Fique por dentro

Campanha da Semana da Água 2017 foi lançada nesta quinta-feira em Porto Alegre

14/09/2017 | ABES-RS

Campanha da Semana da Água 2017 foi lançada nesta quinta-feira em Porto Alegre

A campanha da 24a edição da Semana Interamericana da Água e 17a edição da Semana Estadual da Água, foi lançada nesta quinta-feira (14/9), na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre, com a apresentação das peças que serão usadas durante o evento que, neste ano, irá de 30 de setembro a 7 de outubro.

A Semana da Água é promovida pela Abes-RS – seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – com apoio e parceria de instituições públicas e privadas, e atinge a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, sendo uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e uma referência para o setor em nível internacional.

Em 2017 a temática da Semana da Água é “Água Segura = Vida Saudável - Reservatórios limpos, água protegida”, destacando ações de conscientização sobre a importância da Segurança da Água, especialmente nos cuidados de armazenamento que possam conservar e garantir a potabilidade para o consumo humano. Um dos principais objetivos é a consciência de coletividade, a compreensão de que a responsabilidade pela solução é de todos.

A abertura do evento foi feita pela diretora adjunta de Apoio e Qualificação Profissional da Senge, Nanci Begnini Giugno, representando o diretor-presidente da entidade, Tadeu Rodriguez. Ela destacou o volume de atividades, que chegam a 1.500 em cada edição, como palestras, seminários, trilhas ecológicas, peças de teatro, apresentações de dança, mutirões de limpeza às margens de rios, visita a nascentes, plantio de mudas para a recuperação da mata ciliar, concursos de fotografia, redações, pinturas, oficinas ambientais, programas de rádio e procissões fluviais.

A presidente da Abes-RS, Jussara Kalil, destacou a importância dos cuidados no armazenamento da água, a limpeza das caixas de água e a necessidade de a população compreender que essa atitude em defesa da água deve partir do próprio consumidor. Ela também chamou atenção para a importância de evitar o armazenamento irregular, tanto da água potável quanto da água da chuva.

Também se manifestaram sobre o tema, o diretor-adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Rafael Zaneti, o diretor de operações da Corsan, Eduardo Carvalho, e a secretária estadual do Ambiente a Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, representando o governador José Ivo Sartori. Todos destacaram a importância da temática e a importância de esclarecer a população sobre o uso correto da água.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30