Fique por dentro

Abes-RS alerta que valorizar e usar a água de forma sustentável é proteger a vida no planeta

05/10/2015 | ABES-RS

Presidente da entidade, Alexandre Bugin, falou, na solenidade de encerramento da Semana da Água, sobre a importância de preservar os recursos hídricos da Terra

Solenidade, teatro e gincana foram as atividades que marcaram, na tarde de sexta-feira (02/10) o encerramento da 22ª Semana Interamericana da Água, 15ª Semana Estadual da Água e 5ª Semana Municipal da Água de Porto Alegre, iniciativas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria órgãos estaduais, municipais, não governamentais e entidades privadas. O evento ocorreu no jardim da Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na capital.

O presidente da Abes-RS, Alexandre Bugin, destacou a importância da sociedade em geral se preocupar com a manutenção dos recursos hídricos, protegendo, valorizando e usando a água de forma sustentável.

- Há 22 anos, quando a Semana Interamericana da Água foi criada, a ideia era levar para as gerações futuras essa cultura de preservar os recursos hídricos, consumindo-os de forma responsável para que não acabem precocemente. Hoje, vemos muitos lugares no planeta enfrentando a falta de água potável e isso é inaceitável, pois água é vida para os seres humanos e para a natureza - salientou Bugin.

O dirigente também agradeceu as parcerias do Dmae e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nas ações que mobilizam a sociedade porto-alegrense e gaúcha em defesa da água. Bugin também pediu às crianças das escolas municipais presentes na solenidade que procurem se envolver cada vez mais com a questão de preservação do produto.

O diretor geral do Dmae, Antonio Elisandro de Oliveira, falou que o debate em torno da escassez da água potável é cada vez maior. Segundo ele, é uma tarefa de todos evitar o uso descontrolado da água e o seu desperdício, pois, dessa forma, o líquido irá faltar muito em breve.

- Quase um terço da população mundial sofre com a falta de água potável atualmente. Temos que disseminar, com muito mais força, a ideia de que é preciso consumir o produto com responsabilidade, além de evitar a poluição de rios e nascentes que nos abastecem. Afinal, esse recurso natural é essencial para todas as formas de vida na Terra - enfatizou Antonio de Oliveira.

O evento de encerramento da 22ª Semana Interamericana da Água, 15ª Semana Estadual da Água e 5ª Semana Municipal da Água de Porto Alegre teve, além das falas de Alexandre Bugin e Antonio Elisandro de Oliveira, a apresentação do espetáculo de teatro Filhos da Terra - O Encanto da Cascata, da Companhia Luz & Cena. E, ainda, a realização da 11ª Gincana Ambiental, da qual participaram cerca de 200 estudantes de quatro escolas municipais de ensino fundamental de Porto Alegre: EMEF Gabriel Obino, EMEF Neusa Goulart Brizola, EMEF Governador Ildo Meneghetti e EMEF Professor Anísio Teixeira.

A edição 2015 da Semana da Água, que vai de 26 de setembro a 03 de outubro, tem como tema central "Água é Tudo", apresentando uma programação bastante variada, com atividades distribuídas pelas diversas Bacias Hidrográficas do Estado, atingindo cerca de um milhão e meio de pessoas.

Durante sete dias, foram desenvolvidas, em todo o Estado, cerca de 1,3 mil atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento, escolas, clubes de serviços, organizações não governamentais, comitês de bacia e outras entidades sensíveis à importância da água para o desenvolvimento econômico e social.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30