Fique por dentro

Abes-RS participa do maior evento de saneamento da América Latina

07/10/2015 | ABES-RS

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (Abes-Rs) está presente no 28º CBESA, no Rio de Janeiro, participando efetivamente das discussões


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (Abes-Rs) está presente na 28º edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA). O evento, que ocorre até quinta-feira (08/10), no Rio de Janeiro, é considerado o mais importante encontro de saneamento da América Latina. O encontro reúne os nomes mais importantes do setor no Brasil e convidados internacionais para debater a crise hídrica no país, as alterações climáticas e a gestão do saneamento.

- O Congresso é um momento de reencontro dos profissionais que atuam no setor. Um importante espaço de trocas de experiências, de divulgação de pesquisas e estudos, de articulação técnico-política do setor. É importante destacar que, mesmo num momento de dificuldade econômica, as companhias de saneamento, universidades e sindicatos profissionais investiram na qualificação e fizeram deste mais um grande evento - avalia a vice-presidente da Abes-RS, Jussara Kalil Pires.

A dirigente está acompanhada do presidente da Abes-RS, Alexandre Bugin, que coordenou o painel "Soluções Empresariais Ambientalmente Sustentáveis", no dia 5 de outubro. O foco foi a sustentabilidade no desenvolvimento de produtos. O ex-presidente e representante junto ao Conselho Diretor Nacional da Abes, Darci Campani, foi coordenador e palestrante do painel "Relações entre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e o Saneamento Ambiental’, no dia 6 de outubro.

O coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas de Água da Abes-RS, Ricardo Rover, foi um dos organizadores do painel "Gestão e Controle de Perdas de Água", no dia 6 de outubro, reunindo palestras de especialistas da área, bem como as cartas formuladas no 1º Seminário Nacional sobre Controle de Perdas, realizado em julho deste ano, em Porto Alegre, direcionadas ao Governo Federal e às empresas de saneamento, contendo ações consideradas prioritárias ao fortalecimento e desenvolvimento das atividades de gestão de perdas e do saneamento em nível nacional.

Para o presidente da Abes-RS, o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é um evento fundamental para aprofundar o debate em torno da construção de uma agenda mínima para o saneamento nos próximos anos.

- Cada vez mais a água é uma prioridade de todos, tendo em vista a escassez hídrica. A Abes, por meio desta nova edição do CBESA, reforça sua contribuição na promoção da discussão e busca de soluções para a questão do saneamento no Brasil - diz Alexandre Bugin.

O Congresso traz ainda em sua programação o Fórum de Meio Ambiente, que será realizado pela segunda vez dentro do evento, o Fórum de Resíduos Sólidos, em sua quarta edição, o Campeonato de Operadores e encontro do programa Jovens Profissionais do Saneamento. A programação do evento está disponível no site http://www.abes-dn.org.br/28cbesa/index.php.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30