Fique por dentro

Conhecidos os vencedores do 2º Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental

28/10/2015 | ABES-RS

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem premiaram jornalistas que contribuem para promoção da sustentabilidade


O Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, foi palco, na noite de terça-feira (27/10) da solenidade de entrega do 2º Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental, iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem. Foram premiadas as melhores matérias produzidas, no último ano, sobre o meio ambiente.

O reconhecimento aos profissionais da mídia que levaram para a sociedade a temática de proteção ao meio ambiente, agraciou vencedores em seis categorias: Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário. O foco do prêmio é o de divulgar experiências positivas, com destaque para a aplicação de novas tecnologias, em especial na área do saneamento ambiental, bem como esforços de empresas e entidades, escolas e universidades, pessoas e instituições públicas e privadas na busca de soluções para o setor. No total, 106 jornalistas e 13 estudantes inscreveram 209 trabalhos, número que superou, com larga margem, os 89 inscritos em 2014.

A vice-presidente da Abes-RS, Jussara Kalil Pires, destacou a importância do reconhecimento, que valoriza reportagens sobre preservação e saneamento ambiental desenvolvidas no Rio Grande do Sul.

- Cada vez mais é vital conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente. É fundamental que a informação seja transmitida de maneira correta, por isso, é importante que ela venha dos jornalistas. Estamos muito felizes em ver o grande número de profissionais e trabalhos que participaram da edição deste ano - salientou Jussara.

O presidente da ARI, João Batista de Melo Filho, também deu ênfase ao serviço que a imprensa presta quando aborda um tema tão necessário para a saúde do planeta, como a preservação ambiental.

- Além de estimularmos a divulgação do conhecimento sobre meio ambiente, mostramos que sustentabilidade é mais do que apenas preservar a vida do homem, mas cuidar da vida como um todo. Além disso, reverenciamos a memória de um grande apaixonado pelo tema, José Lutzemberger - pontuou o dirigente.

Representando o prefeito municipal de Porto Alegre, José Fortunati, o secretário de Meio Ambiente, Mauro Gomes de Moura, foi outro a valorizar a iniciativa que parte da premissa de promover a educação social em busca um lugar melhor para todos viverem

Na categoria Impresso, o 1º lugar ficou com Lara Correa Ely do Jornal Zero Hora com a matéria "Paisagem Abandonada". Em Fotojornalismo, Luis Tade Vilani, do Jornal Zero Hora, pelo trabalho "Porto Alegre, Cidade Ocupada". Em Radiojornalismo, Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha com a reportagem "Os Caminhos do Lixo", foi o grande vencedor. O 1º lugar em Telejornalismo ficou com Fábio Almeida, da RBS TV pela série intitulada "Descaso com as Águas". Na categoria webjornalismo o 1º lugar foi de Marcelo de Oliveira Kervalt com a matéria "O Nosso Lixo" do site do Jornal NH, de Novo Hamburgo.

O Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário foi conquistado pela estudante Bruna Weber Correa, da Feevale pela matéria "Realidade dos Catadores e Importância da Reciclagem". Foi entregue também reconhecimento ao Jornal Zero Hora pelo título de veículo com maior número de trabalhos inscritos. As instituições com maior número de participantes foram a Feevale e a UniRitter.

O diretor de Relações Institucionais da Braskem, João Ruy Freire, falou sobre como notícias que incentivam ações sustentáveis podem ter influência positiva sobre a população.

- Acredito que estamos realizando uma iniciativa que insere toda a sociedade no debate em torno da sustentabilidade. E isso é importantíssimo para transformarmos para melhor o lugar que vivemos - afirmou Freire.

Os primeiros colocados em cada categoria ganharam premiações de até R$ 5 mil. Os vencedores receberam, ainda, troféus produzidos com plásticos reciclados pela Suzuki Recicladora. Idealizado por Mauro Fuke, o projeto pesa 1,5 kg, o que equivale a cerca de 550 sacolas plásticas recicladas.

Vencedores - Prêmio Jornalismo Ambiental

Jornalismo Impresso

1º Lugar
LARA CORREA ELY
Matéria: PAISAGEM ABANDONADA
Veículo: JORNAL ZERO HORA

2º Lugar
LEANDRO MARIANI MITTMANN
Matéria: O SOLO RESPONDE AO TRATAMENTO RECEBIDO
Veículo: REVISTA A GRANJA

Menção Honrosa
DÉBORA REGINA ERTEL
Matéria: SÉRIE PROJETO VERDE SINOS
Veículo: JORNAL NH

Fotojornalismo

1º Lugar
LUIS TADEU VILANI
Matéria: PORTO ALEGRE, CIDADE OCUPADA
Veículo: JORNAL ZERO HORA

2º Lugar
RAMIRO FURQUIM FILHO
Matéria: LEI DAS CARROÇAS CHEGA AO CENTRO
Veículo: JORNAL METRO

Menção Honrosa
MATEUS BRUXEL
Matéria: GUARDA-PARQUE ARGÍLIO: O AMIGO DAS PLANTAS
Veículo: JORNAL DIÁRIO GAÚCHO

Radiojornalismo

1º Lugar
EDUARDO MATOS
Matéria: OS CAMINHOS DO LIXO
Veículo: RÁDIO GAÚCHA

2º Lugar
ISABELA CAETANO KUSCHNIR
Matéria: O CAMINHO DA ÁGUA NO RIO GRANDE DO SUL
Veículo: RÁDIO BAND NEWS FM

Menção Honrosa
MARIANA DE FREITAS
Matéria: A CONVERSÃO DOS CAMPOS SULINOS: ÁREAS TÊM BIODIVERSIDADE SUBESTIMADA E POSSUEM PROTEÇÃO QUESTIONADA
Veículo: RÁDIO METRÓPOLE

Telejornalismo

1º Lugar
FÁBIO ALMEIDA
Matéria: SÉRIE: DESCASO COM AS ÁGUAS
Veículo: RBS TV

2º Lugar
CAROLINA WILLEKER
Matéria: ESPECIAL O GUAÍBA
Veículo: TV COM

Menção Honrosa
MARCOS FERNANDO RUSCHEL
Matéria: PRODUTORES REAPROVEITAM RESÍDUOS DE SUÍNOS
Veículo: TV UNIVATES

Webjornalismo

1º Lugar
MARCELO DE OLIVEIRA KERVALT
Matéria: O NOSSO LIXO
Veículo: JORNAL NH

Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário

1º Lugar
BRUNA WEBER CORREA
Matéria: REALIDADE DOS CATADORES E IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
Veículo: TV FEEVALE

2º Lugar
CÂNDIDA SCHAEDLER
Matéria: POR QUE O BRASIL RESISTE AO ALIMENTO VERDE
Veículo: FAMECOS - PUCRS

Menção Honrosa
LEONARDO PUJOL NUNES
Matéria: O CLIMA E O MOSQUITO
Veículo: UNIRITTER

Reconhecimento

Veículo com maior número de trabalhos inscritos:

JORNAL ZERO HORA

Instituições de ensino com maior número de inscritos:

UNIRITTER

FEEVALE

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30