Fique por dentro

CAMPANHA DA SEMANA DA AGUA 2019 FOI LANÇADA NESTA QUINTA EM FARROUPILHA

12/08/2019 | ABES-RS

CAMPANHA DA SEMANA DA AGUA 2019 FOI LANÇADA NESTA QUINTA EM FARROUPILHA

Nesta quinta-feira Farroupilha foi palco do lançamento da Campanha da Semana da Água do RS de 2019, dentro I FORUM ESTADUAL DE GESTÃO AMBIENTAL, com o tema “Água Segura = Vida Saudável: Para onde vai o seu esgoto?”. A XXVI Semana Interamericana da Água e XIX Semana Estadual da Água acontecerá de 04 a 11 de outubro, numa realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária do RS, com o apoio da Corsan.

O atual secretário do Meio Ambiente de Farroupilha, Tiago Ilha, abriu os trabalhos falando dos desafios da pasta, em especial, do lançamento da Campanha da Semana Interamericana e Estadual da Água do RS, que ocorrerá no mês de outubro, onde Farroupilha sediará o evento de Encerramento Oficial da Semana da Água, com atrações que serão realizadas ao ar livre, com a participação de alunos das escolas de Farroupilha, no dia 11 de outubro de 2019.

O Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Paulo Renato Paim, representando o Governo do Estado do RS, falou do importante momento que a Semana da Água esta vivendo, sendo considerada uma das maiores mobilizações socioambientais em favor da água e talvez a única com estas características no Brasil, envolvendo praticamente todos os municípios e escolas do RS. Falou do orgulho de ter sido o criador da Semana da Água, no ano de 1993, juntamente com a jornalista Cecy Oliveira, quando ocupava a presidência da Abes-RS.

O Prefeito Claiton Gonçalves saudou a iniciativa da cidade de Farroupilha estar sediando o lançamento da Campanha da Semana da Água deste ano, cujo tema veio de encontro às discussões do Fórum e anunciou que a Prefeitura, além de já estar preparando a realização d o grande evento de encerramento da Semana da Água, que será em outubro, dará andamento para a criação do decreto que implantará a Semana Municipal da Água de Farroupilha, inserindo oficialmente o município nessa grande mobilização estadual em defesa da água.

A Presidente da Abes-Rs, Sra Jussara Kalil, falou da importância da Semana da Água do RS que de forma ininterrupta, por mais de 25 anos, tem mobilizado a sociedade gaúcha na defesa da água e do meio ambiente, incentivando a realização simultânea de uma grande diversidade de eventos, programados para acontecerem durante toda aquela semana nos municípios do RS, com a principal participação das crianças, e divulgados no site da Semana da Abes-RS.

I Fórum Estadual de Gestão Ambiental, com o tema ‘Saneamento Básico em Pauta, um Compromisso que Precisa ser Regional’ aconteceu no Auditório do Sindilojas. Durante todo o dia foram discutidos temas para incentivar a sustentabilidade e o fortalecimento do saneamento básico de qualidade na Serra Gaúcha, com a participação de representantes de diversos eixos sociais, com o intuito de fomentar as políticas públicas de preservação do meio ambiente.

Rubens Filho, do Instituto Trata Brasil falou sobre o saneamento básico e a necessidade de um compromisso regional com o assunto. Luigi Florian, consultor e especialista em pirólise e gaseificação, apresentou a Usina Pirólise como valoração econômica de resíduos sólidos. A Deputada Estadual e Primeira Dama Francis Somensi, em sua fala, comentou sobre a implantação da Farmácia Solidária e o impacto que esta causa auxilia no saneamento e apresentou o tema do descarte correto dos medicamentos na preservação do meio ambiente.

Também foi realizado o Encontro Público do Farroupilha 2020-2040, com o tema: PPPs, O que são? Como Funcionam? E o que precisa para uma boa regulação? O secretário da pasta, Tiago Ilha foi o mediador das palestras de Bruno Vanuzzi e Alexandre Pasqualini.

No encerramento do Fórum, o Secretário Ilha anunciou a transformação do antigo Balneário Santa Rita na primeira Unidade de Conservação da região, onde será implementado um grande centro formador de educação ambiental, e falou sobre o projeto que trata do plano municipal de arborização da cidade que foi protocolado e entregue ao vereador líder do governo, Fabiano Piccoli, para ser discutido na Casa Legislativa.

Paralelamente ao Fórum aconteceu uma reunião com o Prefeito Caiton Gonçalves e seus secretários com a direção da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Desse encontro foii anunciado o início das obras de duplicação da adutora de Nova Sardenha, de Farroupilha. As obras começam na próxima semana com a previsão de serem concluídas em 8 meses. O diretor de operações da Corsan, Engº Eduardo Carvalho, afirmou que novos reservatórios serão construídos no município e ressaltou que um deles armazenará dois milhões de litros d’água.

Além de autoridades que participaram do Fórum, estiveram presentes no evento, o Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Paulo Renato Paim, representando o Secretário Artur Lemos Junior e o Governo do Estado do RS, o Eng. Valdir Flores. Diretor de Desenvolvimento do Departamento Municipal de Água e Esgotos representando a Diretoria do Dmae e a Prefeitura de Porto Alegre, Pedro Henrique Guardiola Ferreira, da diretoria do conselho fiscal do SENGE, representando o Sindicato dos Engenheiros do RS; Júlio Eloi Hofer, Diretor de Expansão da Corsan; Eduardo Carvalho, Diretor de Operações da Corsan, Tânia Wilhelms, Chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, representando o Centro Estadual de Vigilância em Saúde; Maria de Lourdes da Cunha Wolff, jornalista do DMAE e Coordenadora da Semana Interamericana e Estadual da Água do RS; Jussara Pires, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -Seção RS; Margot Vieceli, representando o Vigiagua do Centro Estadual de Vigilância em Saúde; Ricardo Rover Machado, Coordenador do Programa Especial de Gestão e Perdas e Sustentabilidade da Corsan e Vice Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária do RS; Assessor de gabinete do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Assis Tadeu Babosa Velho.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30