Fique por dentro

Abes-RS promove curso de Elaboração de Balanço Hídrico

21/05/2015 | ABES-RS

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), promove, nos dias 21 e 22 de maio, o curso Elaboração de Balanço Hídrico. O evento terá lugar no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado (SENGE-RS), na Avenida Érico Veríssimo, 960, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, das 8h30min às 17h30min, nos dois dias.

A capacitação será ministrada pelo professor sócio gerente da Hoperações Consultoria em Gerenciamento Ltda. e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde, Mário Augusto Bággio. Os participantes do evento receberão o conhecimento necessário para elaborarem balanços hídricos top x down e botton x up, aprendendo a analisar seus indicadores, bem como tomar decisões a partir dos mesmos, notadamente em função da categoria determinada pelos balanços, apoiados nas prescrições do BIRD. Aprenderão também os conceitos de perdas, sua tipificação, métricas e como formular e executar uma estratégia de combate às perdas.

Mário Bággio explica que o curso terá sua metodologia de ensino baseada nos conceitos da Andragogia - Processo de Aprendizado do Adulto. Será aplicado no início do treinamento um pré-teste com o objetivo de identificar o nível de conhecimento. Os resultados da aplicação possibilitam aos instrutores orientar o processo de ensino aprendizagem de acordo com as carências identificadas.

- Serão desenvolvidas atividades de conteúdo teórico-prático com exposição dialogada, acompanhada de dinâmica de grupo e exercícios para desenvolvimento, utilizando situações reais da empresa, com enfoque construtivista, isto é, a partir das experiências e práticas dos participantes - diz o instrutor.

Após 90 dias da realização do curso os participantes responderão a um questionário onde irão avaliar o grau de aplicabilidade dos conteúdos ao seu trabalho no dia-a-dia.

A inscrição para o curso tem o custo de R$ 350,00 para alunos sócios da Abes-RS ou que sejam colaboradores de empresas associadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3212-1375, ou e-mail abes-rs@abes-rs.org.br

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30