Fique por dentro

Visita de 350 crianças, de 11 escolas, à Quinta da Estância

04/10/2017 | ABES-RS

Visita de 350 crianças, de 11 escolas, à Quinta da Estância
Dentro da diversificada Programação de Eventos que celebram a 24ª Semana Interamericana, a 17ª Semana Estadual e a 7ª Semana Municipal da Água de Porto Alegre, e que estão acontecendo de 30 de setembro à 07 de outubro de 2017, em todo o estado do RS, a ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul, juntamente com a Quinta da Estância, maior Fazenda de Turismo Rural, Ecológico, Pedagógico e de Eventos do Brasil, promoveram, no dia 03/10, ontem, a visita de 350 crianças carentes à Quinta da Estância, com o apoio da SEDUC, das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente da Prefeitura de Sapucaia do Sul, da 27ª CRE, das Secretarias Municipais de Educação de Porto Alegre, de Esteio e de São Leopoldo.

Para esta Edição da Semana da Água, foram selecionadas crianças de 11 escolas:
EMEF Afonso Guerreiro Lima, EMEF Prof. Maria da Glória, EMEF José Plácido de Castro, EMEF Padre Réus, EEEF Érico Veríssimo, EEEF Anita Garibaldi (de Sapucaia do Sul), Centro de Formação Teresa Verzeri (de Esteio), Casa da Criança do Circulo Operário Leopoldense (de São Leopoldo), EMEF. Ver.Antônio Giúdice (do Humaitá/POA), EEEF Monte Líbano, EEEF Fernando Ferrari (ambas de Porto Alegre), juntamente com crianças da Liga de Amparo aos Necessitados (ALAN), também de POA.

Além de promover um encontro de integração entre as crianças, utilizando como tema a educação ambiental, em um ambiente que propicia o fazer diferente, as atividades foram realizadas junto a natureza preservada, acompanhadas por monitores especializados, que ofereceram momentos de educação e diversão para alunos das 2ª às 8ª séries, de escolas municipais e estaduais.

Entre muitas atividades, as crianças visitaram o Criadouro Conservacionista que, em parceria com o IBAMA e Brigada Militar, cuida de animais silvestres ameaçados de extinção; os viveiros para recuperação de animais apreendidos; o viveiro de aves exóticas (um dos maiores do RS em variedade com mais de 60 raças de aves como pavões, faisões, galinhas de raça, patos, marrecos, gansos, …); caminharam por mini trilhas ecológicas em matas ciliares e arroios do local onde, observando o meio ambiente, flora e fauna, aprenderam a importância da preservação. Conheceram a Unidade Biológica de Tratamento de água servida, a Horta Orgânica, o Minhocário e Compostagem, aprendendo sobre a utilização dos resíduos orgânicos. Tiveram contato com diferentes animais domésticos e puderam tocar, dar carinho e aprender sobre animais, adultos e filhotes, como: jegues, ovelhas, pôneis, mini vacas, coelhos, …).

A Quinta da Estância proporcionou às 350 crianças, atividades ecológicas e de lazer únicas, aliando diversão e segurança para as turmas e professores. Divididas em grupos, elas visitaram a Fazenda acompanhadas de monitores altamente qualificados e foram recepcionadas com um delicioso café da manhã, servido sob a sombra da Figueira Centenária, Símbolo da Quinta da Estância, acompanhado com sucos, frutas, pães caseiros diversos, pãezinhos recheados, ricota, doce de leite, manteiga caseira, cuca e bolo de chocolate, produzidos dentro da própria fazenda.

O encontro promoveu uma reaproximação das crianças com a natureza, estimulando-as a ampliar seu nível de consciência sobre a natureza e as relações humanas.
O nosso muito obrigado à Quinta da Estância pela excelente acolhida!

Coordenação da Semana da Água- 2017

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30