Fique por dentro

Semana da Água do RS encerra com a participação de mais de 1,4 mil crianças

21/10/2019 | ABES-RS

Os 3 melhores Projetos das escolas de Farroupilha, participantes da COM-VIDA, recebem Prêmio ofertado pela TRAMONTINA.

Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS – ABES RS, com o apoio da Corsan e a Prefeitura de Farroupilha, através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Turismo e Cultura, bem como Saúde, a campanha deste ano da Semana da Água do RS destacou o tema: Água Segura = Vida Saudável – Para onde vai seu esgoto.

A programação ocorreu durante todo o dia no Centro Municipal de Eventos Mário Bianchi e contou com a participação de cerca de 1,4 mil crianças das escolas municipais da região, bem como autoridades e convidados.

O Encerramento da XXVI Semana Interamericana e XIX Semana Estadual da Água do RS - 2019 foi marcado pela exposição presencial dos projetos desenvolvidos por 14 escolas participantes da COM-VIDA (uma comissão dentro das instituições de ensino que realizam ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo a integração entre a escola e a comunidade) culminando com premiação dos 3 melhores projetos apresentados e selecionados pela comissão julgadora. Também ocorreram 2 shows do músico Beto Hermann (M e T) que fizeram a garotada cantar, pular e dançar ao som de músicas como “Planetinha Água”, de sua autoria, e que também contaram com a presença do ator Rogério Hoch, interagindo com Beto nas canções, na narração de pequenas historinhas e nas brincadeiras com a plateia.

O Banco da Família se fez presente ofertando balões e guloseimas para as crianças e fez uma apresentação sobre sua linha especial de crédito, específico para famílias de baixa renda que querem investir no saneamento básico de suas moradias.

O evento contou com o apoio de empresas como a Tramontina, Grendene, Trombini, Vinícola Cappelletti, Silvestrin Frutas, Ferragem Debiasi, Carrer Alimentos e Banco da Família, através da doação de alimentos: frutas, bicoitos recheados, embutidos e suco de uva, bem como pirulitos, pipocas e balões. Também participaram como apoio na confecção de camisetas e joguinhos educativos de papel cartão, que foram distribuídos para as crianças.

A empresa Tramontina premiou com produtos e utensílios de cozinha as três escolas municipais que apresentaram os 3 melhores Planos de Ações ambientais sustentáveis, já implementados, que buscam a consciência ambiental dos alunos e da comunidade. Cada escola recebeu um espaço onde pode montar e apresentar seu projeto para a comissão julgadora composta por: Dra. Alpha da Rosa Teixeira, engenheira química sanitarista e Coordenadora de Gestão Ambiental do Lions Clube Região Sul, Sr. Tiago Ilha, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Farroupilha e Diretor de Relações Internacionais da Associação Nacional dos Órgãos de Meio Ambiente (ANAMMA), Sra. Maria de Lourdes da Cunha Wolff, jornalista do Dmae e Coordenadora da Semana da Água do RS, Sr. Patrício Hoyos, Chefe da Vigilância em Saúde da 5ª CRS e Sra. Jéssica Borsoi, da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha, membro da coordenação da Com-Vida.

Foram vencedoras as escolas: Ângelo Venzon Neto, em primeiro lugar; Padre Vicente Bertoni, em segundo e Ilza Molina Martins, em terceiro lugar.

Participaram do concurso as escolas:

  1. Centro de Atendimento Integral Teotônio Vilela
  2. EMEF Sen. Teotônio Vilela
  3. EMEF Angelo Venzon Neto
  4. EMEF Ilza Molina
  5. EMEF Angelo Chiele
  6. EMEF Oscar Berthorldo
  7. EMEF João Grendene
  8. EMEF Presidente Dutra
  9. EMEF Zelinda Rodolfo Pessin
  10. Centro de Atendimento Integral Odete Zanfeliz
  11. EMEF N. Senhora de Caravaggio
  12. EMEF Carlos Paese
  13. EMEF Maria Bez Chiele
  14. EMEF Padre Vicente Bertoni

Para o secretário de Meio Ambiente de Farroupilha, Tiago Ilha, o evento teve um retorno extremamente positivo junto aos estudantes. “Quando envolvemos os alunos para discutir temas importantes ao meio ambiente, temos a certeza do envolvimento de todos na preservação ambiental, e de uma cidade que pensa no futuro”, destacou o secretário.

Jussara Kalil, Presidente da Abes-RS, elogiou a organização do evento e destacou a satisfação de ver tantos estudantes das escolas de Farroupilha mobilizados. “Uma das principais justificativas que levaram a Abes a instituir a Semana da Água do RS foi, justamente, a necessidade de promover a conscientização e mobilização dos jovens para a proteção das águas e do ambiente, pois só teremos um mundo mais saudável e sustentável se forem realizadas ações como esta, com uma grande participação dos estudantes e da comunidade”, ressaltou Jussara.

O representante do CEVS, Patrício Hoyos, elogiou a demonstração de domínio das crianças sobre os assuntos tratados, bem como a seriedade e o comprometimento com o qual elas defenderam seus projetos no momento das apresentações. A comissão julgadora foi unânime em concordar com esse fato, pois os alunos demonstraram muita independência na execução dos projetos, apropriando-se dos mesmos como se fossem verdadeiros donos das ações realizadas. “Todas as escolas participantes estão de parabéns pelos excelentes trabalhos desenvolvidos e foi muito difícil selecionar só 3 escolas. Optamos por escolher aquelas que contaram com a participação de alunos de uma faixa etária menor mas que demonstraram maior diversidade de ações já implementadas, maior interação com a comunidade e com atividades que já inserem conceitos de sustentabilidade econômica para a continuidade dos projetos”, concluiu Patrício.

Participaram da solenidade, o Vice-Prefeito de Farroupilha, Sr. Pedro Evori Pedrozo; a Primeira-Dama e deputada estadual, Sra. Francis Somensi; o Diretor de Expansão, Julio Eloi Hofer, representando a Corsan; a coordenadora da assessoria de educação ambiental da SEMA, Lilian Maiara Zenker, representando a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS; o Chefe da Vigilância em Saúde da 5ª CRS - Caxias do Sul, Patrício Hoyos, representando o Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS; Adelaide Kefler Ramos representando a Emater/RS e o Comitê Taquari-Antas; a Dra. Alpha da Rosa Teixeira, Coordenadora Ambiental do Lions Clube da Região Sul; a Coordenadora Nacional e Coordenadora do Meio Ambiente da BPW Brasil e América Latina, responsável pelo Projeto Embaixadoras da Água, Yara Blochtein; a Coordenadora da Semana da Água, Maria de Lourdes Wolff, a Presidente da Abes-RS - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul, Jussara Kalil Pires, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Tiago Ilha, a Secretária Municipal de Educação, Elaine Giuliato, entre outras autoridades.

A dedicada equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Farroupilha, com o apoio da coordenação da Semana da Água do RS, conseguiu realizar um evento muito participativo que justificou todo o esforço realizado e marcou de forma definitiva a Edição de 2019, deixando uma mensagem de esperança de que um ambiente melhor é possível.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30