Fique por dentro

Redes virtuais e conceitos ambientais foram tema de ciclo de palestras em Porto Alegre

10/12/2014 | ABES-RS

O papel das redes sociais e outras formas de comunicação virtual na transmissão de conhecimentos, formação de redes de relacionamento e mobilização social foi tema de evento nesta quinta-feira (04/12). A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) reuniu jornalistas e usuários de redes sociais da plataforma online para a troca de experiências voltadas ao interesse da temática ambiental.

O jornalista da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, José Batista Santafé destacou que antes das redes virtuais, a sociedade já fazia uso de redes de relacionamento para conectar pessoas e grupos sociais para organizar ações e difundir conhecimentos.

- As ferramentas de comunicação virtual podem auxiliar os profissionais a ampliar a complexidade da cobertura jornalística, evoluindo do foco na notícia para o foco nos fatos - revela Batista.

A jornalista e assessora da Abes, Ana Paula Rogers apresentou números do saneamento no Brasil, alertando para a qualidade jornalística das informações. Citou o exemplo de que em 11 estados do país, há mais casas com TV a cabo do que com rede de esgoto e destacou que mesmo com a quantidade de ferramentas de comunicação disponíveis, as empresas e técnicos de saneamento têm investido pouco em informar e esclarecer ao público.

- As redes sociais e outros espaços de relacionamento virtual são espaços nobres para a transmissão de conhecimento e devem ser melhor explorados pelos profissionais do setor - afirma Ana Paula.

A formanda em Engenharia Ambiental, Marcela Nectoux exibiu exemplo do uso de redes sociais para promover a mobilização de estudantes e profissionais e a interação de acadêmicos com a sociedade em geral.

O evento contou com o apoio da Corsan, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Fundação Getúlio Vargas e Profill Engenharia.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30