Fique por dentro

Semana da Água RS 2020: Cuide da Água. Compartilhe Saúde

03/08/2020 | ABES-RS

Com o foco na importância da água como elemento fundamental para o enfrentamento à atual crise sanitária global, a Semana da Água 2020 priorizará este ano eventos à distância e atividades que não provoquem aglomerações.

Consolidada como a grande mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água, este verdadeiro tesouro da natureza, a 27ª Semana Interamericana e 20ª Semana Estadual da Água é um conjunto de eventos que engloba diversas atividades conectadas a um tema central, realizadas simultaneamente em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Há quase três décadas entrega, a cada edição, cerca de 1.800 atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por empresas de saneamento, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Emater, CEVS, indústrias, Comitês de Bacia, Associações Comunitárias, clubes, entre outras entidades.

O tema da campanha este ano, "Cuide da água. Compartilhe saúde", alinha-se ao esforço da sociedade no enfrentamento da crise global de saúde causada pela Covid19, que certamente mudará profundamente o mundo em que vivemos. Por isso a importância de salientar o respeito, a preservação e o cuidado de nosso bem maior e principal fonte de vida: a ÁGUA. Agora, mais do que nunca, olhar com responsabilidade para nossos recursos hídricos será algo fundamental para compartilhar a saúde e o bem estar de todos, exercendo assim nossa solidariedade e cidadania.

Uma novidade deste ano, que vem a reforçar e fixar a imagem da campanha, é a adoção de uma marca padrão, que permanecerá  para as próximas edições da Semana. A inspiração para a sua criação foi o ciclo da água e seu movimento, representado por 3 formas coloridas: água tratada (azul), água potável não tratada, como chuva e lagos (verde) e esgoto (marrom). Os ciclos também remetem ao ato de compartilhar, ao movimento de mudança. Tudo que vai, volta! Por isso as formas do logo apresentam um leve efeito tridimensional para sugerir que está envolvendo as palavras, movendo-se, inter-relacionando temas. Os espaços entre as partes do ciclo representam o conhecimento, que não é fechado, sempre havendo espaço para novas ideias, percepções e processos. Trabalhou-se com algo limpo, impactante e de fácil legibilidade para que se permaneça atemporal com o passar dos anos.

Neste ano, devido às restrições de circulação e às normas de distanciamento e isolamento social vigentes no Estado, a programação está sendo desenvolvida com base em eventos à distância, como webinares, lives e palestras gravadas e distribuídas digitalmente, além de atividades presenciais que não provoquem aglomerações, buscando opções de caráter informativo e social. Esta construção está a cargo da Comissão Temática, que se reúne desde março, quinzenalmente, via videoconferência, e já conta com a participação de mais de setenta pessoas de cerca de quarenta diferentes entidades do RS.

Para mais informações, acesse o site www.abes.org.br ou nas redeswww.facebook.com/semanadaaguarswww.instagram.com/semanadaaguars e www.twitter.com/semanadaaguars.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30