Fique por dentro

Curso Introdutório de “Produção mais Limpa (P+L) para uma Economia Circular”

08/09/2021 | ABES-RS

1 DESCRIÇÃO Ministrar o Curso Introdutório de “Produção mais Limpa (P+L) para uma Economia Circular” para alunos e profissionais interessados nos conceitos, interfaces e aplicações da produção mais limpa para uma economia circular.
2 OBJETIVOS
O curso introdutório tem por objetivo contribuir para uma maior qualificação dos profissionais, orientado para uma abordagem preventiva, metodológica e estratégica visando ao uso sustentável dos recursos naturais, à redução da geração de resíduos na fonte e à redução de custos com resíduos e desperdícios associada à avaliação do desempenho ambiental como condição fundamental para a melhoria contínua. Serão evidenciadas as interfaces da P+L com os conceitos de economia circular e de que forma a P+L pode contribuir para uma economia circular.
3 PROGRAMA
? Estratégias ambientais e de governança para a competitividade
? Alinhando conceitos de fim-de-tubo e Produção mais Limpa
? A Economia Circular como consequência da Produção mais limpa
4 CARGA HORARIA, DATA E HORÁRIO
Carga horária: 03 horas
Data: 03/12/2021
Horário: das 14-17h
5 LOCAL
Será realizado em plataforma virtual Google Meeting.

6 INSTRUTORA

ROSELE DE FELIPPE WITTÉE NEETZOW

Graduada em Engenharia Química. Mestrado em Ecologia. MBA em Perícia e Auditoria Ambiental.

Consultora auditora das Nações Unidas nos Projetos de Química Verde-Green Chemistry e do Biogás no Brasil.

Atuou em empresas de 18 estados do Brasil, no Equador, Chile, Paraguai, Cabo Verde-África e Moçambique-África.

Foi Coordenadora técnica no Centro Nacional de Tecnologias Limpas CNTL/ SENAI atuando em tecnologias de fim-de-tubo(tratamento de resíduos) e trabalhando com a metodologia de prevenção de Produção mais Limpa da UNIDO (Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial).

Recentemente foi responsável por fomentar a implementação do Sistema de Logística Reversa do Município de Porto Alegre junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Atua junto à ABNT nas normas: ISO 14052:2017 – Environmental management – Material flow cost accounting – Guidance for practical implementation in a supply chain, ABNT/CE- 038 004 001 Avaliação do Desempenho Ambiental e ISO/TC (ABNT/CEE 323)- Economia Circular

Membro da Diretoria da ABES RS – Gestão 2021-2023 participando no grupo que está propondo a legislação estadual do Rio Grande do Sul para implantação de logística reversa de embalagens.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30