Fique por dentro

Programa incentiva jovens a estudar e buscar especialização no setor ambiental

29/10/2014 | ABES-RS

Com o objetivo de motivar jovens profissionais para atuar no saneamento e qualificar estas pessoas para buscar o protagonismo no setor ambiental, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) realiza o Programa Jovens Profissionais do Saneamento. O JPS desenvolve diferentes atividades, entre as quais se destacam o curso de imersão "Construindo Profissionais do Futuro", o apoio às Semanas Acadêmicas e visitas técnicas a pontos de interesse do setor. A primeira visita técnica do projeto ocorreu no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) na quarta-feira (22/10).

- Os jovens presentes na visita conheceram o sistema de controle de cheias de Porto Alegre, além de visitar uma exposição fotográfica sobre a enchente de 1941. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os portões e comportas do Muro da Mauá, junto ao Cais do Porto, uma bacia de amortecimento de cheias e duas casas de bombas, situadas no Parque Marinha do Brasil - destaca a mestre em Engenharia Civil e uma das organizadoras do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da Abes-RS, Ândrea Aline Souza.

A capacitação foi conduzida pelo engenheiro eletricista e responsável técnico pelo Sistema de Proteção Contra Cheias do DEP, Marcelo Diel. De acordo com o DEP, o uso de bacias de amortecimento de cheias está iniciando no Brasil. As bacias são reservatórios para o armazenamento temporário das águas pluviais e são utilizadas onde não existe área para detenção, em locais altamente urbanizados. Apenas algumas das grandes cidades brasileiras implantaram este tipo de controle, como São Paulo e Belo Horizonte, além de Porto Alegre.

- O sistema de Porto Alegre é constituído pelo Muro da Mauá, 68 quilômetros de diques, 14 comportas e 19 casas de bombas e foi construído para de evitar catástrofes semelhantes à enchente de 1941, que deixou a capital debaixo d´água por cerca de 45 dias - explicou Marcelo Diel.

A próxima visita técnica do Programa Jovens Profissionais do Saneamento já está marcada e com inscrições abertas para interessados. O segundo encontro ocorre na quarta-feira (05/11) e vai falar sobre o Programa Integrado Socioambiental de Porto Alegre (PISA), do Departamento Municipal da Água e Esgoto (Dmae), incluindo visita à ETE Serraria. Para associados da Abes-RS, o valor da inscrição é R$ 10,00, enquanto para o público geral é R$ 20,00. Interessados podem entrar em contato com a Abes-RS através do e-mail abes-rs@abes-rs.org.br ou pelo telefone (51) 3212.1375.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30