Fique por dentro

ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética Realiza 16ª Reunião

16/08/2019 | ABES-RS

ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética Realiza 16ª Reunião

Com a presença de 74 profissionais, realizou-se na Câmara de Vereadores de São Leopoldo importante reunião da CT Gestão de perdas e Eficiência Energética da ABES-RS.
Nesta reunião tratou-se de dois assuntos muito atuais e de grande interesse às empresas e técnicos que atuam nestas áreas estratégicas: Taxa de crescimento Natural das Perdas, e Redução de Pressões com Geração de Energia Elétrica.
A primeira palestra foi proferida por Ricardo Röver Machado, engenheiro da CORSAN e coordenador desta Câmara Técnica da ABES-RS, que discorreu sobre elementos técnicos relacionados à pesquisa de vazamentos, redução de pressões, setorização e ações a realizar para evitar o crescimento das perdas. Ensinou também a calcular a taxa de crescimento natural, a partir de planilha e exemplo prático.
Na segunda palestra, o Engº Everson Gardel de Melo, Diretor de Manutenção do SEMAE apresentou um case de grande sucesso do SEMAE: a implantação de um turbogerador (Marca Higra) onde havia uma estação de bombeamento. Foram apresentados detalhes técnicos, as análises realizadas e as vantagens de terem substituídos os motores que estavam instalados pelo equipamento que, ao mesmo tempo em que reduz pressões, produz energia elétrica, reduzindo de modo impressionante a tarifa de energia elétrica e as perdas de água no setor.
Após as palestras houve um período de debates, e ao final, uma visita técnica ao local de instalação do turbogerador.
Participaram desta reunião profissionais da CORSAN, DMAE, SEMAE, COMUSA, Água de Ivoti, RGE, COESTER, HIGRA, Altus, UNISINOS e profissionais liberais que atuam nestas áreas.
“Esta Câmara Técnica nasceu do sonho de vermos reunidos em uma mesma sala profissionais de diversas empresas, compartilhando conhecimentos e experiências, exatamente o que temos visto a cada reunião”, afirma o engº Ricardo Röver Machado, coordenador da CT Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-RS e da ABES-Nacional.
A próxima reunião está prevista para o mês de novembro de 2019. Maiores informações através dos contatos que constam no site http://www.abes-rs.org.br

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30