Fique por dentro

SITEL é exemplo no tratamento de resíduos originários de grande indústrias

28/03/2016 | ABES-RS

Surgida em 1983, unidade atendendo as rigorosas exigências ambientais das empresas instaladas no Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo

Uma das grandes conquistas obtidas pela Corsan ao longo de seus 50 anos de atuação é a Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos (SITEL), cujo objetivo é gerenciar e executar a prestação de serviços de tratamento de resíduos (líquidos e sólidos) industriais, utilizando a infraestrutura implantada nos sistemas localizados no Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo, e no Complexo Industrial da General Motors do Brasil, em Gravataí.

Surgida em 1983, a SITEL garante a qualidade na prestação de seus serviços, tendo sua gestão reconhecida com a certificação ISO 14001 (gestão ambiental) e avaliações positivas nos programas de Qualidade do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e do Programa Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Suas unidades operacionais possuem equipamentos automatizados e controlados por sistemas supervisórios, buscando confiabilidade operacional.

O Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos, situado no Polo Petroquímico, em Triunfo, é composto por unidades operacionais complexas, incluindo processos físico-químicos e biológicos, bem como polimento final. Uma moderna instrumentação acompanha todo o tratamento realizado pela SITEL. Informações contínuas sobre todos os parâmetros importantes do processo são enviadas à sala de comando. O sistema também é monitorado por laboratórios que realizam um controle de qualidade de efluentes nas indústrias, nas diversas etapas do tratamento e dos cursos d’água da região.

Coordenadora do projeto de implantação do sistema no Polo Petroquímico do Sul, entre 1980 e 1982, superintendente da SITEL entre 1986 e 1993, e com relevante atuação como secretária-geral do Comitê da Qualidade da Abes, a engenheira química Ellen Martha Pritsch, aponta que a unidade oferece soluções ambientais relevantes para indústrias tão importantes ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Lembrando do desafio de implantar o tratamento de efluentes há mais de 30 anos, ressalta que muitos não acreditavam ser possível tratar com eficiência os resíduos do Polo, mas, hoje, a qualidade do serviço está plenamente comprovada. - E muito disso se deve as competentes equipes que montaram e desenvolveram o projeto ao longo de todo este tempo – salienta.

Ao longo dos últimos anos, o SITEL vem recebendo constantes melhorias operacionais e modernização dos serviços, atendendo as rigorosas exigências ambientais das indústrias do Polo, além de integrar o planejamento estratégico da Companhia, conforme ressalta o superintendente Rogério Santiago. A alta qualidade do tratamento de efluentes líquidos também é destacada por ele.

A Abes-RS trabalha em prol do desenvolvimento na área de saneamento ambiental e se orgulha dos feitos realizados pela Corsan até hoje prestando sua homenagem aos 50 anos de história, que são comemorados neste 28 de março.

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30