Fique por dentro

ABES-RS LANÇA CAMPANHA DOS 25 ANOS DA SEMANA DA ÁGUA

03/09/2018 | ABES-RS

Foi lançada nesta quinta-feira (30/8), na sede do Sindicato dos Engenheiros, em Porto Alegre, a campanha comemorativa aos 25 anos de realização da Semana da Água no Rio Grande do Sul, promovida pela Abes-RS (seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), com o apoio da Corsan e com a parceria de diversas instituições municipais e estaduais, além de empresas e organizações governamentais e não governamentais. A campanha desta edição contempla ações que destacam a importância de tratar e ligar os esgotos sanitários na rede coletora, com o lema "Água Segura = Vida Saudável – Esgoto Tratado, Água Protegida".

A cerimônia de lançamento da campanha dos 25 anos da Semana da Água foi conduzida pela engenheira Nanci Begnini Giugno, que falou em nome da presidência do Senge-RS. Manifestaram-se durante o ato a Presidente da Abes-RS, Jussara Kalil Pires, o Diretor de Operações da Corsan, Eduardo Barbosa Carvalho, a Diretora-Geral Adjunta do Dmae, Luciane Skrebski de Freitas, representando o Prefeito de Porto Alegre, o Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Sr. Claudio Dilda, representando o Governador do Estado do RS e a artista plástica Kátia Costa, representante da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, instituição realizadora da exposição itinerante, “Água Essência da Vida – 25 Anos da Semana da Água”, juntamente com a Abes-RS e a Corsan.

A Diretora de Apoio e Qualificação do SENGE, Nanci Giugno, parabenizou o êxito da iniciativa que já perdura há 25 anos. Destacou ainda, que o SENGE é um apoiador da causa desde sempre, estando presente em 21 dos 25 comitês de gerenciamento de bacias do RS, por entender a importância de defender um patrimônio fundamental para a vida, a água.

A Presidente da Abes/RS, Jussara Kalil, destacou a importância do tema da 25ª edição, lembrando que o Rio Grande do Sul tem muito a evoluir no sentido de garantir o acesso ao tratamento de esgoto a toda a população. Salientou que esse objetivo deve ser perseguido por toda a sociedade e pelas diferentes instâncias de governo. Agradeceu a presença de representantes de diversos municípios e os estimulou a, ao voltar para suas cidades, promover a reflexão sobre as condições locais de segurança da água e desencadear ações de superação dos problemas. Jussara agradeceu, ainda, todas as instituições e empresas públicas e privadas que auxiliam na viabilização das atividades, a exemplo da Corsan e da Braskem.

Claudio Dilda, que também faz parte da história da Semana da Água do RS, tendo apoiado a iniciativa desde sua criação, em todos os cargos que ocupou, destacou a importância da realização ininterrupta desta mobilização e de como ela tem ampliado sua abrangência no decorrer dos anos, pela constância do trabalho realizado pela equipe que a coordena. Destacou quão apropriada foi a escolha do slogan “O planeta tem sede de Consciência”, enfatizando que nada vai mudar enquanto não houver o convencimento das pessoas de que o caminho para a proteção da água esta dentro da consciência de cada um.

O evento contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor. Destacamos a presença de toda a diretoria do Comitê Lago Guaiba, e de representantes de várias prefeituras interessadas em participar da Semana Estadual da Água do RS organizando eventos em seus municípios, como Santo Ângelo, Três Coroas, Feliz, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e outras.

A XXV Semana Interamericana e XVIII Semana Estadual da Água do RS ocorrerá de 29 de setembro a 5 de outubro. A abertura será em Santo Ângelo, com um dia inteiro de programações na Praça da Catedral, com música, dança, seminário, teatro, rodas de conversa, oficinas, exposição e outras atividades. O encerramento será em Canoas, no Parque Municipal Getúlio Vargas, com várias atrações, como o show de Beto Hermann, a Dança das Águas e a exposição itinerante “Água: Essência da Vida – 25 Anos da Semana da Água”, que reúne obras de 38 artistas plásticos gaúchos na Casa das Artes Villa Mimosa.

A Semana da Água do RS já chega à maioria dos municípios do Estado, estimando-se que mais de dois milhões e meio de pessoas sejam atingidas direta e indiretamente a cada edição, quando são realizadas, em média, 1.800 atividades, com mais de 800 entidades envolvidas. Um de seus objetivos é levar à coletividade a compreensão de que, quando se trata de proteger a água, a responsabilidade pela solução é de todos. E de que a água, sendo um bem vital e elemento potencializador do desenvolvimento econômico e social, pode faltar e também pode causar graves riscos à saúde quando contaminada.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30