Fique por dentro

Empossada nova diretoria da Abes-RS

07/08/2015 | ABES-RS

A diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) para o biênio 2015-2017 foi empossada nesta quinta-feira (06/08), em evento realizado no Hotel Continental, em Porto Alegre. O engenheiro agrônomo especialista em Gestão Ambiental Alexandre Bugin foi empossado como presidente da entidade, tendo a socióloga Jussara Kalil Pires como vice-presidente.

Ao transmitir o cargo para Alexandre Bugin, o presidente da gestão 2013-2015, Darci Campani, fez um balanço de seus dois anos à frente da Abes-RS, destacando o incremento da presença da entidade nas discussões em torno das questões ambientais no Rio Grande do Sul.

- Vejo que a Abes-RS é um canal que expressa as vontades da sociedade gaúcha no sentido de se considerar as questões ambientais, buscando mostrar a importância do investimento em saneamento ambiental e preservar recursos naturais, especialmente os recursos hídricos, tão importantes para o nosso estado e para gerações futuras - destacou.

Ao assumir a presidência, Alexandre Bugin falou do orgulho em voltar a comandar a Abes-RS, pois vê a entidade como um instrumento importante para a melhoria do setor de saneamento ambiental no Brasil e no Rio Grande do Sul.

- A diretoria para a gestão 2015-2017 pretende fortalecer os projetos já desenvolvidos pelos atuais dirigentes, além de buscar maior participação dos jovens profissionais do saneamento ambiental. Temos na pauta uma atuação forte nos projetos de infraestrutura do estado, englobando o tema da sustentabilidade. Também queremos fazer parte, efetivamente, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), pois sabemos que podemos contribuir muito com o mesmo - destacou Alexandre Bugin.

Além de Alexandre Bugin e Jussara Pires, integram a nova diretoria da Abes-RS os seguintes dirigentes:

1° Secretária: Claudia Laydner;
2° Secretária: Ana Elizabeth Carara;
1° Tesoureira: Paulo Robinson da Silva Samuel;
2° Tesoureiro: Rafael Volquind;
Diretores: Sidnei Gusmão Agra, Ricardo Röver Machado, Eduardo Carvalho e Deisy Maria Andrade Batista;

Representantes junto ao Conselho Diretor: Darci Barnech Campani e Nanci Begnini Giugno;

Conselho Consultivo: Alba Maria La Rosa Ferreira, Angela Rossana Ungaretti, Evandro Ricardo da Costa Colares, Fabiana da Silva Figueiró, Luiz Olinto Monteggia e Marta Regina Lopes Tocchetto;

Conselho Fiscal: Eduardo Mcmannis Torres, Elisabeth Ibi Frimm Krieger, Emilio Roberto Wild, Mario Saffer, Teresinha Guerra e Rejane Candiota Tubino;

Coordenador dos Jovens Profissionais do Saneamento: Gilvan Silveira Pereira
Diretoria da Subseção Serra (Caxias do Sul/RS):
Presidente: Vânia Elizabete Schneider;
Vice-presidente: Carolina Ielda de Boni;
Secretária: Elis Marina Tonet Motta;
Tesoureira: Maria do Carmo Antunes Suita;
Representante junto ao Conselho Consultivo: Neide Pessin.

Entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria da Abes-RS o secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional Cristiano Tatsch; a representante da Secretaria de Estaduo do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA/RS) Maria Patrícia Malmann; o diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), Antonio Elisandro de Oliveira; a diretora da Região Sul da Abes, Maria Lucia Bernardes Coelho Silva; o diretor geral da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), de Novo Hamburgo, Álvaro Alencar; o diretor geral do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), de São Leopoldo, Marcio Rubert; o diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser; o secretário municipal do Meio Ambiente de Canoas, Carlos Todeschini; o representante do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), de Porto Alegre, Geraldo Reichert; o presidente da Sociedade de Engenharia (SERGS), Nelson Moussalle; o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto; o diretor do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em geral no Estado do Rio Grande do Sul (SICEPOT), Cylon da Rosa Neto; e o representante da Farsul, Ivo Lessa.


Palestra sobre saneamento em regiões metropolitanas

Após a posse da nova diretoria da Abes-RS foi realizada a reunião-almoço Saneamento Ambiental em Foco, com palestra do diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), Antonio Elisandro de Oliveira. Ele falou sobre o tema "A Prestação dos Serviços de Saneamento nas Regiões Metropolitanas".

Em sua palestra, Oliveira abordou o conflito de titularidade entre Estado e Municípios nas regiões metropolitanas e o impacto disto na prestação de serviços do saneamento.

Segundo ele, do total de municípios que integram regiões metropolitanas no Brasil, em aproximadamente 77% destes a execução dos serviços de saneamento é feito por companhias estaduais e 20% por entidade local de direito público. As regiões metropolitanas correspondem a cerca de 65% da receita do saneamento no Brasil, sendo 65% deste total concentrado nos municípios núcleos das metrópoles.

Para Antonio Elisandro de Oliveira, a formação de Consórcios entre municípios para as atividades de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços pode favorecer o atendimento dos novos conceitos lançados pelo marco regulatório do setor. De acordo com o diretor geral do DMAE, ao tomarem esta iniciativa, voluntariamente, por meio de associação dos seus interesses comuns, os municípios podem inclusive prescindir da presença do Estado neste arranjo institucional.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30