Fique por dentro

ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA

02/10/2019 | ABES-RS

ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA
O evento, que conta com ação educativa nas escolas, ocorre em dois dias, 4 e 5 de outubro, no Parque Assis Brasil e na Rua Coberta.
Com patrocínio da Corsan e realização Abes-RS, Esteio recebe dias 4 e 5 de outubro uma edição especial do Festival Boas Ideias. O evento terá abertura oficial e espetáculos artísticos de estudantes no Auditório do prédio da Administração do Parque Assis Brasil na sexta, a partir das 13h30min, e na Rua Coberta, sábado pela manhã a partir das 9h30min. A iniciativa marca a abertura oficial da XXVI Semana Interamericana e XIX Semana Estadual da Água do RS, organizada pela ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária). O Festival conta com a parceria do Consórcio Pró-Sinos e da Prefeitura de Esteio.
As atividades do Festival tiveram início com uma ação educativa realizada pela APOENA, uma organização que atua na promoção dos ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da plataforma 2030 da ONU. Em encontros antecipados, os alunos da Escola Municipal Oswaldo Aranha, monitores do projeto e professores, com apoio do Departamento de Educação Ambiental da SMMA, estão preparando uma participação dos estudantes em torno do tema da água nas atividades do Festival.
No palco, o Boas Ideias também vai mostrar projetos artísticos de caráter socioambiental, como o Som na Lata, do CFTV – Centro de Formação Teresa Verzeri – da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, de Esteio, e o projeto Água Viva Em Cena, da Escola Municipal Santa Marta, de São Leopoldo, vencedor do prêmio Ciclo Verde Lanxess.
O Consórcio Pró-Sinos, através do projeto Educação Ambiental Itinerante, irá expor um painel e materiais educativos sobre os serviços de saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos) com atuação do Boneco Sineco.
Compõem também da programação o espetáculo Poetas Vivos e o grupo de dança Original Dancer, dos jovens da Casa do Hip Hop. A SMMA levará ainda os bonecos mascotes Recicleiton e Seletícia, além de jogos e uma exposição. Haverá também uma apresentação especial do projeto H2OJE, da Corsan.
OBJETIVOS DA SEMANA DA ÁGUA
Na Edição deste ano, o principal objetivo da Semana Interamericana e da Semana Estadual da Água é conscientizar à comunidade para o tema: Água segura = Vida saudável. Para onde vai o seu esgoto? , que abordará a importância do esgotamento sanitário e seu tratamento, seja a partir de redes coletoras, seja pelo seu direcionamento a fossas sépticas. A Semana da Água é uma das maiores ações de mobilização da sociedade gaúcha e brasileira em defesa da água, sendo vista em nível internacional como referência, modelo e exemplo de proteção da água.
A Semana acontece com atividades realizadas na maioria dos municípios do Estado, com abertura em Esteio e encerramento oficial no dia 11, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha.
Mais informações em http://www.abes-rs.org.br // f/abesr.oficial

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL BOAS IDEIAS / ESTEIO RS
Dia 04/10 – das 13h30min às 16h30
Local: Auditório da Administração do Parque Assis Brasil (entrada pelo Portão 7)
- Solenidade de abertura da Semana Interamericana da Água e da Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul
- Apresentação do projeto H2OJE
- Apresentação do Estande do Consórcio Pró-Sinos
- Apresentação do Grupo SOM NA LATA
- Apresentação do Projeto Educativo da APOENA
- Apresentação do grupo Água Viva em Cena
- Encerramento

Dia 05/10 – das 9h30min às 12h30min
- Abertura das atividades na Rua Coberta
- Apresentação do Consórcio Pró-Sinos
- Apresentação do grupo Água Viva em Cena
- Apresentação do espetáculo Poetas Vivos
- Apresentação do grupo Original Dancer
- Participação especial dos bonecos Recicleiton e Seletícia, dos jogos e exposição do Departamento de Educação Ambiental da SMMA

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Vitor Ortiz / Fone 51 99603.8565
vitor.ortiz.cultura@gmail.com
Produção: Voz Cultura e Cia de Produção
Coordenação Semana da Água do RS / (51) 99359-1741

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30