Fique por dentro

Festival Boas Ideias marca Semana Interamericana e Estadual da Água em Gramado

26/09/2017 | ABES-RS

Festival Boas Ideias marca Semana Interamericana e Estadual da Água em Gramado

O Festival Boas Ideias acontece em Gramado no dia 30 de setembro, próximo sábado, na Praça Silvia Zorzanello, junto ao Centro Municipal de Cultura, no Lago Joaquina Rita Bier. Com apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente, Cultura e Esporte e Lazer, trará atividades durante todo o dia.

Uma boa ideia sustentável na cabeça pode melhorar o mundo. É esse o espírito que o Festival Boas Ideias se propõe a trazer para as praças públicas. Em Gramado, a realização desse festival já no próximo final de semana marca a abertura da 24ª Semana Interamericana e 17ª Semana Estadual da Água, que ocorre de 30 de setembro a 07 de outubro, em todo o Rio Grande do Sul, promovida pela ABES-RS (Associacão Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com o apoio de diversas instituições municipais e estaduais, além de organizações não governamentais do RS, com patrocínio da CORSAN e apoio da Prefeitura de Gramado.
O tema desta edição é "Água segura = vida saudável - reservatórios limpos, água protegida” e pretende conscientizar para a importância da segurança da água, principalmente da limpeza de reservatórios e caixas de abastecimento doméstico ou condominial.


PROGRAMAÇÃO
O Boas Ideias promove um dia de encontros na Praça Silvia Zorzanello, no entorno do Centro Municipal de Cultura, com atividades de cultura, sustentabilidade e bem-estar: yoga, aula de dança para a melhor idade, jiu jitsu para crianças, apresentações teatrais e música instrumental.
O Festival também trará rodas de conversa sobre temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e um seminário sobre "Águas e Mudanças Climáticas". Entre os painelistas estará o professor do Projeto Antártica, Francisco Aquino, um dos maiores especialistas gaúchos em eventos climáticos de impacto. As inscrições para o seminário ocorrem no local e haverá certificado digital para os participantes. Todas as atividades do Boas Ideias são abertas ao público e gratuitas.
A abertura das atividades ocorrerá às 9h de sábado com uma apresentação da trupe do Ponto de Cultura Kombinação, seguido por aula de Yoga.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Entre os temas trabalhados pelo Festival, na abertura da Semana Interamericana e Estadual da Água, também estão os ODSs – os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU assinados por 193 países, inclusive o Brasil, que alerta para a necessidade de novos comportamentos sociais visando a sustentabilidade do Planeta.
Os ODS serão tema de duas rodas de conversa, uma delas sobre energias renováveis e mobilidade urbana sustentável, com a participação da Secretaria de Meio Ambiente de Gramado, Velô, MVM Tecnologies e o Núcleo Estadual dos ODSs.
Haverá também coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha, água quente e erva-mate fornecidos pela Corsan e pela Escola do Mate do Parque Gaúcho, sacolas ecológicas do Gramado Viva, doação de mudas e muito mais. A programação completa será divulgada ao longo da semana na fanpage facebook.com/festivalboasideias.

SERVIÇO
Festival Boas Ideias com abertura da 24ª. Semana Interamericana da Água e 17ª. Semana Estadual da Água
Local: Praça Silvia Zorzanello – Centro Municipal de Cultura – Lago Joaquina Rita Bier
Horários: das 9h às 18h
Promoção: ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com apoio de diversas instituições municipais e estaduais, além de organizações não governamentais do RS
Patrocínio: Corsan
Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Gramado/ Secretaria do Meio Ambiente / Secretaria Municipal da Cultura / Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Cerimônia de Abertura: 10h30min - no Atelier do Centro Municipal de Cultura – Praça do Lago Joaquina Rita Bier

Confira a Programação Completa da Semana da Água em todo o Estado pelo site http://www.abes-rs.org.br


CONTATOS:

festivalboasideias@gmail.com

Contato com a produção: Vitor Ortiz (51) 99603.8565

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30