Fique por dentro

Acampamento gaudério e sustentável

17/09/2015 | ABES-RS

Projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove a conscientização da importância da separação de resíduos

O Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirostky Sobrinho ou Parque Harmonia, em Porto Alegre, tem churrasco, chimarrão, música tradicionalista e também tem coleta seletiva. Através de uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) é feito o estímulo para que os piquetes encaminhem os resíduos de forma adequada, além de promoverem outras ações sustentáveis.

São mais de 380 piquetes reunidos no local e, se no passado, não havia qualquer preocupação com o meio ambiente, hoje podem ser percebidas iniciativas como captação de água da chuva, compostagem e instalação de caixas de gordura nas pias. A coordenadora do projeto da Abes-RS, Alba Ferreira La Rosa, comenta os resultados que estão sendo percebidos.

- Percebemos, a cada ano que passa, que os piquetes estão buscando se informar e participar da nossa ação de forma consciente. Eles disseminam não apenas para seus integrantes, mas para o público em geral, a importância da coleta seletiva - disse.

Alba ainda valoriza a participação dos 18 voluntários, oriundos da Escola nFactum, da UniRitter e da UFRGS, que prestam uma colaboração fundamental nas visitas de conscientização e de avaliação dos 366 piquetes instalados no Parque da Harmonia durante a Semana Farroupilha.

Um dos piquetes que está participando efetivamente da iniciativa da Abes-RS é o Piquete Estadual Galponeiros do Arambaré. Para o capataz Eglis Debus, a iniciativa da associação é valiosíssima, pelo fato de não apenas preservar o ambiente do Parque da Harmonia, mas, também, por promover a conscientização sobre a importância das ações sustentáveis para todos os rincões do Rio Grande do Sul.

A ação teve início no dia 5 de setembro e segue até o dia 19 de setembro, véspera do Desfile Farroupilha. A iniciativa faz parte da comemoração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania criado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambienta (AIDIS) e pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS).

O projeto está em sua 6ª edição. Na fase inicial foi feito trabalho de conscientização e orientação aos presentes. Agora, acontece a avaliação e escolha dos cinco piquetes mais atuantes que receberão o prêmio "Destaque em Cuidados com os Resíduos Sólidos". A premiação irá ocorrer na sexta-feira (18.09), a partir das 18h, no Palco Central do Parque da Harmonia. A iniciativa conta com o apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), Braskem, Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast), Prefeitura do Acampamento Farroupilha e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Os resíduos recicláveis coletados no Acampamento são distribuídos nas 19 cooperativas da capital gaúcha.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30