Fique por dentro

Alunos de escolas da RMPA aprendem sobre educação ambiental na fazenda Quinta da Estância no encerramento da Semana da Água do RS-2019

12/11/2019 | ABES-RS

Alunos de escolas da RMPA aprendem sobre educação ambiental na fazenda Quinta da Estância no encerramento da Semana da Água do RS-2019.

Nesta segunda-feira, mais de 450 crianças de 13 escolas públicas da RMPA se divertiram intensamente vivenciando experiências fora da rotina diária da sala de aula, participando de atividades de Educação Ambiental em visita à Quinta da Estância, marcando o encerramento das atividades da Campanha da XXVI Semana Interamericana e XIX Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul- Edição 2019.

No dia 11 de novembro, com a parceria da Quinta da Estância e a Corsan, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do RS (Abes-RS) promoveu um encontro na Quinta da Estância (em Viamão), onde 450 alunos de escolas de Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Canoas e Esteio, usufruíram de atividades pedagógicas onde puderam vivenciar, na prática, grande parte do conteúdo que foi estudado em sala de aula. O passeio promoveu a concretização do conhecimento de forma lúdica e criativa, estimulando os alunos a ampliar seu nível de consciência sobre a natureza e as relações humanas.

Destacamos dentro delas:

  • Trilha Ecológica: com visita à nascente do rio e à mata com bugios;
  • Espaço Água Viva: Ambiente temático onde as crianças puderam vivenciar como a água circula no planeta e os processos de interferência nestes sistemas: represa, açudes, lagos, córregos, poços, roda da água e geração de energia.
  • Ciclos da Água: Água e seus ciclos, secas, enchentes, uso racional, simuladores de consumo, tratamento de efluentes, fontes de água e simulador de chuvas onde os alunos puderam analisar o impacto da água em diferentes tipos de terrenos (áreas impermeabilizadas das cidades, áreas naturais degradadas e área de vegetação preservada);
  • Oficina de Consumo de água, onde os participantes simularam o consumo e desperdício de água em atividades do dia a dia.


Antes de serem guiadas por monitores (todos de nível superior) preparados em diversas áreas como Veterinários, Biólogos, Zootecnistas e Agrônomos, e divididas em grupos, as crianças foram recepcionadas com um delicioso café da manhã acompanhado de pães, bolos e cucas artesanais, frutas e sucos, tudo preparado na própria fazenda.

Todos os participantes receberam o jogo pedagógico de tabuleiro “CAMINHO DO ESGOTO”, oferecido pela Abes-RS, com o tema da Campanha de 2019: Àgua Segura-Vida Saudável: Para onde vai o seu esgoto?.

Representantes de várias instituições parceiras da Semana da Água, estiveram presentes participando das atividades junto com as crianças.

A Quinta da Estância tem sido uma das grandes parceiras da Semana da Água do RS, por consecutivas edições, oferecendo um lindo espaço pedagógico a céu aberto, com o desenvolvimento de incontáveis ações de responsabilidade social e ambiental em prol de um mundo mais sustentável, totalmente inserida na mobilização sócio ambiental que norteia a Semana da Água do RS, desde a sua criação, a mais de 25 anos.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30