenciamento de áreas contaminadas, gestão da qualidade na amostragem e análises laboratoriais, tecnologias para investigação de áreas com potencial de contaminação e tecnologias para remediação de áreas contaminadas, entre outros.

Entre os painelistas, estão confirmados nomes como a diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Veloso; a promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Annelise Monteiro Steigleder; o diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto; o responsável técnico do setor de áreas contaminadas da FEPAM, engenheiro químico Mário Rogério Kolberg Soares; o técnico responsável pelo Setor de Avaliação e Auditoria de áreas contaminadas da CETESB, engenheiro Rodrigo César de Araújo Cunha; e consultores técnicos de empresas consagradas no mercado.

Promovido pela Abes-RS, o evento conta com a corealização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O seminário ocorrerá no Hotel Continental, no Centro de Porto Alegre. Interessados em participar do III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas podem se inscrever por intermédio do site http://www.abes-rs.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3212.1375 ou e-mail abes-rs@abes-rs.org.br.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30