Fique por dentro

Curso mostra a importância do reúso de águas servidas

24/08/2015 | ABES-RS

Iniciativa da Abes-RS busca capacitar profissionais da área de saneamento e afins.


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), promove, entre os dias 25 e 27 de agosto o curso Reúso de Águas Servidas, com o objetivo de capacitar profissionais da área de saneamento e afins, disponibilizando informações e tecnologias relativas a reutilização da água originada de esgotos. O evento terá lugar no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado (SENGE-RS), na Avenida Érico Veríssimo, 960, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min, nos três dias, totalizando 24 horas/aula.

Podem se inscrever para o curso engenheiros, químicos, arquitetos e biólogos que atuam no campo da engenharia sanitária, além de profissionais que desejam adquirir novos conhecimentos em relação às disponibilidades e tecnologia de reúso de águas servidas, bem como estudantes do último período de graduação, com conhecimento básico de tratamento de esgotos. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no site da Abes-RS, http://www.abes-rs.org.br, acessando a aba de cursos 2015.

O curso será ministrado através de aulas teóricas e práticas (de exercícios de aplicação), de acordo com o programa analítico elaborado. Serão abordados temas como o conceito do reúso de águas servidas; as cores da água; as aplicações do reúso; tecnologias e processos de saneamento; riscos, qualidade e custos da reutilização.

Um dos professores do curso é o engenheiro Eduardo Pacheco Jordão, Doutor em Engenharia, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, "Fellow" da Water Environment Federation, dos Estados Unidos, especialista em tratamento de esgotos, autor do livro "Tratamento de Esgotos Domésticos", editado pela Abes, com 14 mil exemplares vendidos. Para ele, o reúso de águas servidas é mais uma solução ambiental e econômica, especialmente pela prevista escassez de água limpa nos próximos anos.

- Temos uma série de possibilidades para a aplicação do reúso de água. Ela pode ser utilizada na irrigação de áreas cultiváveis, na aspersão de parques e campos, na recarga de aquíferos, na construção civil, na indústria. É uma solução que pode amenizar a crise da água, causada não apenas pela escassez, mas, também, pela gestão inadequada que degrada importantes mananciais. E, em atividades que prescindem de água de boa qualidade, o uso de água servida é uma excelente alternativa - comenta Jordão.

Quem também participará do curso como docente é a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ana Silvia Pereira Santos, "Doctor of Science" e especialista em tratamento de esgotos.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30