Fique por dentro

Série de eventos no estado marcam a celebração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania

23/09/2015 | ABES-RS

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul e parceiros promovem ações de mobilização da sociedade a respeito da preservação do ambiente

A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) consagraram o terceiro sábado do mês de setembro para celebrar a limpeza e a cidadania. A ação, intitulada Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania (Diadesol), chega a sua 12ª edição em 2015, buscando mobilizar a sociedade para a responsabilização pela manutenção das cidades limpas e pela redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos.

No Rio Grande do Sul a iniciativa conta com total apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), que promove atividades próprias relativas à data, além de incentivar que instituições parcerias também promovam suas ações. Uma das principais iniciativas da entidade no Diadesol foi o projeto Harmonia Consciente, realizado de 5 a 19 de setembro, no Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirostky Sobrinho, em Porto Alegre. O projeto buscou conscientizar os integrantes dos piquetes acampados e os visitantes do parque sobre a importância da coleta seletiva de resíduos, e dos cuidados que os assuntos ambientais devem ter.

A vice-presidente da Abes-RS, Jussara Kalil Pires, destaca que o Diadesol é uma iniciativa fundamental na conscientização da sociedade sobre a importância de manter limpas nossas casa e cidades, lembrando a todo o cidadão sua responsabilidade na manutenção do ambiente limpo e livre de riscos de contaminação.

- As iniciativas que a Abes-RS promove, vinculadas ao Diadesol, pretendem chamar a atenção da sociedade para os resíduos sólidos que ela gera. Mas o compromisso de criar novas alternativas para minimizar a geração destes resíduos deve ser de cada cidadão - ressalta Jussara.

Até o final de 2015, outras ações da Abes-RS e instituições parceiras estarão vinculadas às celebrações do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania. Entre elas, o II Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 22 a 25 de setembro, no qual Jussara Kalil participará, no dia 24, às 17h, como painelista do debate "Planejamento Ambiental em Múltiplas Instâncias Político-Geográficas", juntamente com José Antonio Adamoli, do Corede Serra Gaúcha; Sérgio Rasador, da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne); Rudimar Caberlon, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga); e Mario Saffer, da Engebio Engenharia.

Ainda no dia 24 de setembro, e também em Caxias do Sul, será realizado o evento "Resíduos e Rejeitos", iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), a partir das 13h30min, na sede da entidade, Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, bairro Jardim América.

O engenheiro químico e conselheiro fiscal da Abes-RS, Mário Saffer, falará sobre o tema "Resíduos e Rejeitos - Sistema de tratamento conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos".

Já no dia 1º de outubro, em Porto Alegre, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE/RS), na avenida Érico Veríssimo, 960, em Porto Alegre, será realizada nova edição do ciclo de palestras Abes-RS e SENGE "Saneamento e Ambiente: Encontros da Engenharia", abordando o tema "Mercado de Prestadores de Serviços Ambientais na Gestão de Resíduos Sólidos Industriais".

O evento, com início previsto para às 18h, terá palestras da engenheira e professora Rejane Tubino, do engenheiro químico da FEPAM, Mario Rogerio Soares e do engenheiro químico do Grupo Renova, Gilson Luís Machado.

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como Diadesol das Américas, cuja expressão é de origem espanhola Dia de los Desechos Sólidos. Desde a criação as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30