Fique por dentro

Lançamento Semana da Água

31/07/2017 | ABES-RS

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (31), em Porto Alegre, o tema que vai guiar as discussões da 24ª Semana Interamericana e 17ª Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento vai girar em torno dos cuidados com armazenamento do líquido em prédios, condomínios e residências.
Conforme a vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RS (Abes-RS), entidade responsável pela coordenação das atividades, Jussara Kalil Pires, o tema é recorrente nas discussões sobre saúde pública:
— Diante disso, levaremos informações da importância da limpeza adequada dessas caixas d'água com mais ênfase — disse, lembrando que esse trabalho já é bastante difundido pelas companhias de distribuição e órgãos da saúde e meio ambiente.

Jussara reforça que é fundamental que seja feita uma higienização anual das caixas tomando cuidado para que os produtos químicos utilizados sejam devidamente removidos. Com essas medidas, evita-se contaminação por agentes patológicos e químicos. Outro aspecto que reforça a importância dessa abordagem são os casos de armazenamento irregular, tanto de água potável quanto da chuva. Além da contaminação, essa água ainda pode servir para proliferar vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Diante desses problemas, o slogan escolhido para a semana foi "Água segura = vida saudável - Reservatórios limpos, água protegida". As ações ocorrem entre 30 de setembro e 7 de outubro e contam com mais de 1,4 mil atividades. Segundo a coordenadora da Semana da Água no RS, Maria Lourdes da Cunha Wolff, mais de 800 instituições participarão da discussão, que terá palestras e intervenções artísticas. A programação completa da Semana será disponibilizada a partir da segunda quinzena de agosto.


https://www.youtube.com/watch?v=v5PSR4uTrqw
VÍDEO COM JUSSARA (Correio d Povo)


http://www.sema.rs.gov.br/sema-prestigia-lancamento-semana-estadual-da-agua

Sema prestigia lançamento da Semana Estadual da Água
Publicação:


A secretária em exercício do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Maria Patrícia Möllmann representou hoje (31) o governador José Ivo Sartori no evento de lançamento da temática da XXIV Semana Interamericana e XVII Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul a ser realizada de 30 de setembro a 7 de outubro de 2017. O lançamento do evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) dará início às ações de organização desta mobilização em defesa da água.
O tema da Edição de 2017 contemplará ações de conscientização sobre a importância da Segurança da Água, especialmente nos cuidados de armazenamento que possam conservar e garantir sua potabilidade para o consumo humano, promovendo uma vida com mais saúde.
A Semana da Água no Rio Grande do Sul é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e tem reconhecimento internacional. É um período de encontro, reflexão e avaliação, destinado a lembrar a importância da água para o desenvolvimento econômico e social, e a incentivar a cooperação das pessoas no sentido de tornar sustentável o planeta Terra.
Durante o evento serão realizadas em todo o Estado atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais.
O lançamento aconteceu na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30