Fique por dentro

Piquetes sustentáveis são premiados pelo projeto Harmonia Consciente

21/09/2015 | ABES-RS

Iniciativa desenvolvida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, reconheceu destaques em ações de preservação ambiental

Os piquetes que se destacaram nos cuidados com os resíduos sólidos durante o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, foram homenageados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com a Braskem e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da capital, no início da noite de sexta-feira (18/09). A solenidade marcou a premiação dos cinco piquetes que se destacaram tanto na separação de resíduos como em atitudes de preservação ambiental durante sua permanência no Parque. Dos cerca de 370 participantes, venceram os piquetes Figueira do 35, Lendas do Sul, Tropeiros da Justiça e Vento Sul, todos de Porto Alegre, e João de Barro, de Dois Irmãos.

Cada um dos vencedores da distinção "Destaque em Cuidados com os Resíduos Sólidos" receberam um banco plástico ecológico, doados pelo Sinplast, e elaborado com a utilização de 2.500 sacolas plásticas , uma placa e certificado alusivos à conquista obtida no Harmonia Consciente. Ao entregar os prêmios, a vice-presidente da Abes-RS, Jussara Kalil Pires, lembrou que a iniciativa é fundamental para estimular os piquetes a encaminharem os resíduos de forma adequada, além de promoverem outras ações sustentáveis.

- A Abes-RS fica feliz em unir tradição e consciência ambiental por meio do Harmonia Consciente. Nos últimos anos, conseguimos reunir mais de 60 toneladas de resíduos recicláveis como copos descartáveis, garrafas plásticas e de vidro, entre outros, que foram encaminhados aos galpões de triagem. Os piquetes exercem um papel importante nessa ação, disseminando iniciativas sustentáveis não apenas para seus integrantes, mas para o público em geral, aqui no parque, e, posteriormente, em suas cidades de origem - afirmou Jussara.

A coordenadora do projeto da Abes-RS, Alba Ferreira La Rosa, aponta que muitas iniciativas positivas dos piquetes estão sendo observadas nos seis anos de realização do Harmonia Consciente.

- Se no passado não havia qualquer preocupação com o meio ambiente, hoje podem ser percebidas ações importantes como captação de água da chuva, compostagem, instalação de caixas de gordura nas pias e uso de louça, ao invés de descartáveis - falou Alba.

Além dos cinco piquetes mais destacados no Harmonia Consciente, outros dez receberam certificados pelo empenho demonstrado em participar da ação. Foram eles: Carrapicho do Campo Novo, 12 de Outubro, AJURIS, Amigos da Tradição (HPS), Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande, Liberdade, Galpão Amigos da Fronteira, Botoneira Crioula, Desgarrados da República e Sinuelo do Cristal.

Além de Jussara Kalil Pires e Alba La Rosa, a solenidade de premiação contou com a presença de do diretor-geral adjunto do DMLU, Vercidino Albarello; o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilha 2015 Giovani Tubino,; e o prefeito do Parque da Harmonia, Paulo Matukait.

O projeto Harmonia Consciente faz parte da comemoração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania criado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambienta (AIDIS) e pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), celebrado no terceiro sábado do mês de setembro. A iniciativa conta com o apoio do DMLU, Braskem, Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast), Prefeitura do Acampamento Farroupilha e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Os resíduos recicláveis coletados no Acampamento são distribuídos nas 19 cooperativas da capital gaúcha.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30