Fique por dentro

Abes-RS alerta para importância do descarte correto de resíduos no combate ao mosquito Aedes aegypti

04/04/2016 | ABES-RS

Falta de saneamento básico é um dos principais causadores dos focos do mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya

Entre as diversas medidas preventivas ao combate de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o descarte de resíduos tem merecido destaque, por maus exemplos flagrados pela imprensa e pela sociedade. Para a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) a origem central dos problemas está na falta, ou precariedade, do saneamento básico seja em tratamento de esgoto, abastecimento de água, resíduos sólidos ou drenagem de águas pluviais.

A expansão das cidades nos últimos 30 anos, concentrando mais de 160 milhões de pessoas nos centros urbanos, exige ações preventivas para a falta de estrutura. Sem uma coleta correta de resíduos e o aumento do descarte irregular de produtos por parte da população, as cidades fornecem ambientes propícios para o Aedes aegypti se reproduzir.

- A dengue era algo muito distante, mesmo que o problema viesse sendo alertado desde 2001 pelas organizações mundiais. Precisamos mostrar para a população que as ações do seu cotidiano influenciam sim. É o depósito irregular do vizinho, o lixo descartado no terreno do lado ou um vaso de planta com água parada - afirma a vice-presidente da Abes-RS, Jussara Pires.

Jussara destaca, no entanto, a responsabilidade dos gestores públicos em elaborarem e colocar em prática os planos municipais de saneamento.

- A Abes-RS entende fundamental o planejamento das ações em saneamento básico e a correta implementação dos planos. Bons serviços de saneamento geram condições adequadas para um efetivo trabalho de educação de médio e longo prazo. De uma população que tenha acesso regular à água potável e à coleta de resíduos sólidos é possível esperar a vigilância aos possíveis focos de mosquito em suas casas e ambientes de trabalho e estudo - completou.

Para Jussara, o alerta em relação à dengue e ao Zika Vírus deve servir para se trabalhar com mais afinco na promoção de cidades mais justas em que todos tenham acesso ao ambiente saneado.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30