Fique por dentro

ABES – RS: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética - RS realiza sua 11ª Reunião

07/07/2017 | ABES-RS

No dia 7 de Julho de 2017 realizou-se nas dependências da Associação dos Funcionários do SEMAE, em São Leopoldo, a 11ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, órgão da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária que tem por objetivo promover debates e aprofundar questões relacionadas ao assunto com empresas e profissionais que atuam no saneamento do Rio Grande do Sul.
“A Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética do Rio Grande do Sul consolida-se como referência nacional, agregando desta vez, além de diversas empresas municipais e a estadual, também profissionais e Agências Reguladoras”, disse Ricardo Röver Machado, Coordenador da Câmara Técnica e que também coordena a Câmara Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES.
Em auditório lotado, participaram diversos profissionais do DMAE, CORSAN, SEMAE, COMUSA, DAE Livramento, Águas de Ivoti, AGERGS e Consórcio Pró-Sinos, além de profissionais e empresas que atuam na área de gestão de perdas de água.
O Engº Everson Gardel de Melo (SEMAE) trouxe dois casos onde a modelagem de sistemas com EPANET aplicados aos sistemas de Esteio (CORSAN) e São Leopoldo (SEMAE) trouxeram significativos resultados. O Engº Antônio Accorsi apresentou o Programa de Eficiência Operacional e Energética da CORSAN, trazendo diversos casos onde modificações em elementos da infraestrutura resultaram em impressionante redução de custos operacionais principalmente relacionados aos custos de energia elétrica.
Nesta reunião, além da definição de assuntos a abordar nas próximas reuniões e cursos necessários, ficou definida a seguinte formação da Coordenação Executiva: Ricardo Röver Machado (Corsan) – Coordenador; Rosane Radünz Coimbra (DMAE) – Coordenadora Adjunta; Ilson Behling (Corsan) – Secretário Executivo; Everson Gardel de Melo (SEMAE) – Secretário Gestão de Perdas; Antônio Accorsi – Secretário Eficiência Energética.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30