Fique por dentro

Empresas de saneamento debatem gestão de perdas de água

22/05/2015 | ABES-RS

Com o intuito de compartilhar experiências das melhores técnicas desenvolvidas na gestão de perdas de água, representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (SEMAE), e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) realizaram encontro na terça-feira (19/05). A abertura do evento foi feita pelo diretor de Operações do DMAE, engenheiro James Shostack.

O diretor ressaltou a atualidade do tema, a sua importância estratégica e a necessidade de cada vez mais aprofundarmos conhecimentos nesta área. Saudou também a iniciativa da Abes-RS na criação da Câmara Técnica, que já está trazendo benefícios ao saneamento. A reunião também tratou do Plano Nacional de Saneamento (PLANSAB) pela Diretora da Região Sul da Abes nacional, Maria Lúcia Coelho Silva.

Foram abordados os indicadores de perdas de água, sendo definidas indicações de procedimentos a serem padronizados, com base nos aprofundamentos deste tema feito em reuniões anteriores, decidindo-se pela elaboração de documento a ser enviado às empresas de saneamento do Rio Grande do Sul.

- O momento é bastante propício a buscarmos cada vez mais o entrosamento entre as empresas de saneamento e, a partir deste fortalecimento, buscarmos maiores recursos financeiros para a Gestão Operacional: controlar perdas de água significa aproveitarmos melhor os sistemas existentes, postergarmos investimentos e beneficiarmos também o meio ambiente - afirma o coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Diretor da Abes-RS, Ricardo Röver Machado.

Foram também transmitidas informações sobre o 1º Seminário Nacional de Controle de Perdas, a ser realizado nos dias 13 e 14 de julho de 2015 no Hotel Continental, em Porto Alegre. O evento, organizado pela Abes-RS em conjunto com representantes da CORSAN, DMAE e SEMAE, já têm confirmadas palestras e mesas de debates com autoridades do saneamento de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará e Rio Grande do Sul.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30