Fique por dentro

A temática ambiental no jornalismo: Mesa Redonda integra estudantes e profissionais das áreas ambiental e da comunicação

10/08/2015 | ABES-RS

"A temática ambiental no jornalismo atual: a interface entre a academia e o mercado" esta foi a pauta da Mesa Redonda promovida na manhã de hoje, 8 de agosto, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem, por meio do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. O evento educativo, realizado na sede da ARI, reuniu profissionais das áreas ambiental e da comunicação e estudantes de jornalismo de diversas universidades do Rio Grande do Sul.

Com mediação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mário Rocha, a Mesa Redonda foi composta pelos docentes Beatriz Dornelles, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Bruna Teixeira da Silveira, da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG); Edelberto Behs, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Lisete Ghiggi, do Centro Universitário Metodista (IPA); e Roberto Villar, do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

De acordo com o presidente da ARI, Batista Filho, a iniciativa visou instigar a reflexão sobre o papel do jornalismo frente à problemática ambiental, promover a integração entre academia e o mercado de trabalho, assim como a divulgação da 2ª edição do Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, que está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

O atual formato da cobertura jornalística na editoria de Meio Ambiente foi um dos assuntos destaques durante o debate. Para os profissionais, há uma deficiência na investigação e aprofundamento de dados nas matérias com foco ambiental. Beatriz Dornelles destacou que o tema ambiental deve ser pauta de todas as editorias e que é necessário fugir do viés de comercialização ambiental, ou seja, abordar o Meio Ambiente apenas sobre o que podemos ganhar ou perder com base no lucro. “É necessário explorar mais a causa e o efeito. Temos inúmeros dados de estudos acadêmicos disponíveis, está faltando por parte do mercado de trabalho, ou seja, dos jornalistas, aproveitarem melhor a produção acadêmica que apresenta inúmeros dados importantes em relação ao Meio Ambiente”, destacou a professora.

Para Bruna Teixeira da Silveira, a mudança somente será possível a partir da transformação cultural. “Para isso, precisamos investir na formação dos futuros profissionais para que sejam os disseminadores desta nova prática de comunicar. É preciso integrar as áreas de conhecimento, tornar a produção mais reflexiva e investigativa, eliminado a atual superficialidade que esta sendo tratada a questão ambiental”, menciona.

Na mesma linha de pensamento, Roberto Villar, destaca que diante de um cenário tecnológico em expansão, a convergência de mídias torna-se importante ferramenta de busca e disseminação de informação. “O Jornalismo Ambiental vive a era do Ouro, porque temos a oportunidade de exercer o verdadeiro jornalismo. A internet permite dar aprofundamento e amplitude na forma de comunicar, a partir de ferramentas avanças de divulgação. Assim, basta o mercado de trabalho equilibrar os dois extremos dos focos atuais de matérias, que são o viés da comercialização ambiental e a cobertura superficial sobre o tema”, defendeu o professor.

Participar do debate sobre jornalismo ambiental foi uma experiência fascinante revelou o estudante Bruno Pedrotti, da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul (ESPMRS). “Aprendi muito com os palestrantes e espero poder levar o tema a debate tanto em minha universidade quanto no mercado de trabalho”, acrescentou Bruno.

Além de contar como hora extracurricular, a Mesa Redonda foi ofertada gratuitamente. Para saber mais sobre o Prêmio visite a página http://premiojornalismoambiental.com.br/.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30