Fique por dentro

Projeto visa a consciência ambiental no Acampamento Farroupilha

04/09/2015 | ABES-RS

Harmonia Consciente ocorre de 5 a 19 de setembro, no Acampamento Farroupilha, buscando chamar atenção de acampados e visitantes para a importância da coleta seletiva de resíduos

Entre os dias 5 e 19 de setembro a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) estará promovendo a 6ª edição do Projeto Harmonia Consciente. A iniciativa busca conscientizar acampados e visitantes e demonstrar a importância da coleta seletiva de resíduos. A atividade é desenvolvida no Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirostky Sobrinho ou Parque Harmonia, em Porto Alegre, mostrando aos integrantes dos cerca de 380 piquetes presentes, a necessidade de cuidar, fortemente, dos assuntos ambientais.

A coordenadora do projeto da Abes-RS, Alba Ferreira da Rosa, destaca que a ação desenvolvida desde 2010, que integra as atividades de comemoração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania criado pela Associação Pan Americana de Engenharia Sanitária e Ambienta (AIDIS) e pela Organização Mundial de Saúde(OPAS) desde 2002, já está produzindo efeitos positivos junto aos piqueteiros.

- Observamos, nos últimos cinco anos, a mudança dos hábitos dos integrantes dos piquetes. Eles estão recebendo bem as orientações que passamos e passam a ter uma atitude mais vinculada à preservação ambiental. Alguns dos piquetes promovem a coleta de água da chuva para irrigar hortas, realizam a compostagem e instalam caixas de gordura nas pias. É um avanço importante em direção à conscientização - lembra Alba.

Na sua 6ª edição, o projeto estará presente na rotina dos 380 piquetes que participam do Acampamento Farroupilha. Na primeira semana de realização da iniciativa, o grupo de 18 voluntários irá orientar os acampados sobre a correta separação dos resíduos recicláveis. Na segunda semana, será feita a avaliação da coleta seletiva e a conduta dos diferentes piquetes. Ao final, os cinco piquetes que se destacarem receberão o prêmio "Destaque em Cuidados com os Resíduos Sólidos". O projeto conta com o apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), Braskem, Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast), Prefeitura do Acampamento Farroupilha e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

- O volume de resíduos recicláveis que encaminhamos às cooperativas durante o Acampamento Farroupilha é maior a cada ano, deixando de ir para os aterros. Além disso, a conscientização da população através de uma educação continuada é o que nos leva a manter este projeto - afirma Alba Ferreira da Rosa.

De acordo com informações do DMLU, os resíduos recicláveis coletados no Acampamento são distribuídos nas 19 cooperativas da capital gaúcha, gerando benefícios para mais de 600 famílias. A Abes-RS lembra, ainda, que a separação correta dos resíduos sólidos é uma exigência da Lei de Resíduos Sólidos de 2010, da Política Nacional de Resíduos e os piquetes precisam cumprir também no Acampamento Farroupilha como todo cidadão.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30