Fique por dentro

Estação Ambiental Braskem apresenta livro

16/06/2015 | ABES-RS

Representantes da Fundação Zoobotânica (FZB), da Fepam e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e das prefeituras das cidades do entorno do polo petroquímico participaram na manhã de hoje (02/06), na Estação Ambiental Braskem, da apresentação do livro Habitantes da Estação Ambiental Braskem – 25 anos de pesquisa, que sintetiza os resultados obtidos no decorrer desse período na região, onde mais de três mil espécies de plantas e animais já foram catalogadas.

O encontro contou com a participação do presidente da FZB, Juliano Fakredin, e dos pesquisadores Hilda Alice Gastal e Glayson Bencke, que trabalham diariamente no monitoramento das espécies animais e vegetais localizadas no perímetro da Estação Ambiental. “Este livro marca um longo período de trabalho de monitoramento na região benéfico para toda a comunidade”, afirmou Fakredin.

“A Estação Ambiental representa a união perfeita entre o progresso econômico, simbolizado pelo polo petroquímico, e a preservação ambiental, na figura do trabalho desenvolvido no local. Ela mostra que é possível aliarmos desenvolvimento econômico com o cuidado ao planeta”, afirma João Ruy Freire, diretor de Relações Institucionais da Braskem no RS.

Também estiveram presentes representantes das prefeituras de Triunfo, Nova Santa Rita e Montenegro, da ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e da ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – RS). Ao final, os participantes foram presenteados com um exemplar do livro, que conta com mais de 400 fotos das espécies locais.

Sobre a Estação Ambiental

A Estação Ambiental é um cinturão verde que circunda o polo petroquímico, em Triunfo (RS), em uma área de 68 hectares de preservação, com uma ampla variedade de espécies da fauna e flora gaúcha. Desde 1989, o local conta com monitoramento contínuo da Fundação Zoobotânica.

Atualmente, o espaço recebe também estudantes de todo o estado em visitas guiadas, que promovem educação ambiental por meio de jogos e oficinas, em meio à mata nativa. No centro de visitantes estão o Museu de Ciências Naturais, a Sala do Plástico Verde e um espaço de atividades lúdicas.

“Habitantes da Estação Ambiental Braskem” nas escolas e bibliotecas

Lançado durante a última edição da Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro, o livro Habitantes da Estação Ambiental Braskem – 25 anos de pesquisa começará a ser distribuído em julho para escolas, bibliotecas e organizações ambientais da região, servindo como fonte de pesquisa e apoio ao ensino e divulgando o conhecimento gerado a partir dessa duradoura parceria entre a Fundação Zoobotânica e a Braskem. A publicação conta com belíssimas fotos que ilustram a diversidade da flora e da fauna da região e sintetiza os resultados obtidos no decorrer de 25 anos de monitoramento na área.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30